15 de ago de 2014


[Resenha] Semideuses e Monstros - Rick Riordan

 

Ficha Técnica

Título: Semideuses e Monstros
Título Original: Demigods and Monsters
Autor: Laini Taylor
ISBN: 978-85-8057-557-6
Páginas: 272
Ano: 2014
Tradutor: Janaína Senna e Rafael Spigel
Editora: Intrínseca
17“Quando fui convidado para editar esta antologia, não soube bem o que pensar. Por que tantos escritores talentosos iriam querer escrever sobre meus livros infanto-juvenis? E mesmo assim, quando li seus textos, fiquei impressionado. Cada um tinha uma perspectiva diferente sobre Percy Jackson — todas fascinantes e intelectualmente instigantes.” - Rick Riordan, na introdução de Semideuses e monstros. A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coleção de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história. Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, em Semideuses e monstros o leitor descobrirá como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo melhor se sairia no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições — o que os torna ainda mais irresistíveis.

Resenha

Como diz a sinopse, engana-se quem acredita que a série Percy Jackson e os Olimpianos inspirou apenas fãs crianças e adolescentes, aqui estou eu né? Fã assumida da série.

SELO BLOG"Semideuses e Monstros" na verdade não é um livro do tio Rick, e sim de outros autores que se debruçaram sobre o mundo de Percy Jackson e nos trazem novas perspectivas das histórias escritas pelo Rick Riordan. São quinze autores que abordam os temas mais diversos desse universo que nos atrai. Resumindo, falam dos deuses, pesando os prós e os contras de tê-los como pais, fala como identificar monstros, como seria fazer parte das Caçadoras de Ártemis, enfim, são vários assuntos mesmo.

Cada autor escolhe um tema e o desenvolve em algumas páginas, então a leitura torna-se muito rápida. A organização do Riordan, nos leva a entender melhor, pois, mesmo cada autor tratando de um tema, parece que o livro é uma única história que vai fluindo. Logo para começar então, Rosemary Clement-Moore nos ensina como reconhecer monstros em um passo-a-passo para iniciantes. Com dicas super importantes para sobreviver e chegar ao acampamento meio-sangue onde poderá viver razoavelmente em paz.

Nos textos seguintes de Cameron Dokey e Paul Collins são abordados os temas que nos fazem refletir: por que tantos monstros trabalham no comércio e o Paul traz um tema um pouco mais profundo: roubar o fogo dos deuses. O tema parece simples, mas ele se aprofunda no assunto de forma que você passa a compreender mais o Percy.

Em seguida somos apresentados ao texto de Ellen Steiber que fala sobre o Sr. D e sua administração do acampamento, porque ele foi escolhido e quais as implicações (sinceramente foi um dos textos que mais gostei). Depois é a vez de Elizabeth M. Rees falar da influência dos deuses em nosso cotidiano, nas coisas mais simples. E por aí vamos nos textos seguintes, isso foi só para vocês terem uma noção de como é o livro. E para citar outro texto que adorei foram os que falam de quais pais e mães a gente escolheria se fosse possível e a análise de Jenny Han nos faz pensar realmente, no meu caso, acho que queria ser filha de Atena, na minha lista de prós e contras de mães e pai, foi quem se saiu menos ruim, kkkkk e vocês, quem escolheriam se pudessem ser semideuses?

Para encerar e se deliciar com o livro, as últimas páginas, trazem o texto de Nigel Rodgers com um glossário com alguns dos mitos gregos, vale a pena conferir, as histórias gregas são fascinantes, tenho certeza de que não irão se arrepender.

Beijos queridos e até a próxima!!!!
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Oi Lay,
    Sou fã do Tio Rick e acho que sempre será assim ^^. Parece ser um encanto o livro né? Amei a ideia, cada autor falar de algo particular, mas que mesmo assim tem um livro com uma história fluida. Quero lê-lo, porque até a lista de compras do Riordan eu leria, imagina um livro que ele organizou <3
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Layane, também sou muito fã da série Percy Jackson. Desde criança, sempre me interesse por mitologia grega e depois que peguei PJO pra ler então, nem se fala... O único que ainda não li da série (sem contar a nova saga, Heróis do Olimpo) é o Último Olimpiano, que inclusive está nas minhas próximas leituras. Esse livro aí parece ser também bem legal, por se tratar deste universo fascinante. Ótima indicação! Abraços... ;)

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Achei super legal a premissa do livro e o fato de ser escrito por vários autores para trazer novas perspectivas do Mundo de Percy! Ainda não li os livros da série, mas sou louca para ler!
    E engana-se piamente quem acha que os livros só atraem crianças e adolescentes. É possível encontrar várias pessoas de diversas faixas etárias que gostam!
    Outro fato interessante é, ao final do livro, ter um glossário com mitos gregos! Gosto bastante!

    ResponderExcluir
  4. Interessante, nunca tinha visto u ouvido falar de m livro assim, mas se foi aprovado pelo Tio Rick , é porque com certeza está ótimo

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse detalhe do livro, deve ser muito legal! Ele é tipo um guia. E algo assim feito por vários autores é de espantar.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de amar mitologia ... nunca li nada de Percy ..mas achei muito interessante a ideia de vários autores escreverem uma história..

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações