7 de abr de 2015


[Resenha Dupla] Diário de um Adolescente Apaixonado e Eu Fico Loko - Rafael Moreira e Christian Figueiredo de Caldas



Ficha Técnica

Título: Diário de um Adolescente Apaixonado
Autor: Rafael Moreira
ISBN: 978-85-01-63684-9
Páginas: 128
Ano: 2015
Editora: Novas Páginas

41Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Título: Eu Fico Loko
Autor: Christian Figueiredo de Caldas
ISBN: 978-85-01-63681-8
Páginas: 160
Ano: 2015
Editora: Novas Páginas

41Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes. Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo. Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.




Resenha Diário de um Adolescente Apaixonado

Livro de estreia de Rafael Moreira, Diário de um Adolescente Apaixonado, do selo Novas Páginas, trata-se de crônicas que descrevem fatos que ocorreram na vida do autor. Garoto de 18 anos que começou sua trajetória nas redes sociais, inicialmente no canal do YouTube "Me Apaixonei".

São 24 crônicas que parecem um bate-papo entre o leitor e Rafael. Uma linguagem mais próxima do seu público (jovens), tem um toque informal e bem humorado, próprio de um jovem de 18 anos.

Selo que aposta em novos talentos brasileiros, o Novas Páginas dá a oportunidade a Rafael de se comunicar com seus seguidores  através deste diário. Mais uma forma de expressar todos os pensamentos do jovem, desta vez em um livro.

Selo-Parceiros-Novo-Conceito42222322Capítulos curtos, uma diagramação impecável, o livro todo parece um diálogo de Rafael com o leitor. Talvez um leitor que já tenha conhecimento do trabalho do garoto nas redes sociais (twitter, facebook, instagram e youtube), possa ter se identificado mais com o livro. Achei, que apesar da pouca idade, ele se mostrou um rapaz de uma maturidade e certo de suas escolhas. Sabemos como é difícil "remar contra a maré" quando se tem 18 anos e Rafael está de parabéns por não se deixar influenciar.

Resenha Eu fico Loko

Assim como Rafael, Christian Figueiredo também construiu o seu público nas redes sociais. Eu fico Loko, também nome de seu canal no YouTube, é o livro de estreia do jovem de 20 anos e que também foi publicado pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito.

Com uma linguagem mais do que informal, levando em consideração alguns palavrões, Christian pareceu manter o mesmo formato que utiliza em seus vídeos. Uma conversa sobre qualquer assunto e dando a sua opinião sobre aquilo. Em seu livro, conta fatos que ocorreram em sua vida durante alguns períodos em que ele considerou como marcantes.

Confesso que fiquei um pouco incomodada com certas passagens. E não foram os palavrões! Acho que quando você está escrevendo para um público jovem deve ter um cuidado maior, uma preocupação no que é abordado e como isso é dito. As vezes numa conversa acabamos por reproduzir certos discursos que não são legais. E acabei percebendo isso em Eu Fico Loko. 

Diagramação impecável também, Novas Páginas fez um trabalho muito legal com os meninos, tanto na divulgação quanto no trabalho de acabamento dos livros. Direcionado para os fãs de Christian Figueiredo.
Comentários
11
Compartilhe

11 comentários:

  1. É muito interessante ver os livros brotando das redes sociais!
    Entendo seu ponto de vista, livro para adolescente requer certo cuidado mesmo!
    Gostei da dica!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/04/aniversario-de-1-ano-do-doce-literario.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, Auri.
    Não sei se iria curtir a leitura dos livros, apesar de eu gostar bastante de crônicas. Talvez a Natalia lá do blog curtirá mais. Os motivos são simples: não vejo graça no canal de ambos e pelo que dei uma olhada no livro, apesar de serem bonitos, achei meio sem graça. Talvez eu simplesmente já tenha passado da idade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não curtir muito esse tipo de leitura escrito para adolescentes, os dois livros parece bem interessantes, talvez eu leia

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler o livro Diário de Um Adolescente Apaixonado, pois me parece que o livro dele é mais voltado para a sua vida pessoa e eu tenho certa curiosidade para saber o que um garoto da minha idade pensa sobre as coisas na real.

    ResponderExcluir
  5. Já esperava isso de Eu Fico Louco, o livro não é lá essa coisas.
    Gostei mais de Diário de Um Adolescente Apaixonado

    ResponderExcluir
  6. As edições do livros parecem mesmo serem bem interessantes, mas não fazem muito o meu estilo. Acho que passei da idade que gostar de leituras assim, sabe? Creio que não me identificaria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Particularmente não gosto muito desse tipo de livro e nem tampouco fui encantada a ponto de ser convidada pelas capas .. Dependendo do meu estado de espírito talvez me surpreendesse com a leitura, mas por enquanto não a pretendo fazer .. Então quem sabe mais pra frente eu não mude de ideia ..

    ResponderExcluir
  8. Apesar de acompanhar o canal do Christian eu realmente não gosto desse tipo de leitura, sou mais o tipo que gosta de um romance.
    Assim, essa é uma sugestão de leitura que eu prefiro passar.
    :v

    ResponderExcluir
  9. Gostei mais do livro do Chris, tipo, ele mostra mesmo como é ser um adolescente, e como ficar LOKO mesmo haha'
    Já o do Rafa, quando estava escrito que era um Diário de um Adolescente Apaixonado, não pensei que fosse levar tão a sério, do início ao fim, o assunto amor!

    ResponderExcluir
  10. Sjswihqikhedkuyjhg Amo o Chris
    acompanho ele e quero muito esse livro shsushu

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito os livros, acompanho esses caras na internet e eles são muito queridos. E o Cris é boca suja mesmo, os palavrões dele não me incomodam, mas acho que, tendo em vista que gente muito mais jovem o acompanha, ele devia ter consciência disso e maneirar um tantinho nesse quesito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações