6 de mar de 2015


[Resenha] Dia 21 - Kass Morgan


Ficha Técnica

Título: Dia 21
Título Original: Day 21
Autor: Kass Morgan
ISBN: 978-85-01-05281-0
Páginas: 287
Ano: 2014
Tradutor: Rodrigo Abreu
Editora: Galera Junior
12
Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.

Resenha

Essa resenha pode ter spoiler por fazer parte da série The 100. 

Logo após os eventos finais de “The 100: Os Escolhidos”, encontramos os cem jovens enviados à Terra vinte um dias após terem pousado em solo terrestre, com a missão de possivelmente recolonizar o planeta após um acidente nuclear. Porém, episódios estranhos começarão a acontecer no acampamento em que se encontram.

Selo-Parceiros-Galera JuniorO primeiro deles ocorreu no final do livro anterior, onde Octavia, a irmã de Bellamy, foi raptada por um grupo de terráqueos até então desconhecido pelos cem. O segundo acontecimento estranho é o súbito adoecimento em massa de alguns dos meninos, que apresentam sintomas muito parecidos com os dos afetados pela radiação. E para fechar este ciclo de surpresas, uma jovem terráquea é capturada e feita de refém, enquanto os cem brigam entre sí para decidir o que fazer com ela.
– Ei, há quanto tempo estamos aqui? [...]
– Pouco mais de três semanas. – Ele parou, calculando de cabeça. – Acho que completamos três semanas ontem.
– O dia 21 – falou Clarke em voz baixa, mais para si mesma do que para ele.
Pág. 79
É muito difícil falar mais da sinopse além do que eu acabei de dizer sem contar muito das surpresas do livro. São muitos personagens, incluindo novatos, que irão ser os responsavéis por nos apresentar diferentes visões de todo o processo de colonização da Terra. Na verdade, existe um narrador onipresente, que fica com o cargo de nos contar as histórias que acontecem com Clarke, Wells e Bellamy em terra, e de Glass, que ainda está no espaço tentando sobreviver a uma crise de falta de oxigênio.

Com essa mobilidade na narrativa, o leitor acaba conhecendo bastante destas personagens que volta e meia se esbarram e compartilham da mesma ação. Outro ponto bastante característico da narração é o recurso de flashback. As vezes iremos nos deparar com uma fonte diferente - indicando à volta ao passado -, onde o narrador irá nos contar sobre acontecimentos de extrema importância na vida destas personagens, fatos estes que de certo modo ajudaram a moldar cada um deles… para o bem ou para o mal.
Esperança cresceu dentro dela, preenchendo as rachaduras de seu coração partido, e ela soube que não poderia aguentar que algo levasse aquela esperança embora. Não ainda. Não até ela descobrir definitivamente o que tinha acontecido aos Colonos.
Pág. 196
É complicado se apagar a um personagem quando a cada capítulo estamos acompanhando um diferente, porém, a autora Kass Morgan consegue construir uma estória bastante costurada, de fácil entretenimento e com direito a algumas surpresas. O que gostei mais, foi notar que todas as personagens tem um passado duvidoso, mostrando que neste jogo de ‘colonizar o novo planeta’, não existe certo ou errado ao se tratar de sobrevivência.

Para quem ainda não sabe, estes livros serviram de inspiração para a série televisiva “The 100” (2014-) do canal norte americano CW, o mesmo responsável por dar vida à “The Vampire Diaries” (2009-), “Arrow” (2012-) e “The Flash” (2014-). No elenco estão Eliza Taylor e Bob Morley, nos papéis de Clarke e Bellamy respectivamente, além de Isaiah Washington (Grey’s Anatomy) e Henry Ian Cusick (Scandal). A série é realmente baseada no livro, porém entre as duas obras, pode-se notar diferenças gritantes nos acontecimentos.
Mas, obviamente, aquela não era uma opção de verdade. Não nascemos apenas para nós mesmos. Wells não podia abandonar os outros depois do horror daquele dia. Precisava voltar… para confortar aqueles que não conseguiam dormir. Para conter aqueles cujos sentimentos de pesar e medo pudessem se transformar numa necessidade de vingança.
Pág. 216
“Dia 21” é uma continuação sólida para a série “The 100”. Morgan mantém a atmosfera de ficção e suspense que construiu no volume anterior, e tenta ao máximo trabalhar suas personagens. Além disso podemos contar com essa bela capa, que é muito mais bonita do que a norte americana baseada na série de TV. Agora resta esperar o lançamento nacional de “Homecoming” - lançado em Fevereiro nos EUA -, terceiro volume da série. 

