3 de out de 2014


[Resenha] Os Goonies - James Kahn


Ficha Técnica

Título: Os Goonies
Título Original: The Goonies
Autor: James Kahn
ISBN: 978-85-66636-08-6
Páginas: 240
Ano: 2012
Tradutor: Cecilia Giannetti
Editora: DarkSide® Books
13É verão na pequena cidade costeira de Astoria e os Goonies estão preocupados. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro de Goon Docks para transformá-lo num grande loteamento. É quando Mikey encontra um velho mapa de piratas e os garotos saem à procura do tesouro que poderá salvar suas caras. Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espada, uma passagem subterrânea cheia de armadilhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies. Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse... E foi a sorte deles, porque ia começar o período mais incrível de suas vidas... FAÇA O JURAMENTO. JUNTEM-SE À AVENTURA.

Resenha

darksideHá quase 30 anos, um jovem clássico cinematográfico fora lançado. “Os Goonies”, criado pelo gênio Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner, arrecadou mais de 60 milhões de dólares somente nos Estados Unidos, e desde então, o filme conquistou milhares de fãs ao redor do globo, além de ter agradado também os críticos e de ter virado um queridinho da Sessão da Tarde.

A DarkSide com seu gosto impecável, lançou há um tempo atrás, logo quando estava surgindo no mercado editorial, uma edição limitada e numerada em capa dura de “Os Goonies”, e logicamente que foi sucesso absoluto ao ponto de se esgotar. A versão em brochura estava por aí, com um preço super acessível, porém os fãs queriam a edição especial novamente, e com isso, a editora relançou o livro em comemoração aos trinta anos da obra, que ainda vêm com um mapa do tesouro dentro.


Nós vivemos em uma grande e velha casa branca de madeira de três andares na parte da cidade chamada Docas Goon. [...] Por isso chamamos a nossa turma de os Goonies.
Pág. 13/14
Para quem não conhece o filme, a história de “Os Gonnies” gira em torno de um grupo de amigos que irão se separar, pois a região onde moram foi hipotecada para construir no lugar um campo de golfe. Tristes, mas decididos em curtirem seu último dia juntos, os amigos Mikey, Bocão, Gordo e Dado por intermédio do destino, acabam encontrando um mapa antigo no sótão do primeiro. Com um espírito de aventura sem igual, eles decidem ir atrás das instruções do tal mapa, que aparentemente esconde bem ali próximo da casa deles, um tesouro há muito tempo guardado por um antigo pirata.

Em meio a tudo isso, uma família de vigaristas está a solta, e logicamente que os garotos irão de encontro à eles nesta jornada. Com direito a muita confusão, perigo e aventura, os amigos - tanto os velhos quanto os novos que irão surgir durante o livro - terão que provar a importância da amizade para conseguirem driblar o mal, e os perigos de uma caverna repleta de segredos mortais, para quem sabe assim, salvar suas casas da hipoteca.
Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony,
Para sempre, sem temor.
Pág. 115  
“Os Goonies” foi escrito por James Kahn, o aclamado autor por detrás de alguns dos livros baseados em grandes séries do cinema como “Star Wars” e “Indiana Jones”. O livro é super fiel a adaptação cinematográfica, muito bem escrito e recheado de detalhes, o que faz com que o leitor consiga visualizar muito bem as imagens que o cérebro já registrou há muito tempo, após rever o filme dezenas de vezes. 

Apesar dos capítulos excessivamente longos, “Os Goonies” é uma leitura que flui naturalmente, pois seus personagens são extremamente cativantes, ao ponto do leitor querer participar daquela aventura, e se sentir familiarizado com cada uma daquelas crianças. A humanização delas é o trunfo da obra, que preza mais do que nunca sobre a importância da amizade e o verdadeiro significado de ser uma criança.
E então eu pensei que talvez fosse isso o que eu estava fazendo aqui embaixo o tempo todo - tentando suportar ser uma criança.
Pág. 200 
Para os fãs do filme, tenho certeza que vocês já garantiram sua cópia do livro faz tempo. Para os outros que ainda não conhecem a magia que é ser um Goonie, não perca seu tempo e vá rapidamente garantir seu livro e seu DVD/Blu-Ray. Garanto que não irão se decepcionar.


Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Esse livro é um dos meus sonhos de consumo atuais.
    Sou uma das crianças que cresceu vendo os Goonies e desejando passar com eles por aquela aventura,
    também sou admiradora da editora Dark Side, as diagramações da editora, são incríveis
    é impossível, não querer todos.

    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  2. Já assisti o filme várias vezes ele é ótimo, estou bastante interessada em ter o livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito este livro, mas no momento não posso comprar nem uma bala.
    O filme eu assisti tantas..mas tantas vezes, quando criança que conheço ele de cor rs,
    eu ja coloquei ele para meus filhos rsrs e eles amaram, uma hora consigo comprar, dai sim fico que nem pinto no lixo rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena Neny, e você está de parabéns por colocar seus filhos pra assistir esse filme! =D
      beijos

      Excluir
  4. Esse filme é ótimo, sempre o assisti várias vezes, muitas e repetidas vezes. Não sabia que o livro se tratava da mesma história do filme, estou deslumbrada, agora quero o livro!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme. Tô me sentido um e.t por não conhecer, hahaha.
    Mas vou correr atrás do tempo perdido, assim que puder iriei comprar o livro, porque realmente me interessou bastante! E o que me atrai mais em livro é quando flui naturalmente e cativa, isso faz com que nós, leitores, se sinta muito mais na história né?! Entrou pra minha lista de leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Este livro sim, é um verdadeiro tesouro!!! O filme eu assisti quando era criancinha, na Sessão da Tarde, então depois que este exemplar foi lançado, decidi re-assistir e é uma obra atemporal! Muitas saudades daquela época inesquecível!

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca vi esse filme.. O.o
    vi o trailer ali e agora quero ver o filme e quero o livro tbm...rsrs
    ahh se eu tivesse dinheiro, e esse parece ser mais caro né?!
    parece ser uma edição especial *-*

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações