Ficha Técnica
Título: ChampionTítulo Original: Champion
Autor: Marie Lu
ISBN: 978-85-7980-208-9
Páginas: 302
Ano: 2014
Tradutor: Ebréia de Castro Alves
Editora: Rocco Jovens Leitores
No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.
Resenha
Essa resenha pode ter spoiler, pois faz parte da trilogia “Legend”.
Após receber muitos elogios e conquistar uma fã base devido a sua série “Legend”, a autora Marie Lu finalmente entrega aos seus leitores o terceiro e último volume desta saga, que promete entreter e agradar aos que já acompanham as aventuras de Day e June.Depois de ajudar a República, Day ganha o status de herói nacional, título este que lhe dará novas funções perante o governo. De tal modo, Day e June irão acabar se afastando, cada um focando em servir o país da melhor forma que lhe cabe.
Sinto-me tão deslocado entre esses aristocratas, com suas polpudas contas bancárias e seus modos metidos a besta… Independentemente do dinheiro que a República me oferece, serei sempre um garoto de rua.Enquanto June ocupa seu novo cargo de Primeira Cidadã e Day sendo o rosto propaganda do governo de Anden, algo avassalador irá reunir o casal novamente. Um vírus vem se espalhando pelas cidades que fazem fronteira com a República, e o risco iminente de tal vírus matar milhares, acaba ocasionando um motim por parte da população mais pobre, que acredita que os governantes mais uma vez os deixarão de lado.
Eu havia esquecido que um garoto de rua jamais poderia estar à altura da futura Primeira Cidadã.
Pág. 39
A tal praga é bastante perigosa e não há conhecimento de uma cura. Restará a nossa menina prodígio e a nossa lenda conseguirem formar uma parceria entre o povo e os governantes, em uma tentativa frustrada de evitar uma nova guerra. A grande bomba acontece quando descobrem que Éden, o irmão mais novo de Day, possa ser a chave para solucionar todo este problema. Diante disto June terá que decidir se será fiel ao seu amor ou a sua pátria.
Day abre a porta. Sua expressão endurece antes de sair da sala.“Champion” é um livro bem construído que consegue otimizar tudo que há de melhor na série escrita por Marie Lu. Desde o temas políticos, passando pelas cenas de ação e romance, Lu entrega ao seu leitor um desfecho condizente a tudo que foi construído nos volumes anteriores.
– Se, por alguma razão, a República tentar pegar Éden à força, vou fazer com que o povo se vire contra Anden tão depressa, que ele terá de enfrentar uma revolução antes mesmo de conseguir piscar.
Pág. 52
Mas talvez o maior erro de Marie Lu, foi exatamente ser fiel demais a si mesma. Sem ousar muito e se mantendo em uma área de conforto, a autora peca ao deixar que “Champion” seja linear demais, esquecendo do que lhe consagrou alguns anos atrás em “Legend”. A falta de acontecimentos surpreendentes e uma carga maior de ações cruas - no sentido mais cruel da palavra -, transforma “Champion” em um livro bom, mas que não supera seus antecessores, e que ao mesmo tempo indica o seu potencial não atingido.
Para ser sincero, é difícil escolher: ver meu irmão crescer sob o domínio das Colônias ou vê-lo ser levado pela República mais uma vez para ser usado como cobaia dos experimentos deles?“Champion” é o primeiro livro da trilogia a ser lançado pelo selo Rocco Jovens Leitores, que também acaba de relançar “Legend” e “Prodigy” com novas capas - muito similares as anteriores -, que foram publicadas anteriormente pelo selo Prumo, da própria editora Rocco.
Pág. 132
Uma boa novidade para os fãs de “Legend” e de sua autora Marie Lu é que existe um livro complementar da série intitulado “Life Before Legend: Stories of the Criminal and the Prodigy”, e a editora Rocco já confirmou no Facebook no fim do ano passado que irá publicar no país a obra. Marie Lu também já está escrevendo outra série, “The Young Elites”, que até onde eu saiba ainda não há data para ser lançado por aqui.
Como posso explicar a história toda a ele? Como contar ao meu imrão o quanto me sinto impotente, enquanto Anden conduz seu exército numa batalha que a República simplesmente não tem como vencer?No mais, “Champion” é um final que tem de tudo para agradar a maioria dos fãs da série. Os personagens continuam fortes e bem escritos e a narrativa é bastante rica mesclando os pontos de vista das personagens principais. Para quem não conhece ainda as obras, eu super indico, pois é sem dúvida uma das melhores séries sobre distopia já lançadas. Para os que assim como eu já conhecem, restá a nós a saudade e a certeza de uma releitura no futuro.
Pág. 194
Aiii floor confesso que quase nao li sua resenha pq estou lendo o primeiro livro
ResponderExcluire fiquei com um baita medo de pegar um spoiler hahaha
mais estou amando o livroooo mto bom msm, louca pra ler os proximos..
bjooos
Gente, li um capitulo do primeiro livro e UAU!!! nunca fiquei tao empolgada com um primeiro capitulo!! ganhei de niver e ja estava pronta para ler quando a faculdade gritou que eu nao teria tempo kkkkkk ai resolvi esperar as ferias!! :( Estou mega ansiosa para me envolver pq amo/sou viciada em distopias!!!!
ResponderExcluirEssa distopia é muito boa Jacqueline. O primeiro livro é simplesmente sensacional! Espero que goste da leitura.
ExcluirOI Tácio! Amo distopias e sempre quis ler a trilogia Legend, mas infelizmente nunca tive a oportunidade.
ResponderExcluirMas em compensação já li muitas resenhas sobre a série e todas elas positivas :D o que me agradou e me influenciou ainda mais a querer lê-los...
Amo o jeito que a autora construiu a narrativa do livro, é muito bem desenvolvida :)
Abraços!
Oi Deborah! =]
ExcluirEssa distopia é muito boa, tente ler Legend, tenho certeza que não vai se decepcionar.
Abraços
Olá, Tácio.
ResponderExcluirFico feliz que Champion foi um bom fechamento para série, principalmente porque eu pretendo lê-la em breve.
Se os personagens continuam fortes e se a narrativa é ótima, ainda melhor. Adoro essas características em distopias.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Ainda não li os outros dois livros dessa série, parece ser ótima, que bom saber que esse terceiro livro foi um ótimo desfecho pra essa série super bem falada.
ResponderExcluirTive que passar por cima, porque ainda não li os outros livros, mas estão na minha lista. Bom saber que você gostou, me empolga bastante porque já sei que o final não vai decepcionar.
ResponderExcluirBeijos.
Fui pulando a resenha pra não pegar spoiler, porque Legend é uma das séries que ainda quero ler simplesmente por ser uma distopia, que é um gênero que me conquistou por completo. Quero ler todas as distopias existentes hahaha e Legend é uma das prioridades, sem dúvida.
ResponderExcluirMeu filho ficou encantado com sua resenha Tásio, já quer esse livro!
ResponderExcluirBibiiiii!!!!
Excluirhaha que bom que ele gostou!
Trate de dar logo a ele "Legend", o primeiro livro da série, tenho certeza que ele vai amar!
Beijão
Meu filho ficou encantado com sua resenha Tásio, já quer esse livro!
ResponderExcluir