 
                                        Capas americanas de “Day 21” e “Homecoming” 

Trailer da Série:




Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Não conhecia nem a série nem os livros.. A sinopse não me chamou atenção em nada. A resenha me deixou curiosa, mas quando vi o trailer pensei: quero acompanhar essa série.. tanto em livro como em televisão. Principalmente televisão.

    ResponderExcluir
  2. Os livros estão na minha lista, mas ainda não sabia da série. Tô louca para ler os livros e agora já quero acompanhar a série também. Certeza que vou ficar viciada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a acompanhar a série por conta de uma recomendação que me fizeram, antes de saber dos livros. No início não botei muita fé, mas a série vem melhorando a cada episódio! As capas americanas estão maravilhosas, eu adorei!

    ResponderExcluir
  4. Eu abandonei aserie de tv The 100 no começo, Bellamy me dava tanta raiva e tudo parecia encaminhar para aqueles triangulos amorosos cansativos que a CW adora. Tenho curiosidade em ler o livro mas credo o Bellamy continua vivo espero que o do livro seja pelo menos um personagem mais facil de acreditar nas suas motivaçoes.

    ResponderExcluir
  5. Li o primeiro livro e, sinceramente, não foi tudo que eu imaginava. Alguns personagens não cativaram, não teve ação e bem, só o final me deixou instigado. Agora quero conferir esse para ver se a série melhora e se eu vou prosseguir acompanhando.
    Não imaginava que o flashback iria continuar. O que vimos no primeiro livro já era o suficiente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. eu estou em frenesie com essa serie, ontem eu assisti o episodio 15 da 2 tempo. e estou loca pra chagar semana que vem e ver o ep. 16. Essa serie é fantástica, e pra quem ainda esta no inicio pode continuar pq vcs terão muitas surpresas, pra quem já assistiu o ep. 15 fiquem a vontade para se juntarem a mim para matar a Lexa..hahahaha, Bom eu tenho muita vontade de ler os livros mas tenho medo de perder toda a empolgação que estou da serie, então estou enrolando para comprar os livros e não cair na tentação de ler eles...

    ResponderExcluir
  7. Tácio!
    As caps americanas são bem mais reveladoras que as nacionais.
    Estou com 100 para ler, porém por falta de oportunidade ainda não consegui.
    A série é muito instigante, tanto que a série televisiva vai sair baseada nos livros.
    O que acho que pega é a quantidade excessiva de personagens que podem confundir um pouco...
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha uma série de TV baseada nesses livros. Ainda não li o primeiro livro nem esse, mas parecem ser bem interessantes. Muito legal essa coisa de os personagens terem o passado duvidoso, isso dá um clima mais tenso na leitura, o que eu gosto, nessas situações, a linha entre o certo e o errado se torna mínima.
    Vou procurar saber sobre a série de TV, se eu gostar, vou ler os livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tenho ouvido falar muito bem dessa série, mas ainda não li nem assisti... Estou começãndo a me interessar.... Acho que vou atrás da série pela TV primeiro e depois procuro os livros...

    ResponderExcluir
  10. Não vou ler a resenha porque quero ler The 100, mas li o finalzinho e fiquei feliz que o livro manteve a qualidade.
    Que bom que vc curtiu.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações