11 de mar de 2015


[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry


Ficha Técnica

Título: O Pequeno Príncipe
Título Original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
ISBN: 978-85-8130-307-9
Páginas: 160
Ano: 2015
Tradutor: Frei Betto
Editora: Geração Editorial
68Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

Resenha


Um dos maiores clássico da literatura, “O Pequeno Príncipe” continua conquistando o mundo após 70 anos desde o seu lançamento. Agora que a obra faz parte do domínio público, estão pipocando no mercado editorial diversas novas versões de inúmeras editoras. Mas devido a este fato, os parâmetros de qualidade são altos e as editoras não estão de brincadeira, já que têm em suas mãos um dos livros mais rentáveis do mundo. E quem ganha com isso somos nós, os leitores.

Geração 2014A Geração Editorial não perdeu tempo, e logo no primeiro mês de 2015 – o livro entrou em domínio público no primeiro dia do ano –, lançou no mercado duas edições de “O Pequeno Príncipe”: uma pocket e outra luxo (a qual eu aqui resenho). A história é a mesma… Nos deparamos com um aviador perdido no meio do deserto após um acidente de avião, e em meio ao desespero que se encontra, topa com um menininho de cabelos dourados que veio de outro planeta, que lhe conta suas aventuras até chegar na Terra. E é assim que somos apresentados ao Pequeno Príncipe e suas ‘mil e uma’ lições de vida.
Mas, para nós, que compreendemos a vida, os números não têm tanta importância! Bem que eu gostaria de narrar esta história como se fosse um conto de fadas. Eu escreveria assim: ‘Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta um pouco maior do que ele próprio, e queria ter um amigo…’
Para quem compreende a vida, isso soaria bem mais convincente.
Pág. 26
Com uma poesia fora do comum, que cativou milhões de leitores ao redor do mundo inteiro - são mais de 250 traduções do livro -, as versões da Geração Editorial ganham novas capas e uma nova tradução feita pelo Frei Betto, escritor e religioso dominicano brasileiro, que já publicou mais de 60 livos no mercado nacional.

Para os que já estão acostumados com a tradução “clássica” brasileira, irão notar algumas diferenças logo na primeira frase do livro. Por exemplo, a sentença “– É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas.” fica assim: “– Não se pode conhecer as borboletas sem suportar duas ou três lagartas. Dizem que são muito bonitas.”. O sentido é o mesmo, a formulação nem tanto. Isso não atrapalha em nada a leitura, mas senti que a tradução perdeu um pouco da beleza poética, pois algumas palavras mais rebuscadas se tornaram mais ‘normais’.
– Um dia, vi o Sol se pôr quarenta e quatro vezes!
E logo acrescentou:
– Você sabe… quando se está triste, é bom ver o pôr do sol…
– Você estava tão triste que precisou vê-lo quarenta e quatro vezes em um só dia?
O pequeno príncipe nada respondeu.
Pág. 35 
Porém, por outro lado, temos edições de colocar inveja em qualquer outra já lançada no país - talvez somente a versão Pop Up consiga se salvar desta afirmação. A edição de luxo possui capa dura, com o título e o príncipe em alto relevo, além de utilizar detalhes dourados tanto no título quanto nas pequenas estrelas que compõem a imagem. Há um selo na capa dizendo: “Edição completa com nova tradução e caderno com fotos e estudo sobre vida e obra do autor”. Para mim isso poluiu um pouco, sem contar que é totalmente desnecessário, já que a capa é tão linda que se vende sozinha. 


Outro ponto super positivo é a diagramação da obra. Todas as páginas são coloridas e com efeitos nas laterais, o que dá ao livro um ar bem vintage. Apesar de que, em 4 das páginas, ficou um pouco difícil de se ler, já que o fundo era preto e a letra marrom. As imagens perderam as legendas, mas estão todas lá, afora que sua coloração seja mais escura do que o normal e a impressão seja um pouco granulada, fazendo com que ao mesmo tempo que pareça aquarela, lembrou-me uma imagem pintada no Paint.
Campos de trigo nada significam para mim. E isso é triste! Mas seus cabelos são dourados. Seria encantador você me cativar! O trigo, que também é dourado, me fará lembrar de você. E me deliciarei com o afago do vento nas espigas de trigo…
Pág. 98 
Mas o melhor fica para o final. A história do livro todos nós já conhecemos, e agora é a chance de sermos apresentados ao autor. Eu já conhecia a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry por ter lido outras livros sobre “O Pequeno Príncipe” e até mesmo outras obras de sua autoria, porém nenhuma delas me ofereceu a riqueza de detalhes que encontrei no final desta nova edição. Em apenas 30 páginas, o leitor irá encontrar informações sobre o autor deste belíssimo clássico, e conhecer um pouco do homem por detrás do príncipe, e que infelizmente, teve um final de vida tão trágico.

“O Pequeno Príncipe” é meu livro favorito e fico muito contente em ter em minhas mãos está edição tão bonita e que com certeza foi idealizada e criada por pessoas tão apaixonadas pela obra quanto eu sou. A edição de bolso também não fica para trás, pois é linda do seu próprio modo, trazendo a mesma qualidade e dedicação que a de luxo recebeu. Não poderia terminar a resenha de outro modo, ao não ser dizendo que caso você ainda não tenha lido esse livro maravilhoso, pare tudo que esteja fazendo, e mude esta situação agora.

geração príncipe.jpg
Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. Olá, Tácio.
    Essa obra é de uma sensibilidade e beleza quase inacreditável. E, claro, é um dos meus livros favoritos; já li diversas vezes.
    Essa edição está realmente maravilhosa; não vejo a hora de tê-la em mãos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é excepcional. Realmente a Geração fez um ótimo trabalho e eu já garanti a minha edição nova, de bolso azul, como na sua foto. Não achei em loja a de luxo, mas assim que ver eu compro <3 Livro mais amorzinho do mundo, não tem como não amar.
    Beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site do Submarino está em promoçao da uma olhada la

      Excluir
    2. No site do Submarino está em promoçao da uma olhada la

      Excluir
  3. Fiquei babando na edição de luxo que os blogeiros receberam hahaha Infelizmente, não encontrei nas livrarias, mas vou dar um jeito de adquirir o meu.
    História mais amor que já vi *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca por essa edição de lixo maravilhosa!
    Adoro essa história, é linda demais, já li algumas vezes, e espero ler mais outras.
    Se eu não conseguir a edição de luxo, espero conseguir pelo menos a de bolso, já que está tão linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de luxo está em promoção no site do Submarino

      Excluir
  5. Oi :) Tudo bem?
    Já tive oportunidade de ler, mas foi emprestado. Essa edição é linda <3
    Beijo, Jessie
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Essa edição está maravilhosa! Amo O Pequeno Príncipe. Foi o primeiro livro que li e lembro que eu tinha até uma fita cassete do desenho. Amava demais e vivia assistindo. Tô babando e desejando essa edição (vou pedir de aniversário kkkkk). Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é minha paixão desde sempre.... As frases são extremamente profundas e não saem da cabeça, como "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Esta edição está simplesmente perfeita. Acho que ainda vou acabar comprando...

    ResponderExcluir
  8. Essa edição luxo ficou linda demais, eu super quero uma, O Pequeno Príncipe é uma história maravilhosa e atemporal, foi um dos primeiros livros que eu li e é simplesmente inesquecível!

    ResponderExcluir
  9. Este é o único livro que tenho dois exemplares. Da mesma editora, mas um é pocket e o outro não.
    Eu adoro este livro, já li inúmeras vezes...
    E adorei este lançamento, uma obra de arte e que bacana que traz a história do autor no final.
    Este livro tem tantos quotes lindos que fica difícil escolher, né?
    Eu amo <3

    ResponderExcluir
  10. Tácio!
    Esse é o melhor livro de todos os tempos.
    Já li várias e várias vezes e a cada época aprendo novos conhecimentos.
    A edição está primorosa.
    Muita luz e paz! E um domingo esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações