22 de nov de 2014


[Cinema] Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1


Após tanta espera “A Esperança – Parte 1” chegou aos cinemas brasileiros na quarta-feira (19/11). O lançamento – como Em Chamas – foi antecipado para nós fãs brasileiros, além do feito de maior estreia em nosso país, com mais de 1300 salas exibindo o penúltimo filme da garota em chamas.

O longa já começa com uma Katniss (Jennifer Lawrence) diferente do que conhecemos nos dois primeiros filmes. Visivelmente abalada, transtornada e traumatizada pelos horrores das duas arenas. Katniss, o símbolo da revolução, quem irá emprestar a sua voz para a rebelião, está completamente destroçada. E sempre acompanhada pela pérola que Peeta a presenteou, como um lembrete de que não deve medir esforços para resgatar o rapaz. A atuação de J-Law sempre impecável e arrebatadora, mas a grande surpresa foi Josh Hutcherson que interpreta o nosso querido Peeta.

Josh em Jogos Vorazes teve uma aparição um tanto apagada e não conseguiu ser o Peeta dos livros. Não foi culpa do ator, já que a adaptação cinematográfica do primeiro filme sufocou a personagem Peeta, dando um destaque absurdo a personagem Katniss, Já na adaptação seguinte – Em Chamas – o ator teve mais espaço e conseguiu demonstrar que poderia ser sim o nosso Peeta. Mas foi em A Esperança – Parte 1 que Hutcherson mostrou que a sua escolha para dar vida a Peeta não foi em vão. Nas poucas cenas em que aparece, Josh dá um show de atuação. Parece que estamos lendo o livro de Suzanne Collins.

A ação foi substituída por um discurso político e revolucionário. Mostrando, assim como o livro, como esse discurso precisa ser instruído pelos mecanismos da propaganda, um fator tão importante quanto os combates. Era necessário transformar Katniss também no símbolo da propaganda da rebelião. Assim como Snow transformou/manipulou Peeta para ser o símbolo da propaganda do ditador.
Houve alguns acréscimos no filme, como o que aconteceu a personagem Effie (Elizabeth Banks). Liam Hemsworth (Gale) ganhou mais destaque – apesar de ter sentido falta das discussões entre Gale e Katniss que são tão presentes nos livros. Sam Clafin mostrou um Finnick também abalado, mas não tão presente na adaptação. Philip Seymour Hoffman aparece de forma primorosa apoiando Julianne Moore (Alma Coin, presidente do Distrito 13). Além de Donald Sutherland com a sua atuação sempre impactante.

Só saberemos de fato se o filme foi ótimo e tão marcante quanto Em Chamas, com a sua parte 2. Por enquanto, podemos afirmar que adaptação cinematográfica de A Esperança – Parte 1 vale muito a pena e deve ser assistida. 
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Terceira resenha que vejo do filme e estou ficando chorosa, porque eu PRECISO assisti-lo! Sou completamente apaixonada por The Hunger Games, e pelo que vi sobre a primeira parte de A Esperança, tá incrível. E vou me segurar para não ver a Jennifer Lawrence cantando The Hanging Tree antes de assistir o filme no cinema ♥

    Blog Incantevole
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assisti aos dois filmes anteriores, mas esse vou esperar pela segunda parte.... vou morrer de curiosidade, então melhor esperar. Não li os livros, então os filmes para mim (até agora) foram bons.

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme sabado é super valeu a pena! Eles estão caprichando nos filmes *-* Espero que façam o mesmo com o último e se empenhem mais ainda na produção, pq com certeza os fãs vai amar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii Auri, tudo bom?
    Bem, eu to bem ansiosa pra assistir ao filme, confeso que não tanto quanto estava quando assistir aos dois primeiros, até porque
    na trilogia o último livro foi o que m decepcionou!
    Espero que o diretor tenha feito um trabalho tão bom quanto fez nos primeiros, por ele realmente caprichou ..
    Olha, pra te falar a verdade eu não ligo muito se o Gale apareceu no filme ou não, sei que ele é uns dos personagens
    principais mas ele me irrita! Quanto ao Josh, bem, pra mim ele é o Peeta perfeito <3
    Agora é esperar chegar no cinema dá minha cidade e assistir :)
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  5. Fui pra assistir JV, mas todas as salas estavam lotadas, então preferi uma sala mais quietinha e fui assistir Drácula... não me arrependo. Volto outro dia pra ver JV.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações