31 de mai de 2014


[Resenha] O Último Olimpiano - Rick Riordan

Ficha Técnica

Título: O Último Olimpiano
Título Original: The Last Olympian
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-9807-890-8
Páginas: 383
Ano: 2010
Tradutor: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
13
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?

Resenha

E chega ao final a série Percy Jackson e os Olimpianos. O último livro, de uma série de cinco, não deixou a "peteca cair" e deixou os leitores ávidos por mais aventuras mitológicas. Os meios-sangues, praticamente, passaram - depois do episódio da batalha do Labirinto - o tempo se preparando para a guerra contra os titãs. Cronos está mais poderoso, o seu exército também e sua fúria aumenta a cada vez que um semideus se une a causa de destruí-lo.

O Senhor do Tempo decide então se dirigir para Nova York, onde o Monte Olimpo está situado e a sua segurança e vigilância estão bem precárias. Os poderosos deuses estão vulneráveis. Quase inacreditável, que os deuses imponentes do Olimpo, agora tenham que depender de seus filhos semideuses para fazer a segurança do Monte Olimpo.

Como nos livros anteriores, Percy não consegue ter um ano tranquilo. Realmente aquela primeira página de O Ladrão de Raios faz todo o sentido! A vida de um semideus é perigosa e rodeada de desafios. O no caso de Percy isso é ainda agravado por ele ser filho de um dos três grandes. E nesse último livro, o garoto precisa ter maturidade, tranquilidade e discernimento para tomar as suas decisões. Afinal, existe uma profecia que o assombra.
Um meio-sangue, dos deuses antigos filho, Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos, Num sono sem fim o mundo estará, E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará, Uma escolha seus dias vai encerrar, O Olimpo preservar ou arrasar.
Ou seja, além de uma batalha dura e com chances de vitória minímas, Percy luta também contra o próprio destino. O medo de que a profecia esteja revelando as suas ações. E essa questão dá um tom mais sério, mais dramático e interessante ao quinto livro.

Mais uma vez citarei Luke e como Rick Riordan conseguiu criar um dos personagens mais complexos e fortes de toda a série. Bem verdade que suas passagens não são tão longas, mas não tiro a sua importância e destaque na série. Até porque o garoto é discípulo de Cronos! É o escolhido para abrigar o titã, ele não é "pouca coisa".

Vamos parar pensar: Luke, um semideus como outro qualquer, decide se rebelar contra o Olimpo - principalmente - pela falta de reconhecimento e atenção dos deuses. Trazendo para a nossa realidade, poderia ser uma alusão a tantas crianças que sofrem com essa ausência paterna ou materna, a essa falta de referências. Luke, acreditando que poderia se sentir vingado, se opõe e confronta o Olimpo. Mas acredito, que apesar dessa sua decisão, o personagem sempre viveu com uma tristeza, rejeição e frustração, que em sua cabeça poderia ser sanada através de uma destruição do Olimpo.

Felizmente, Rick escreveu outra série ambientada nesse universo dos semideuses "Os Heróis do Olimpo", que conta não só com mitologia grega, mas também com a romana. Inclusive o último livro de "Os Heróis do Olimpo" terá lançamento simultâneo com os EUA! Parabéns a Intrínseca que conseguiu dar esse presente aos fãs de Rick Riordan. O último Olimpiano é mais do que recomendado, a série é mais do que recomendada. E para aqueles que ainda não leram, corram para ler e em seguida peguem a outra série (Os Heróis do Olimpo).
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Oi, Auri
    Estou lendo a série e estou adorando aprender sobre a mitologia grega. Com certeza vou querer ler Os Heróis do Olimpo e conhecer mais um pouco de mitologia.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã desse tipo de leitura, sei que é um livro de sucesso, mas não consigo ler.

    ResponderExcluir
  3. Percy <3
    Eu sou APAIXONADA por essa série! E amei O último olimpiano, mas ele foi um dos que menos gostei na série. Mas isso não o deixa fora dos meus favoritos! Adoro o Percy, ele é muito engraçado, mas senti falta de algumas coisas nesse último livro, quando comparo aos outros.... Sua resenha ficou ótima *-*
    Quero muito ler Os Heróis do Olímpio.

    ResponderExcluir
  4. Nunca pensei que Luke fosse tão forte assim, e sobressaísse tanto assim, até assustei.
    O bom que o autor não se perdeu pelo caminho dos livros, isso é ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei que Luke fosse tão forte assim, e sobressaísse tanto assim, até assustei.
    O bom que o autor não se perdeu pelo caminho dos livros, isso é ótimo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações