27 de dez de 2014


Retrospectiva Literária 2014 - Tácio

E mais um ano está chegando ao fim. Novas parcerias aconteceram, novas colunas surgiram e com isso muitos livros foram lidos. Comparando 2013 e 2014 em quantidade de livros lidos, houve uma pequena diferença, provavelmente pelos 3 meses que não pude ler 1 livro se quer. Ano passado foram 88 livros, e neste ano até hoje foram 76, sendo dois deles releituras.

Vamos então dar uma analisada neles, incluindo os melhores, os que surpreenderam, os nem tão bom assim, etc.

Começarei com alguns livros que não causaram muito impacto. “O Enigma das Estrelas” não marcou muito, sua escrita é confusa, muitos personagens que não são trabalhados e um enredo o tanto quanto decepcionante. “Fragmenta-Me”, um livro adicional da série “Liberta-Me” também deixou a desejar, principalmente se comparado ao outro livro complementar “Destrua-Me”. “O Diário de Demi Lovato” foi uma grande decepção também.

O_ENIGMA_DAS_ESTRELAS_1389670667B.pngFRAGMENTAME_1400613932B.pngO_DIARIO_DE_DEMI_LOVATO_1410558634B.png


Neste ano iniciei algumas séries que me conquistaram de vez. Tem de tudo um pouco: ficção, steampunk, ação, aventura e romance. “A Maldição do Tigre” e seus exemplares subsequentes são um destes livros. Outros exemplos são as séries que agrupam “Maze Runner”, “Brilho” e “Leviatã”. Algumas dessas séries já foram completas e a resenha de todos seus livros já estão aqui, algumas outras apesar de completas eu ainda não tive tempo de ler, e também há o caso das séries que faltam serem finalizadas.

A_MALDICAO_DO_TIGRE_1316269744B.pngCORRER_OU_MORRER_1370218970B.png

BRILHO__1382108905B.pngLEVIATA_A_MISSAO_SECRETA_1407346956B.png

Ainda falando em séries, existem aqueles livros que são continuações de obras que eu iniciei em anos anteriores. Nesta lista entra “Prodigy” e “Champion”, continuações de “Legend”, “The Walking Dead: A Queda do Governador - Parte 1”, “A Escolha” e “O Bicho-da-Seda”. Esses livros mostraram ser tão bons quantos seus antecessores, e não decepcionaram ao conseguirem entregar ao leitor a qualidade inquestionável que era esperado deles.


PRODIGY_1374692019B.pngCHAMPION_1409237704B.pngA_QUEDA_DO_GOVERNADOR__PARTE_UM_1386100919B.pngA_ESCOLHA_1391716774B.pngO_BICHODASEDA_1414076112B.png

Vamos agora para os Tops, os Mais, os Melhores, os Sucessos do Ano!!! Muitos livros bons foram lidos e se eu colocasse todos aqui, ficaria uma lista imensa. Separei então alguns que ao olhar na lista dos livros que li, me trouxeram boas memórias.

Os 13 Porquês” foi o primeiro livro que li em 2014 e sem dúvidas é uma obra maravilhosa que consegue gerar uma boa reflexão, principalmente nos adolescentes. “A Menina Que Roubava Livros”, que já é um clássico contemporâneo, é outro livro que me fez refletir bastante. Demorei muito para lê-lo, mas nem por isso perdi a chance de ser conquistado. “O Que Me Faz Pular” tem uma escrita distinta e um tema muito delicado, porém traz em suas páginas uma beleza fora do comum. “Ser Feliz é Assim” é uma comédia romântica que me conquistou, seus personagens são cativantes e seu enredo é de se apaixonar, para os fãs do gênero é uma leitura obrigatória. Clarice Freire encantou o Brasil com o seu lindo e poético “Pó de Lua”, e logicamente que me conquistou junto. A simpatia da autora vai além das páginas, e foi um prazer poder conhecê-la pessoalmente. “365 Dias Extraordinários”é uma obra complementar de um dos livros que já se tornou um dos meu favoritos, e assim como “Extraordinário” sua capacidade de tocar o leitor, com o perdão do trocadilho, é simplesmente extraordinária. “Serial Killers: Made In Brazil” é um livro para os fortes e sua qualidade é inquestionável, tenho a certeza que não esquecerei jamais do que li em suas páginas… marcou e conseguiu gerar vários questionamentos e debates. E para fechar, uma das obras que foi eleita como melhor do ano: “Mentirosos”. Apesar de sua escrita ser bem básica e sua história ser contada de uma forma bem “normal”, este livro escrito pela premiada autora E. Lockhart consegue surpreender, e só em pensar na virada de jogo de sua narrativa, dá vontade de relê-lo.

OS_13_PORQUES_1370299464B.pngA_MENINA_QUE_ROUBAVA_LIVROS_1399859946B.pngO_QUE_ME_FAZ_PULAR_1395152789B.pngSER_FELIZ__ASSIM_1406744567B.pngPO_DE_LUA__1404843105B.png

365_DIAS_EXTRAORDINARIOS_1409692629B.pngARQUIVOS_SERIAL_KILLERS_MADE_IN_BRAZIL_1409685987B.pngMENTIROSOS_1410223052B.png

Então, com essa lista, gostaria de agradecer as editoras que nos proporcionam estas incríveis leituras. Estão todas de parabéns, pois suas publicações rechearam meu ano. Espero que em 2015 eu possa me deparar com novas leituras que me agradem e que consigam me marcar de alguma forma. Desejo para mim, e para vocês também, novos e ótimos livros. Mas principalmente tempo, para podermos diminuir aquela lista imensa de “comprados mas nunca lidos” que só faz aumentar!

Feliz Ano Novo pessoal e até ano que vêm.
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Olá, Tácio.
    Pelo visto seu ano foi cheio de leituras maravilhosas.
    Boa parte das séries que você começou eu também quero ler. Delas eu já comecei a ler apenas The Walking Dead, que é ótimo, por sinal.
    A Menina que Roubava Livros é uma das minhas obras favoritas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,
      Já terminou "The Walking Dead"? Gostei de todos os livros, mas o 3 tem acontecimentos bem especiais. haha

      Excluir
  2. Mentirosos é perfeito *-*, mas o fim me matou de vez. Fora ele, não li mais nenhum da lista. Mas quero ler Maze, Tigre, Serial killers, os 13 porquês <3 e a trilogia legend. Deu vontade de reler em mim também mentirosos.
    Abraços Tácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final realmente é bem inesperado. haha
      Pode ler os outros, são muito bons!
      Abraços

      Excluir
  3. Da sua lista eu so li Correr ou morrer (ja terminei a trilogia inicial e gostei muito) e li A escolha :3 sem comentarios, pq eu amo muito essa saga.
    Esta na minha meta de 2015 Legend e Estilhaça-me!! parecem maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Amei essa retrospectiva, pois foi um ano de muitos conhecimentos de novos livros e novos autores e tudo isso por causa de blogs que incentivam a nossa leitura. Que em 2015 possamos conhecer e ler bem mais livros que em 2014.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tácio!
    Dos livros da sua lista, só li A Menina Que Roubava Livros =O
    Mas quero muito ler Extraordinário e Os 13 Porque, tenho que parar de adiar essas leituras! Vamos ver se no #ReadingChallenge eu consigo colocar alguns na lista de leitura do ano que vem =)
    Li muitas resenhas boas sobre o Pó de Lua, estou curiosa mas tô evitando até ler resenhas, minha lista já está enooorme! Hahaha
    Bjos,

    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Para tudo e vai ler Extraordinário. Você não vai se arrepender e vai se apaixonar.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações