3 de abr de 2015


[Resenha] Blecaute - John Rocco


Ficha Técnica

Título: Blecaute
Título Original: Blackout
Autor: John Rocco
ISBN: 978-85-01-10247-8
Páginas: 48
Ano: 2015
Tradutor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Record
12
Durante um apagão de verão, uma família se reconecta. Era um verão igual a todos os outros. E era noite na cidade. Uma noite quente barulhenta e agitada. Então... todas as luzes se apagaram. A TV desliga e um menino lamenta, sua irmã não pode mais usar o telefone, a mãe não pode trabalhar em seu computador, e papai não pode terminar de cozinhar o jantar. E tudo ficou diferente. Mas não foi tão ruim assim porque nem todo mundo gosta das coisas sempre iguais. Na rua, as pessoas estão se divertindo – conversando, andando de patins e comendo sorvete antes que derreta. O menino e sua família gostam de estar não tão ocupados pela primeira vez. Blecaute é uma lindíssima obra escrita e ilustrada por John Rocco.

Resenha 

John Rocco é famoso no Brasil por suas ilustrações nos livros infanto-juvenis de Rick Riordan, começou a se aventurar também como escritor. Rocco fez as ilustrações das séries Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane, Os Heróis do Olimpo e do livro O Coração de Sílex - de Katherine Paterson e John Paterson. Escreveu cinco livros - até o momento - direcionados para as crianças. São eles: Wolf Wolf, Moonpowder, Fu Finds The Way, Blecaute e Super Hair-o and The Barber of Doom

Em Blecaute, um livro breve de 48 páginas, acompanhamos através das ilustrações a história de uma família que vivia sempre muito ocupada, seus membros sempre cheios de tarefa que os impossibilitava de conviver de fato como uma família. O membro mais novo dessa família encontra um jogo e decide procurar seus familiares para jogar. Como era de se esperar, nenhum deles queria deixar as suas atividades para dedicar um tempo para aquele jogo. 


Até que as luzes se apagam e toda a família e seus vizinhos são obrigados a procurar atividades que não necessitem de energia elétrica. A família do garotinho então decide se reunir para jogar, com as luzes das lanternas. Um momento da família, coisa rara devido a tanta atribulação. 



E o mesmo garotinho tem a ideia da família sair para compartilhar esse momento de "calmaria" dos eletrônicos e de outras atividades que distanciam as pessoas. 


Publicado pelo selo Galerinha, Blecaute é um livro destinado a crianças com ensinamentos para todas as idades. Através da alusão das luzes apagadas, o autor John Rocco buscou mostrar que as vezes estamos tão concentrados em nossas atividades que esquecemos o que de fato importa. Não estou dizendo que devemos simplesmente esquecer dos nossos afazeres, mas precisamos destinar um tempinho aquelas pessoas que amamos, a cuidar um pouco mais de quem gostamos, a arranjar na agenda lotada um momento para jogar. Livro mais do que recomendado. 
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Que livro lindo! As ilustrações parecem ser maravilhosas e a mensagem que ele transmite é super importante. Todo mundo hoje em dia anda tão preocupado com o monte de coisas que tem para fazer que acaba esquecendo até da família e de si mesmo. Dica super anotada!
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uaaaau, me apaixonei , que livro MARAVILHOSO.. Capa perfeita e ilustrações na mesma sintonia .. Amei , quero ler logo.. E a propósito eu sou APAIXONADA pelos livros do Rick Riordan <3 (Precisava falar rsrs) Achei a temática muito interessante , uma vez que a correria do cotidiano e a crescente utilização da tecnologia tem sido barreiras para momentos divertidos e que proporcionem união na família .. Bem bacana ler sobre isso..

    ResponderExcluir
  3. Olá, Auri.
    Achei bem interessante a premissa dessa obra, sem falar que as ilustrações apresentadas na postagem são incríveis! É incrível como estamos sempre tão ocupados e não temos tempo para as coisas realmente importantes. Acho legal um livro infantil com uma mensagem tão importante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Auri!
    Livros com ilustrações dão outra perspectiva para história.
    Achei o enredo tão interessante e a ilustração está linda.
    Adorei!
    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de quadrinhos (apesar de ler poucos). Na verdade eu prefiro mangás, que não se diferencia tanto. Deu pra perceber que é um livro realmente educativo, que nos mostra que não precisamos usar tecnologia para alcançarmos a alegria nos dias de hoje e que muitas vezes é bom se libertar um pouco da rotina.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro, apesar de ser uma leitura voltada para o publico infantil, as ilustrações e sobre o que se trata é algo lindo e que eu me apaixonei.

    ResponderExcluir
  7. Own me pareceu fofo, adoro livros com ilustrações.
    Aqui em casa nos também estamos precisando de um blecaute, o unico jeito de juntar todo mundo é desligar o roteador e esperar todo mundo aparecer pra reclamar. Sem falar que eu moro na minha atual casa a 3 anos e nunca falei com meus vizinhos.

    ResponderExcluir
  8. Que lindinho essas ilustrações!
    Não tinha visto este livro ainda, mas own <3

    ResponderExcluir
  9. já vi e vou ler em breve
    John <3
    Eu gosto shushs

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto algo parecido, sobre um blecaute que acontece no bairro, e os moradores começam a interagir uns com os outros, coisa que era incomum de acontecer. Acho a mensagem da história bem bonita.
    O único problema de livros ilustrados é que eu realmente perco muitos minutos admirando elas. As desse livro são perfeitas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações