30 de out de 2014


[Resenha] O Sangue do Olimpo - Rick Riordan

 

Ficha Técnica

Título: O Sangue do Olimpo
Título Original: The Blood of Olympus
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-8057-595-8
Páginas: 432
Ano: 2014
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
17No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta mais fortes do que nunca , e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.

Resenha

SELO BLOGE com o lançamento de O Sangue do Olimpo no último dia 07 de outubro, Rick Riordan encerrar sua segunda série de Percy Jackson. Para quem não sabe, o Rick escreveu a Série Percy Jackson e Os Olimpianos, composta pelos livros O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, pelos títulos deu para perceber que a temática gira em torno da mitologia grega. Depois ele escreveu a Série As Crônicas dos Kane, com os livros A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente, que abordam a mitologia egípcia. Mas, antes mesmo de terminar AS Crônicas dos Kane, Rick começou Os Heróis do Olimpo, onde mescla a mitologia grega e romana, que como sabemos, é muito parecida. Essa série é composta pelos livros O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena e A Casa de Hades.

Como esse é o encerramento da série, se vocês não leram os livros anteriores cuidado, pois essa resenha pode conter spoilers. Assim como em A Casa de Hades, quando basicamente tínhamos duas equipes na narrativa do livro o mesmo vemos aqui. Enquanto Nico, Reyna e o treinador Hedge (o sátiro) levam a Atena Partenos para o Acampamento Meio-Sangue Percy, Annabeth, Jason, Piper, Hazel, Frank e Leo seguem rumo à Atenas no Argo II.
- (...) Temos que buscar a paz. A menos que consigamos unir gregos e romanos, os deuses não serão curados. A menos que os deuses sejam curados, não há como matar os gigantes, E a menos que matemos os gigantes...
- Gaia vai despertar - completou Connor. Fim de jogo.
Pág. 119
Também como os outros livros da série, a narrativa continua alternada, e aqui a história é contata sob os pontos de vista de Reyna, Nico, Leo, Jason e Piper.

Reyna  precisa entregar a Atena Partenos no Acampamento Meio-Sangue, afinal, a estátua grega foi roubada por semideuses romanos a muito tempo, o que só aumentou a rivalidade entre gregos e romanos. O treinador tem motivos pessoais para voltar ao acampamento. Mas como transportar uma estátua de aproximadamente doze metros sem serem vistos? Por esse motivo Nico foi com eles, para que pudessem viajar pelas sombras. Essa viagem só pode ser feita à noite, em saltos não muito longos, e isso está sugando muito das energias de Nico.
Pelos deuses de Roma. Se aquilo era apenas uma parte da dor de Nico... como ele conseguia suportar?
Pág. 47
A gente sabe que Nico não tem muitos amigos e não é de conversar muito, mas nessa viagem com Reyna e o treinador passamos a conhecê-lo ainda mais. Eu disse na resenha de A Casa de Hades que ele e Leo havia me conquistado, mas aqui me rendi totalmente à eles. Quando Nico e Reyna passam a trabalhar juntos para conseguir chegar ao acampamento, percebemos quão complexos são esses dois personagens.

Do outro lado, temos os sete semideuses da profecia a caminho de Atenas, mas até chegarem lá, muitas águas vão rolar. Como a gente sabe, o cheiro dos semideuses atrai os monstros, então sete deles em um único lugar e a caminho das terras antigas é ainda pior. Até porque, além da complicação natural da situação, temos os monstros que estão a serviço de Gaia para impedir que todos os sete sobrevivam, porque apenas o sangue de dois deles é necessário para que ela desperte.

Jason, Leo e Piper nos contam essas aventuras, em pequenas missões realizadas ao longo da viagem. Onde em cada momento é exigido de alguns membros da equipe. Continuo dizendo que as cenas de Leo são as melhores. Jason já sabemos ser um líder, mas Piper na minha opinião finalmente engata como uma grande semideusa, mais forte e independente.

A cena ilustrada na capa foi imensamente esperada, afinal indica uma grande batalha (todos os elementos da capa são perfeitamente justificáveis, ao contrário do que vi alguns comentários na rede). Curti demais o desfecho que Riordan deu aos personagens e a série como um todo. Meus personagens queridos então, nem comento como fiquei feliz.

Bem, agora que já escreveu sobre mitologia grega, romana e egípcia, Riordan escreverá sobre a mitologia nórdica e parece que a deixa já está aqui em O Sangue do Olimpo. Você que já leu, percebeu? Quem não leu ainda, quando o fizer fica de olhos hein?

Bem amores, é isso. Até a próxima!!!
      
A nova série do Rick Riordan deve ser lançada em 2015
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Rick não para!!
    Eu gosto do tema mitológico e não me assusta o tamanho da série, se eu tivesse a oportunidade, leria tudo com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa série, parece ser ótima, curto muito mitologia, estou bastante interessada em ler todos os livros.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvir falar muito dessa série, e muito bem! Parece ser boa mesmo. Mas, eu não me interesso muito por mitologia, por isso nunca me interessei em ler. Mas quem curte mitologia com certeza é uma série sensacional!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei o livro no pré lançamento e quando chegou comecei a ler no mesmo dia, pq eu adoro essa série, adoro mitologia grega, só tava triste pq era o ultimo...rsrs
    e fiquei meio assim vendo que nem Percy nem Annabeth iam narrar a historia, mas acabei me surpreendendo e vendo que mesmo eles nao narrando foi maravilhoso, e concordo tbm que o Nico e a Reyna ganharam meu carinho, principalmente a Reyna que nao tiha muito interesse nela e achava ela meio chatinha, tbm gostei do desfecho que teve e já quero demais conferir essas novas aventuras que o tio Rick está preparando *-*

    ResponderExcluir
  5. Lay não li pois você avisou ter spoiler e sei que esses livros são ótimos pela surpresa na aventura que possui. Não li nenhum até hoje, mas espero logo mudar isso, sei que são ótimos, todos comentam.

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum ainda Lay mas pretendo ler assim que terminar umas outras séries que já leio.
    Gosto muito de mitologia, cultura romana e grega e sei que vou amar cada um dos livros dessa série e subjacentes. Só não iniciei antes devido o tamanho, mas pretendo em breve dar inicio.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações