7 de set de 2014


[Resenha] Boneca de Ossos - Holly Black



Ficha Técnica

Título: Boneca de Ossos
Título Original: Doll Bones
Autor: Holly Black
ISBN: 978-85-8163-391-6
Páginas: 217
Ano: 2014
Tradutor: Bárbara Menezes
Editora: #Irado (selo da Novo Conceito)
41POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Resenha

Selo-Parceiros-Novo-Conceito42222322Boneca de Ossos é o primeiro livro publicado pelo selo #Irado. Selo este que faz parte da Novo Conceito. Trata-se de um livro infanto-juvenil, que conta a história de três amigos. Poppy, Zach e Alice adoram brincar de faz-de-conta. Um mundo criado pelas crianças onde piratas, ladrões, sereias e guerreiros. Como na vida real, existe alguém que governa esse mundo. A Grande Rainha, uma boneca feita de ossos que mora em uma cristaleira, é quem governa. A Rainha não gosta de ser contrariada e joga maldições em todos aqueles que a contrariam.

Os amigos criaram essa brincadeira e esta os mantêm juntos e distantes dos problemas que cada um possui. Poppy tem pais ausentes, que não se importam com o bem-estar da garota e nem de seus irmãos. Alice é controlada pela avô, que praticamente não deixa a menina fazer nada. As vezes a garota sente inveja da "liberdade" de Poppy. Zach, o único menino, mora com sua mãe e até pouco tempo o seu pai voltou para casa como se nada tivesse acontecido.

As responsabilidades dos amigos crescem e mudam ao longo dos anos e parece que nem todos querem continuar com a brincadeira. Zach é pressionado pelo pai a largar a brincadeira e se dedicar ao basquete. Além do pai dele ter feito a besteira de jogar fora os bonecos que faziam parte da brincadeira e que eram controlados pelo garoto. O menino abandona a brincadeira e não conta as garotas porque tomou essa decisão. 

A partir disso, Poppy começa a ter sonhos com a Rainha. Nos sonhos (chamaria de pesadelos), a Rainha aparece na figura de uma menininha que não foi enterrada em seu túmulo e que só conseguirá descansar no momento que isso acontecer. Ou seja, ela queria, praticamente delegou, que Poppy assumisse a responsabilidade de enterrar a boneca em seu túmulo vazio. A garota conta os sonhos para Alice e Zach, propondo que eles saiam para uma última aventura, no intuito de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno.

Boneca de Ossos, de Holly Black, é livro único e foi premiado como "melhor livro para adolescentes". Entretanto, ao decorrer da leitura a historia não me pareceu destinada aos adolescentes e sim a crianças de no máximo 14 anos. Contudo, acho a leitura válida para qualquer idade. Exaltando os valores de companheirismo e amizade, Holly Black criou um universo com muita ação, uma pitada de terror e até um pouco de drama (nada exagerado). Conta com ilustrações de Eliza Wheeler ao longo do livro. Black conseguiu me cativar com sua escrita e enredo leve. Já tinha lido "As Crônicas de Spiderwick" e a autora não me decepcionou em Boneca de Ossos, apesar de histórias diferentes. O selo #Irado começou com pé direito! 
Enquanto Zach a encarava, tentando descobrir se estava imaginando coisas, os cílios dela tremularam uma vez, como se tivessem sido agitados por uma brisa impossível. Pág. 18
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Oi Auri,
    Apesar de ser destinado a adolescentes, eu amei a escrita da autora e a história, sem mencionar a diagramação linda do selo irado.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso desse livro urgentemente!!!! Adorei a resenha, beijos!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Auri!

    Ai, eu adoro a Holly Black desde o dia que li o conto dela em "Zumbis x Unicórnios". Tô muito ansiosa para ler "Boneca de Ossos", mesmo sendo infanto-juvenil. Já folheei o livro uma vez e achei a diagramação a coisa mais linda!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem :)

    Achei a história interessante e parece ser divertida tb, adorei a resenha bjuss ^^

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Auri!
    Li o livro e confesso que me diverti muito com as peripécias dos protagonistas, se contar que a edição da NC foi um show a parte, talvez por ser o primeiro da #Irado.
    O bom dos livros infanto juvenis é que não ficamos tensos ao ler, conseguimos nos divertir muito e é uma delícia.
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Auri como gosto de livros infanto-juvenis creio que amaria ler esse livro, ainda mais em um mundo em que a fantasia governa.

    ResponderExcluir
  7. Oii Auri , tudo bem ?
    Então, fiquei encantada com a capa de Boneca de ossos, sabe quando você bate o olho e fala "Eu quero esse livro porque a capa é linda" ? Foi bem assim comigo !
    Não sou muito de ler infanto-juvenil, mas o livro me chamou a atenção por um detalhe: ele mostra (ao meu ver) como deixar o lado criança pra um lado mais responsável!
    Não li nada ainda do sele Irado, e espero que esse seja o primeiro !!
    Ah, nem precisa dizer que adorei a resenha né? ..
    Mil beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a capa deste livro e comprei ele por ela rs,
    mas ainda não li, pois não sabia que ele era para um publico mais jovem.
    Mas pela sua resenha mesmo sendo para jovens, parece ser um livro muito bem escrito, quem sabe uma hora me empolgo e o leio, ja que esta aqui do meu lado rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Esse livro é muito lindo!! Quero muito ler!!!
    Adoro livros com essa temática e o gênero me agrada bastante! Preciso comprar urgente!

    ResponderExcluir
  10. Ah, achei muito forte para crianças, tá mais para adolescentes mesmo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações