13 de mar de 2015


[Resenha] Minha Breve História - Stephen Hawking


Ficha Técnica

Título: Minha Breve História
Título Original: My Brief History
Autor: Stephen Hawking
ISBN: 978-85-8057-425-8
Páginas: 144
Ano: 2013
Tradutor: Alexandre Raposo, Julia Sobral Campos & Maria Carmelita Dias
Revisão Técnica: Amânico Friança
Editora: Intrínseca
17Stephen Hawking conquistou leitores de todo o mundo com best-sellers que explicam os mistérios do universo. Agora, pela primeira vez, um dos mais brilhantes cosmologistas de nossos tempos volta o olhar para sua própria história de vida e evolução intelectual.Minha breve história conta a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato conciso e divertido - o primeiro escrito inteiramente pelo autor, sem a ajuda de terceiros, desde Uma breve história do tempo - apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.Com simplicidade e bom humor, Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o instou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais e fala sobre a origem de sua obra-prima, Uma breve história do tempo, um dos livros mais importantes do século XX. Perspicaz, íntimo e inteligente, Minha breve história abre uma janela para o universo pessoal de Hawking.

Resenha


SELO BLOGApós o estrondoso sucesso de Uma Breve História do Tempo – além de suas outras publicações teóricas –, Stephen Hawking escreve desta vez sobre si mesmo. Em “Minha Breve História”, lançado em 2013, iremos acompanhar um pouco da vida pessoal do físico, desde sua infância em Londres logo após a Segunda Guerra Mundial, passando por sua adolescência, casamentos, até chegar aos dias atuais.

Hawking narra de uma forma rápida eventos importantes da sua vida. Apresenta seus pais, seus irmãos, um pouco do local onde morou e as dificuldades de se viver em um país pós guerra. Logo após iremos ser introduzidos a vida acadêmica, tanto no ensino médio quanto no superior, onde chegou a cursar em Oxford e Cambridge.
Eu por fim aprendi a ler, mas não antes antes da extremamente tardia idade de oito anos. Minha irmã Philippa aprendeu a ler com quatro anos, através de métodos mais convencionais. Naquela época ela era definitivamente mais brilhante do que eu.
Pág. 15
Acredito que todos conheçam Stephen não somente pelos seus avanços e descobertas no campo da física, mas também por sua saúde delicada. Logo após a adolescência, um ainda jovem Hawking foi diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica) – mais ou menos na época que conheceu sua primeira esposa Jane Hawking –, doença neurodegenerativa caracterizada por destruir os neurônios motores.

Daí em diante, acompanhamos através da narrativa do físico sua total imersão naquilo que um dia iria se tornar seu maior legado: “Uma Breve História do Tempo”. Hawking nos conta sobre a teoria do Big Bang, Buracos Negros e Viagem no Tempo, assim como faz em seu livro de maior sucesso, logicamente de uma forma menos detalhada. Entre as informações sobre sua incessante pesquisa, iremos descobrindo mais sobre sua vida pessoal, como os filhos, os problemas de saúde, seu vício em apostas e seu reconhecimento internacional.
Exibíamos um ar de tédio completo e a ideia de que não valia a pena fazer esforço para nada. Uma das consequências de minha doença foi mudar toda essa visão. Quando você se depara com a possibilidade de uma morte precoce, percebe que a vida vale a pena e que há muitas coisas que você deseja fazer.
Pág. 43
Em “Minha Breve Vida” temos a oportunidade única de conhecer um pouco mais de uma das mentes mais brilhantes da atualidade. Stephen e seu trabalho são de suma importância para diferentes aspectos da física, fazendo com que o cientista se tornasse referência em obras como a série de TV “The Big Bang Theory”, onde chegou a fazer uma participação especial, e a citação de seu nome no best-seller “Como Eu era Antes de Você” da escritora Jojo Moyes. Sem contar obviamente na criação de dois filmes, um deles que acabou de receber o Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne, ator que deu vida à Hawking nas telonas.

Com um ar despretensioso e uma narrativa bastante pessoal e divertida, Stephen Hawking escreve sua autobiografia de uma forma simplória, mas bastante eficaz. Conhecer um pouco mais de seu trabalho e de sua vida, faz com que tudo relacionado a ele tenha um novo sentido. Descobrir a força de um homem, que aparentemente não tinha motivo algum para viver, é simplesmente revigorante. Exemplo de pai, marido, amigo e profissional, Stephen Hawking pode até definir sua vida como “breve” no quesito tempo... mas sem dúvidas ela está eternizada nestas páginas.
A percepção de que eu tinha uma doença incurável que provavelmente me mataria em poucos anos foi um tanto chocante. Como algo assim poderia acontecer comigo? No entanto, enquanto estive no hospital, um menino que eu conhecia vagamente morreu de leucemia na cama à minha frente, o que não foi algo bom de se ver. Erá óbvio que havia pessoas em situação pior do que a minha – ao menos a minha condição não me fazia sentir tão mal. Sempre que me vejo inclinado a ter pena de mim, eu me lembro daquele menino.
Pág. 55
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro e conferi mais da história de vida dessa mente brilhante, Stephem Hawking é um exemplo para todo o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não acompanho muito sobre este autor, já que não sou a favor de suas teorias.
    Mas não há como negar que ele é um gênio.
    Eu quero muito ver o filme "a teoria de tudo" e este livro que conta a vida dele me deixou interessada.
    Fiquei com vontade de ler, ainda mais pelo fato de curtir relatos de quem passou pela segunda guerra e quem tem alguma doença rara... enfim, parece ótimo este livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pela quantidade de páginas, é uma história bem breve mesmo. Não sei se gostaria de ler esse livro, já vou assistir o filme e já li várias reportagens sobre a vida dele, não sei se seria interessante mais uma história sobre ele, talvez até fosse, pois é contado do ponto de vida dele mesmo, mas tenho minhas dúvidas.
    Não sou muito fã de Stephen Hawking, então acho que vou ler apenas os livros que falam sobre suas pesquisas, teorias e descobertas, não me aprofundando na vida pessoal dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ler esse livro principalmente para descobrir mais sobre esse homem que venceu barreiras, físicas e teóricas, que muitos julgavam impossíveis. O trabalho dele é magnífico, então fica a vontade de também conhecer a vida.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas já vi comentários positivos sobre ele. Sei que o Stephen é um exemplo e um gênio, então não duvido que seja uma leitura ótima e que valha a pena. Pretendo fazer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Outro livro do Hawking que eu ainda não li, o que é uma vergonha pra uma universitária de física hahaha Stephen tem uma história de vida realmente emocionante e inspiradora, chorei horrores com A Teoria de Tudo e espero poder ler os livros dele em breve. É quase um obrigação :p

    ResponderExcluir
  7. Tácio!
    Além de trazer muita contribuição para a ciência moderna, saber da história de vida de Stephen é um grande aprendizado.
    Mesmo que seja uma biografia simples, sua história de vida nunca será.
    Muita luz e paz! E um domingo esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de ler esse livro... Acho que todas as pessoas deveriam ler, por com certeza tirariam excelentes lições e dariam mais valor a vida!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações