30 de jan de 2015


[Resenha] A Promessa do Tigre - Colleen Houck


Ficha Técnica

Título: A Promessa do Tigre
Título Original: Tiger’s Promise
Autor: Colleen Houck
ISBN: 978-85-8041-301-4
Páginas: 128
Ano: 2014
Tradutor: Carolina Alfaro
Editora: Arqueiro
16Medo. Esperança. Dúvidas. Antes da maldição, uma promessa. Mais de 300 anos antes de Kelsey Hayes surgir na vida de Ren e Kishan, uma jovem cruzou o caminho dos príncipes. Seu amor por um deles mudou o curso da história e o destino da família Rajaram. Criada longe dos olhos da corte, isolada do convívio no castelo, Yesubai luta para suportar os maus-tratos do pai e manter em segredo suas habilidades mágicas. Lokesh é um poderoso e cruel feiticeiro que foi capaz de assassinar a própria esposa porque ela lhe deu uma filha em vez de um filho. Ao completar 16 anos, Yesubai é surpreendida por um anúncio do rei. Procurando fortalecer suas relações diplomáticas, o nobre acredita que um casamento entre a filha de Lokesh, comandante de seu exército, e um pretendente de algum dos reinos vizinhos será uma boa estratégia para diminuir os conflitos na região. A jovem recebe a notícia com alegria. Pela primeira vez ela enxerga um fio de esperança, a perspectiva de escapar do controle do pai e de levar uma vida fora do confinamento de seus aposentos. Mas esses não são os planos do feiticeiro. Ele vê no iminente casamento de Yesubai uma oportunidade de conseguir ainda mais poder e não poupará esforços para atingir seus objetivos sombrios. 'A promessa do tigre' conta a origem da história dos príncipes Ren e Kishan e os acontecimentos que levaram às aventuras da aclamada série 'A maldição do tigre'.

Resenha


Essa resenha pode ter spoiler, pois faz parte da série “A Maldição do Tigre”.

Após pedidos incessantes por parte de seus fãs, a autora Colleen Houck os presenteia com este pequeno romance que faz parte do universo literário da série “A Maldição do Tigre”. Neste livro, que antecede as ações dos quatro volumes anteriormente publicados por Houck, iremos reencontrar personagens já conhecidos dos leitores, porém sob uma nova perspectiva. 

Arqueiro_parceria522Yesubai é a bela e encantadora jovem que roubou os corações dos irmãos tigres. Conhecemos um pouco de sua história previamente, inclusive algumas revelações de suma importância para o enredo da saga. Para quem não sabe, Yesubai é a filha de Lokesh, um homem amargo e poderoso sedento por poder, capaz de fazer de tudo para alcançá-lo. Inclusive por em risco a vida de sua família e sendo o responsável pelas desgraças futuras de Ren e Kishan.
Por mais que eu tentasse impedir que desabrochasse em meu coração uma esperança de que a oferta do rei viesse a se concretizar, isso aconteceu. Mesmo os homens mais vis presentes na festa eram melhores alternativas do que continuar com meu pai.
Pág. 35
Em “A Promessa do Tigre”, vamos ser apresentados a uma rápida narrativa sobre a infância de Yesubai, desde seu nascimento até se tornar uma adolescente. Para quem já leu a série, não é novidade alguma que Lokesh é um homem malvado e foi responsável por causar muita dor a sua própria filha, porém neste livro detalhes serão revelados que antes nos eram desconhecidos.

Mas nem tudo é tristeza. Houck continua compartilhando de sua escrita detalhista e rica com direito a suas referências indianas e místicas para construir sua obra. Logicamente que o romance não poderia ficar de lado, e apesar de brando e rápido, é bastante interessante poder dar uma bisbilhotada no casto e sincero romance entre Yesubai e Kishan.

Os capítulos são narrados pelo ponto de vista de Yesubai, o que possibilita o leitor de mergulhar em uma narrativa distinta, já que anteriormente só tivemos a oportunidade de conhecermos a história dos irmãos tigres sob o olhar de Kelsey, que pelo fato da história se passar 300 anos antes, não aparece neste conto.
– Governar um reino não é ter poder – disse ele com desprezo, me olhando com ar de superioridade. – Este é o verdadeiro poder. Então puxou uma corrente que levava no pescoço e me mostrou um amuleto quebrado preso à extremidade.
– O que é isso? – perguntei.
– Chama-se Amuleto de Damon.
Pág. 68
Apesar de Kelsey não estar na história, muitos outros personagens já conhecidos pelo público dão uma pontinha no livro. Além de Yesubai, Lokesh e Kishan, o leitor será capaz de encontrar, mesmo que rapidamente, a participação de Ren, senhor Kadam e Deschen, a mãe dos príncipes.

O livro em si é bem curtinho podendo ser lido rapidamente. A capa da obra segue o padrão das anteriores, com uma referência a cultura indiana e mantendo a utilização de uma camada laminada que dá brilho a capa.

Nas últimas páginas, logo após o conto terminar, o leitor irá encontrar a sinopse de cada um dos quatro livros publicados por Colleen Houck e que fazem parte da saga de “O Mistério do Tigre”. Além disto, existe um Guia de Leitura que é composto por 20 perguntas, aparentemente feita por leitores para serem respondidas por Houck, porém não há resposta alguma. Seria isto um erro de impressão?
O medalhão. Estava pendurado no pescoço dele e tive certeza absoluta de que era o que meu pai procurava. O medo frio se infiltrou em meu corpo, deixando minha pele febril completamente gelada. Envolvi minha cintura nos braços com força. O que eu iria fazer? Se meu pai soubesse que este jovem levava no peito o objeto que ele tanto queria, o mataria. Ou me obrigaria a fazer isso. De qualquer forma, os lindos olhos dourados de Kishan ficariam fechados para sempre. Seu calor seria substituído pelo frio de uma sepultura. Estremeci.
Pág. 80
No mais, “A Promessa do Tigre” apesar do seu tamanho e da rapidez que acontecem as ações finais do livro, é uma obra consistente e gostosa de ler. As personagens comprovam mais uma vez serem bem escritas, e a narrativa da autora é impecável como sempre. Acredito que este talvez não seja o final desta saga, e que no futuro há grandes chances de nos depararmos com outro conto igual a este. Caso eu esteja errado, os fãs já têm em suas mãos aventura e romance de sobra.
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Tenho vontade de ler essa série principalmente por causa das referências à cultura indiana, pois tenho muita curiosidade sobre ela.
    O livro, por ser curto, deve promover uma leitura rápida e interessante. Exatamente da forma que eu adoro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Li essa série e foi muito boa, gostei bastante. Só não li esse livro, e vai ser bom ver sobre o senhor Kadam, gostei muito dele e tudo o que fez, muito altruísta. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Algumas capas são lindas, mas essa é meio esquisita. Apesar dos ótimos comentários, ainda não li a série. Fiquei tentada a comprar a coleção na Bienal, mas me controlei... quero ler, mas não com desespero e afinco. E me desanimou ter lido um spoiler infeliz sobre o final =(

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da série, as pessoas falam muito bem dela, mas confesso que ainda não me senti fisgada pelo enredo, quem sabe eu venha a dar uma chance aos livros.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da série A Maldição do Tigre ela parece ser ótima, curto muito aventura, esse livro também vai pra meta de leitura de 2015.

    ResponderExcluir
  6. Até hoje só li o primeiro livro da série e confesso que não achei muito bom por causa da Kelsey, ela é muito irritante! Deste livro em questão eu acho que gostaria mais por não ter ela rs e saber a origem da história é legal também.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade a respeito dessa saga, já vi tanta gente elogiando, mas também tanta gente que não gosta, tenho curiosidade pela leitura.
    Adoro os livros complementares das sagas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a série.
    Apesar de gostar de tudo um pouco.

    Minhas leituras terminam se resumindo a livros de teologia, filosofia, ciências da saúde, e estudos da dança... Sempre coloco estes, como prioridade. Algumas leituras por obrigação, devido os estudos, mas a maioria por opção.

    Não leio muito outros gêneros por falta de tempo e também por falta de livros.

    Mas a série aqui citada, me pareceu interessante e gostosinha de ler.
    Quem sabe um dia eu consiga ler toda a série! ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações