21 de dez de 2014


[Resenha] O Melhor de Mim - Nicholas Sparks


Ficha Técnica

Título: O Melhor de Mim
Título Original: The Best of Me
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8041-049-5
Páginas: 270
Ano: 2012
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
16Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Resenha


O Melhor de Mim foi lançado em 2012 pela Editora Arqueiro e relançado em 2014 com a capa do filme, conta a história de um casal que não sofreu pouco para conseguir viver esse amor. Dawson Cole e Amanda Collier, jovens descobrindo a beleza de se estar amando e como esse mesmo amor pode machucar. Machucar muito.

O livro acontece em dois momentos: contando as passagens do presente, com Dawson e Amanda já adultos, e resgatando as memórias do passado quando eram adolescentes e viveram tão intensamente aquele amor.

Dawson é diferente de seus familiares. Nascido em uma família de reputação péssima na cidade, ele nunca conseguiu se encaixar e compactuar com os roubos, trapaças e atitudes maldosas de seus parentes. Uma pessoa maravilhosa, estudiosa e mal compreendida dentro de sua casa.

Amanda é definitivamente uma personagem forte, se não a mais forte desse livro. Nasceu em uma família abastada, onde aparência é tudo (não importa se está em um casamento infeliz) e é uma pessoa completamente diferente de seus pais. Completamente apaixonada por Dawson, passa por uma desilusão amorosa – chamarei assim – na adolescência e nunca tirou o rapaz de seu coração.

Após 25 anos, os dois se reencontram na mesma cidade em que nasceram e se conheceram. A morte de um amigo em comum traz o casal de volta ao cenário de tantas emoções e de tantas palavras não ditas. Amanda está casada há 20 anos, teve 4 filhos e desistiu da profissão que tanto sonhava em seguir, com graves problemas em seu casamento, se vê balançada pela presença de Dawson Cole. Já o seu grande amor, Dawson, é um homem solitário, que vive em casa isolada e trabalha em uma plataforma de petróleo e jamais – em qualquer momento – esqueceu de Amanda e de tudo que viveram e sentiram.

Um romance lindo, de como realmente “o primeiro amor deixa marcas para a vida inteira”. Amanda e Dawson foram separados pela diferença social, pela culpa por algo acidental, por decisões tomadas unilateralmente. Mas, com tudo isso e com todas as dificuldades e ações do tempo, nunca deixaram de se amar. Não deixaram esse sentimento morrer, mesmo que precisassem escondê-lo em alguns momentos. O Melhor de Mim é um livro intenso, carregado de emoção e de momentos difíceis. Mais do que recomendado! E confiram a adaptação cinematográfica e a sua trilha sonora que estão muito boas. 
(...) o fato de ela ser uma Collier e ele ser um Cole não parecia fazer a menos diferença para Amanda.
Pág.19
Comentários
4
Compartilhe

4 comentários:

  1. Eu sou traumatizado com esse autor; já li alguns livros dele e nada funcionou para mim. Então, só de ver o nome dele, acho que já não leria =/
    A premissa do livro é até interessante, principalmente pelo rapaz ser bem diferente de sua família, mas não sei se o desenvolvimento dado pelo autor iria me agradar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei tensa agora. O livro parece trazer muitos sentimentos intensos, tanto dos personagens quanto os nossos. E mesmo eles sendo de "origem" familiar diferente, o amor deles é lindo. Quero ler, mas soube que é super triste, estou na dúvida, eu gosto de chorar, mas não tanto com livros '-'.
    Abraços Auri,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Owwwn estou louca para ler. Ate pq lançou o filme e eu ainda nao pude assistir pq prefiro ler primeiro :3 Fiz um natal com duas amigas minhas da faculdade e uma delas me presenteou com este livro (mera pressao para que eu leia logo kkkk) pela resenha, acho que vou amar *o*

    ResponderExcluir
  4. Se tratando de Nicholas Sparks, já preparo os lenços antes de começar a ler, mas , dessa vez ( pela primeira vez), não me interessei por um livro dele. A história não me cativou, nem mesmo com sua ótima resenha consegui me interessar. A premissa inicial se assemelha a Romeu e Julieta ( mesmo que eu saiba ser um história totalmente diferente), muito provavelmente o final também vai ser diferente, mas ainda sim, não irei ler ( não por agora, pelo menos).

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações