6 de fev de 2015


[Resenha] Para Onde Ela Foi - Gayle Forman


Ficha Técnica

Título: Para Onde Ela Foi
Título Original: Where She Went
Autor: Gayle Forman
ISBN: 978-85-8163-567-5
Páginas: 239
Ano: 2014
Tradutor: Santiago Nazarian
Editora: Novo Conceito
41Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Resenha

Selo-Parceiros-Novo-Conceito42222322
“Para Onde Ela Foi” é a continuação do mais novo queridinho literário, na categoria romance, em terras brasileiras: “Se Eu Ficar”. Adapatado recentemente para os cinemas, arrecadando mais de 50 milhões de dólares somente nos EUA, o filme ajudou ao já então best seller, a se consolidar em outros mercados literários, incluindo o do nosso país. Atualmente, “Se Eu Ficar” é um dos livros mais acessados no Skoob, e no exato momento é o segundo livro mais desejado na Saraiva.com.

saraiva mais vendidos.png


Nesta continuação, iremos acompanhar os eventos três anos após o acidente trágico que mudou a vida de Mia para sempre. Diferentemente do livro anterior, os capítulos aqui são narrados pela visão de Adam, mais uma vez em uma narrativa que intercala o presente com o passado, possibilitando o leitor entender o que aconteceu no espaço de tempo entre o primeiro e o segundo livro.

Logo no início da obra, iremos descobrir que Adam e a sua banda, Shooting Star, alcançaram fama internacional, vendendo milhares de cds e conquistando diversos prêmios dentro do cenário musical. Enquanto isso, Mia foi para Nova York estudar música na Juilliard, e desde então nunca mais falara com Adam, pondo um fim ao relacionamento dos dois.
Ela partiu para Juilliard no dia seguinte ao Dia do Trabalho. Eu a levei até o aeroporto. Ela me beijou ao se despedir e me disse que me amava mais do que a vida em si. Então partiu. Mia nunca mais voltou.
Pág. 43
Seguindo caminhos distintos, mas ambos ainda dentro do meio musical, iremos acompanhar principalmente as frustrações que cercam a vida de Adam, muitas delas proveniente da fama que agora faz parte do seu cotidiano, mas também algumas outras manias e mágoas que surgiram principalmente com o inexplicável fim de seu relacionamento com Mia, tudo isso logo após os fatídicos fatos de “Se Eu Ficar”.

Porém, em um daqueles dias onde tudo parece dar errado, Adam acaba indo parar em uma apresentação de Mia, e pela primeira vez após três anos, os dois irão se reencontrar. Com muito a se dizer, e ao mesmo tempo com o medo existente de abrir feridas antigas, os dois ex-namorados irão viver uma pequena aventura que durará 24 horas pelas ruas de Nova York, e talvez assim, ambos encontrarão a paz que seus corações precisam.
Ela se foi há um tempo, enquanto fico tentando entender a ambiguidade que ela deixou em mim. Porque imaginei muitas coisas nos últimos três anos. A maioria delas, versões de algum tipo de Grande Engano, um mal-entendido enorme, e muitas das minhas fantasias envolvem as formas com quais Mia me perde perdão. Desculpas por retribuir meu amor com a crueldade do seu silêncio. Por agir como se dois anos da vida – aqueles dois anos da nossa vida – não significassem nada.
Pág. 91
“Se Eu Ficar” é um daqueles livros que terminam no ápice, e o leitor fica ávido para ter em suas mãos a continuação. O papel de “Para Onde Ela Foi” seria explicar o que acontece exatamente após o inquietante final do primeiro livro, porém a autora, Gayle Forman, decide dar uma reviravolta em sua história, desconstruindo tudo que foi feito anteriormente, para praticamente iniciar uma obra totalmente independente da anterior.

Com a narração a cargo de Adam, as lacunas vão sendo preenchidas, e vamos acompanhando fatos das personagens principais até então desconhecidos, e assim, aos poucos, conectando os dois livros através desta escrita gostosa e que realmente serve para por os pontos nos i’s, e principalmente fechar o ciclo, que até então estava incompleto.
Quem quer que diga que o passado não está morto voltou no tempo. É o futuro que já está morto, já acabado. Essa coisa toda foi um engano. Não vai me deixar rebobinar. Ou desfazer os erros que cometi. Ou as promessas que fiz. Ou tê-la de volta. Ou ter a mim mesmo de volta.
Pág. 124
Na resenha de “Se Eu Ficar”, eu disse que o livro não era sobre um casal, mas sim sobre o amor de uma família, porém em “Para Onde Ela Foi” tudo gira em torno do amor entre duas pessoas: as dores, as perdas, as conquistas, os desejos, os erros, os acertos… Iremos acompanhar tudo isso através deste romance repleto de drama, que é a vida de Adam e Mia, e mais uma vez, mergulhados em uma história regada a muita música.

Eu realmente gostei de ler “Para Onde Ela Foi”. O livro tem passagens bem bonitas, uma narração que não cansa e uma história agridoce, que garantirá ao leitor um mix de sentimentos ao lê-lo. Ao final do livro, ainda temos a chance de conferir o primeiro capítulo do mais novo romance da autora a ser lançado pela Novo Conceito, intitulado “Apenas um Dia”.

Felizmente, só tenho uma coisa a reclamar de “Para Onde Ela Foi”… Essa capa não me agradou, ainda mais se comparada a obra prima que é a capa de “Se Eu Ficar”. Desejaria com todas minhas forças, que a editora tivesse lançado essa versão abaixo, que casa muito melhor com a do volume anterior. Infelizmente, vai ter que ficar para próxima.

Se Eu Ficar - Gayle Forman.jpgWhere She Went.jpg

              Capa nacional de “Se Eu Ficar” e uma das capas internacionais de “Para Onde Ela Foi”.






Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Eu amei o primeiro livro Se Eu Ficar, estou super ansiosa para conferi essa continuação Para Onde Ela Foi, parece ser ótimo também

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tácio. Tudo bem?
    A princípio eu até tinha interesse em ler Se eu ficar e essa continuação, mas depois de algumas críticas negativas, de pegar alguns spoilers, eu desisti da leitura. Até acho que seria difícil a obra me agradar.
    De toda forma, a sua resenha ficou ótima e fico feliz que a obra tenha te agradado. E concordo com você quanto a capa, realmente não está muito bonita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Sou louco para ler esta duologia
    Amei o filme, e fico animado por saber que você gostou do segundo livro
    Sinal de que ele não foi decepcionante haaha

    ResponderExcluir
  4. menina do céu, quando li se eu ficar quase dormi, mas esse me prendeu de uma forma mais que especial! Adam é bem melhor narrador que Mia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tácio.

    Eu gostei mais da leitura de Pra onde ela foi de que Se eu ficar. Realmente esse livro gira em torno do amor deles. Na verdade eu queria mais um livro pra saber como a vida deles ficaram. Ainda não li Apenas um dia da Gayle, mas li ótimas resenhas. Espero em breve poder ler mais obras da autora.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse, fique com muuuuuita vontade de ler... e decidir não prosseguir com a leitura da resenha por conta de possíveis spoilers..

    ResponderExcluir
  7. Hey, Tácioo!!!
    Quero bastante ler os dois livros, porque ainda não li nem o primeiro.
    Acho que fiquei um pouco frustrada com o filme e então quero que o livro seja melhor (e me falaram que é).
    Adorei a resenha e adorei o Adam .. simples assim!
    :) :)

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum desses dos livros e também não vi o filme. Já me deram alguns spoilers não requisitados, mas mesmo assim continuo com vontade de fazer a leitura. Creio que vou gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações