26 de jan de 2015


[Além das Páginas] Ser Feliz é Assim


Eleito por mim como um dos melhores livros de 2014, “Ser Feliz é Assim” da Jennifer E. Smith e publicado pela Galera Record, é uma daquelas leituras gostosas e com personagens carismáticos. Por isso o escolhi para ser o Além das Páginas deste mês, o primeiro de 2015.

Para quem não leu o livro e não sabe da história, posso dizer que as locações da obra são as mínimas possíveis, sendo mais exato: duas. A primeira delas é a cidade onde Ellie mora, e a segunda é uma cidadezinha próxima desta primeira.

Apesar do livro citar cidades como Nova York e Los Angeles, por fazerem parte do núcleo cinematográfico de Graham, nenhuma das duas de fato são importantes para o enredo. Sabendo disso, vamos conferir um pouco mais sobre Henley e Kennebunkport.



Henley, Maine
Em “Ser Feliz é Assim”, Ellie diz que sua cidade, Henley, fica no estado do Maine, um local descrito como pequeno e situado em uma região portuária. O Maine é um dos 50 estados norte-americanos, localizado na ponta superior direita do país, sendo assim considerado o ponto mais oriental dos Estados Unidos.
A população costumava ser tão flutuante quanto o ritmo das marés. Ao longo de todo o inverno, os moradores permanentes perambulavam pelas lojas vazias, tentando ficar sempre bem juntinhos uns dos outros para se protegerem da friagem trazida pelo mar.
Pág. 28
Por ficar perto do mar, Henley é mais frequentada durante o verão e muito conhecida por sua culinária com frutos do mar e artesanato feito de conchas. Porém, o estado do Maine é coberto por 90% de florestas, sendo assim grande produtor e distribuidor de madeira.

Agora um fato curioso, e ao mesmo tempo decepcionante: eu não encontrei a cidade de Henley em minha pesquisa. Consegui descobrir duas cidades com este mesmo nome nos Estados Unidos, sendo uma no Texas e outra no Missouri, porém nenhuma no Maine, o que nos dá duas opções: 1) eu pesquisei muito mal e não encontrei nada sobre a cidade ou 2) Henley é uma cidade fictícia criada pela autora, baseada na cultura REAL do Maine.

Independente disto, separei fotos de uma cidade chamada Camden, também no Maine, que foi apontada como um possível local de gravações caso o livro vire um filme. Camden retrata fielmente tudo narrado por Jennifer em sua obra, e caso Henley realmente exista, de certo modo ela deve se parecer assim:





Kennebunkport, Maine
Após esse momento de verdade versus ficção, venho com boas novas: a próxima cidade existe e encontrei relatos dela. No livro Kennebunkport fica poucas horas de distância de Henley, sendo uma região praiana muito famosa por abrigar mansões e casas de praia de famílias ricas. Ellie e Graham vão até Kennebunkport em um barco, podendo aproveitar toda a visão costeira de uma cidade até a outra.

Uma pesquisa feita em 2010, apontou que Kennebunkport tinha menos de 3,5 mil habitantes, e por ser uma vila de pescadores, a cidade se mantêm através da pesca, galerias de arte, restaurantes (principalmente servindo lagosta) e do dinheiro vindo da elite que frequenta a região durante o verão.





E aí? Vocês já leram o livro? Já tivera a oportunidade de visitar algum lugar do Maine? Caso ainda não, gostariam?
Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Amei o post, amei as fotos e me deu uma vontade imensa de ler o livro, eu tenho ele, só que ainda não peguei para ler, espero gostar dele como você gostou.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Camila!
      Para tudo e vai ler o livro, é muito muito bom!
      Beijão

      Excluir
  2. Nossa, que lugar lindo! Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber como é o livro. Caso vire filme, seria maravilhoso gravar neste lugar haha,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, quero morar em uma dessas cidades! Lindas!
    Se meu coração disparou quando tanta paisagem linda.
    Não li o livro (ainda) mas está em minha lista de leitura, vou ver se compro ou consigo trocar... já havia colocado em meus desejados, acho que foi devido sua resenha. Creio você ser o culpado de mais um livro nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, culpado com prazer neste caso! O livro é muito bom, tomara que goste!

      Excluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, agora depois de ver essas fotos e ler esse post fiquei ainda mais animada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conhecia o livro, mas adorei a resenha, ri com as suas decepções e adorei as fotos. Foi pra lista de futuras leituras ;)

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro ainda mas me encantei com essas fotos, as cidades parecem ser muito bonitas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tácio. Tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas tenho interesse na leitura, pois a premissa da obra é bem interessante.
    E, olhando para as fotos do provável lugar de gravação do filme, dá ainda mais vontade de desbravar a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Não li não.

    Mas fiquei com vontade de fazer uma visita sim... rsrs

    O livro possui imagens??

    As imagens que você postou são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiane, o livro nao tem imagens não! =]
      Mas as fotos deste post são das cidades que a autora utiliza no livro.

      Excluir
  9. Confesso que também fiquei bem decepcionada com essa hipótese de Henley não existir realmente quando estava pesquisando sobre ela pra escrever um post sobre esse livro ): A Jennifer descreve o lugar de um jeito tão maravilhoso que dá vontade de ir passar as férias de verão lá! Enfim, vamos nos contentar com Kennebunkport. Aliás, e se Kennebunkport e Henley forem o mesmo lugar (deduzi isso pelas lagostas ;p)?
    Livrofilia,Calmomila

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações