10 de mai de 2014


[Resenha] O Mar de Monstros - Rick Riordan



Ficha Técnica

Título: O Mar de Monstros
Título Original: The Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-9807-844-1
Páginas: 285
Ano: 2009
Tradutor: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca

13
O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.

Resenha

O ano de Percy começou até muito calmo, para quem teve o último ano bem agitado. Mas essa calmaria tem tempo certo para acabar. Depois de um jogo de queimado (baleado) de arrepiar, Percy recebe a visita inesperada de Annabeth. A garota traz péssimas notícias: o Acampamento Meio-Sangue, as suas fronteiras mágicas, foram envenenadas e era necessário um antídoto para acabar com a ação do veneno. Além disso, Grover, seu amigo sátiro, sumiu e eles precisam encontrá-lo.

Ao chegar no Acampamento, Percy percebe que muita coisa foi modificada. Para começar, o diretor de atividades do acampamento não é mais Quíron. Tântalo foi colocada em seu lugar e de cara manda Clarisse, filha de Ares, para uma missão. 

As fronteiras mágicas estavam falhando a árvore de Thalia estava morrendo. Alguém a envenenara. P.55
Somos apresentados a novos personagens e um especial chamou a atenção dos fãs e ganhou admiradores. Tyson, amigo de Percy em sua escola, se revela um cíclope e irmão de Percy. Na verdade é meio-irmão, filho de Poseidon e no inicio isso desagradou um pouco o protagonista. Jackson não queria ser alvo de piadas por ter um meio-irmão cíclope. Ao longo da obra, Percy vai aceitando e gostando de Tyson.

Mesmo que a missão não tenha sido direcionada a Annabeth, Percy e Tyson, os três saíram em busca de um objeto mágico (Velocino de Ouro) para curar a árvore de Thalia. Aventura dos jovens pelo Mar de Monstros, onde qualquer pessoa que já foi jamais voltou. Está situado no Triângulo das Bemurdas. 

E quem reaparece? Ele mesmo, Luke. E comandado pelo desejo de guerra ao Olimpo, quer o Velocino de Ouro para restaurar a forma física de Cronos, onde os pedaços estão num sarcófago dourado. 

Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro, O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás, Mas sem esperança dirás, minha vida em pedra enterro, Sem amigos falharás e, voando só, retornarás. P.241
E Cronos está retornando. Ele vai destruir o Monte Olimpo! P.258
Ainda com o mesmo ritmo que o primeiro livro da série, O Mar de Monstros é a preparação para grandes acontecimentos dos próximos três livros. Nele há o começo de uma aventura mais perigosa e mais difícil para Percy e seus amigos. Ainda com a mesma escrita leve e descontraída, Rick Riordan nos presenteia com  uma história com mais riqueza de detalhes e uma aventura eletrizante.

Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Infelizmente não gostei do livro e nem do filme, achei muito sem graça, mas essa é a minha opinião, pois sei que tem muita, mas muita gente mesmo que ama o livro e o filme.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Auri
    Dessa série só li O ladrão de raios e gostei muito. Pretendo continuar a ler os próximos volumes, pois gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. <3 amor eterno amooooo os livros *-* Amo os livros e os filmes <3
    Eu simplesmente amei esse livro... é acho que sua resenha ficou ótima...
    Ja estou lendo os outros livros do autor Os Heróis do Olimpo estou no começo é ja estou amando...

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma série bem agitada, e gostei de saber que Percy tem um irmão. Esses deuses são fogosos.
    Pretendo ler toda essa série, preciso parar de enrolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de enrolar mesmo! A segunda série do Percy chega ao fim já esse ano. E a série egípcia já acabou e já vem por aí a baseada nos deuses nórdicos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações