6 de mai de 2015


[Resenha] O Grande Ivan - Katherine Applegate

Ficha Técnica

Título: O Grande Ivan
Título Original: The One and Only Ivan
Autor: Katherine Applegate
ISBN: 978-85-8163-577-4
Páginas: 285
Ano: 2014
Tradutor: Maurício Tamboni
Ilustrador: Patricia Castelao
Editora: Novo Conceito (Selo #Irado)
41Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Resenha

Selo-Parceiros-Novo-Conceito42222322
Eleito o melhor livro infantil de 2013, recebendo a medalha Newbery Honor, “O Grande Ivan” é um sucesso de crítica e público, se tornando best-seller número um do The New York Times. Com uma narrativa bastante lírica e personagens muito bem moldadas, esta obra prima de Katherine Applegate tem tudo para conquistar os jovens brasileiros… e os mais velhos também.

Nosso personagem principal, o Ivan, é um gorila adulto que vive em um shopping center em conjunto com outros animais. Há mais de 27 anos em cativeiro, Ivan precisa passar seus dias dentro de uma área restrita com uma tv velha, um balanço de pneu e uma piscina suja. Mas Ivan não esperava que seus dias em breve tomariam um novo rumo.
Ser paciente é útil quando você é um gorila.
Os gorilas são pacientes como pedras. Os humanos, nem tanto.
Pág. 13
Certo dia, uma filhote de elefante chamada Ruby é comprada das mãos de um circo falido e vai fazer parte do grupo de animais do shopping center. Por ser muito pequena e recém tirada da vida selvagem, Ruby desconhece bastante do cotidiano que precisará enfrentar dali em diante, como por exemplo, fazer parte de shows para o público que passeia todos os dias naquele estabelecimento.

Triste em ver um ser tão pequeno e puro prestes a perder todas as suas memórias da vida em natureza, Ivan e seus outros amigos decidem ajudar Ruby, fazendo de tudo para que ela possa de alguma maneira ser livre novamente. Através de seus desenhos - que na verdade são somente rabiscos - nosso herói gorila irá encontrar a resposta que poderá mudar para sempre a vida de sua mais nova amiga, e quem sabe assim, mudar por tabela a sua vida também.
Júlia toca no vermelho outra vez. Depois no azul. E ali surge, de repente, o roxo de uma uva madura. Ela trabalha com o azul e deixa o papel como o céu de verão. Preto e branco, e agora vejo que Júlia está pintando Ruby. Posso distinguir as orelhas grandes, as pernas grossas.
Pág. 149
“O Grande Ivan” é uma leitura deliciosa e com uma carga dramática fora do comum para uma obra infantil. São livros assim que me fazem pensar que não existe obra para um público específico. Dendo a leitura boa, o leitor irá sentir prazer em ler tal história independente de sua idade. 

Duas grandes obras clássicas me fizeram lembrar de “O Grande Ivan”, obras estas que são voltadas tecnicamente para um público infantil, mas que conquistaram durante os anos fãs de todas as idades. O primeiro destes livros é “O Pequeno Príncipe”, pois Applegate utiliza as vezes de belas e poéticas frases de impacto, que fazem o leitor refletir e ser cativado cada vez mais pelas personagens, assim como na lendária obra de Saint-Exupéry.
– Não quero ir para o zoológico – diz Ruby. – Quero ficar com você, Bob e Júlia. Aqui é a minha casa.
– Não, Ruby – eu a corrijo. – Aqui é a sua prisão.
Pág. 224
O outro livro ao qual me lembrei foi “A Menina e o Porquinho” de E. B. White, clássico que narra a história de uma aranha que faz de tudo para salvar Wilbur, um porquinho, utilizando de palavras escritas em sua teia. Assim como Charlotte, a aranha, Ivan se encanta por Ruby, e utiliza de seus conhecimentos humanos para quebrar a barreira do mundo animal, neste caso, utilizando pinturas ao invés de letras.

Com uma bela mensagem sobre amizade e persistência, “O Grande Ivan” é um livro que nos faz refletir e perceber como pequenos atos podem gerar grandes transformações. Baseado em uma história real (SIM, você leu certo), esta obra escrita por Katherine Applegate tem tudo para se tornar um grande companheiro dos jovens da atualidade, e quem sabe no futuro, se tornar mais um clássico para nossos descendentes, sejam eles crianças ou adultos.






Ps 1: A apresentação do livro é maravilhosa, com direito a capa dura e belas imagens que enriquecem a história.

Ps 2: Coloquei pela primeira vez os dois book trailers do livro, o nacional e o internacional, pois são diferentes. Enquanto o nacional é mais colorido e aborda mais o lado aventureiro da obra, o internacional opta por uma abordagem mais triste e dramática.

Ps 3: Infelizmente o responsável por fazer o book trailer da Novo Conceito, não fez a pesquisa direito e utilizou um Chimpanzé ao invés de um Gorila. Errou feio, errou rude!
Comentários
11
Compartilhe

11 comentários:

  1. Já li O Grande Ivan e amei. É um livro infantil maravilhoso e foi uma das minhas melhores leituras do ano passado.
    Realmente ele possui uma carga dramática incomum para livros infantis. E é isso que o torna ainda mais especial. Sem falar que as ilustrações são lindas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você disse. Um livro simplesmente especial e com ilustrações lindíssimas! *.*

      Excluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, curto muito livros infantis e ainda mais com animais e também é baseado numa história real, ganhei esse livro e estou super ansiosa que chegue logo pra conferi essa história que parece super emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi muito falarem dele, mas acho que estou adiando a leitura pq estou com receio de me acabar de chorar :'( nao gosto de ler nem assistir coisas c animais pq me acabo de sofrer, qndo eles sofrem tbm! E isso eu nao sabia, o fato de ser baseado numa historia real, me fara sofrer ainda mais kkk

    ResponderExcluir
  4. Tenho que dizer que fiquei apaixonada com o livro e com o fato de mesmo ele ser um livro infantil, não perde o interesse para os jovens e adultos o lerem também. Achei linda essa amizade entre um elefante e um gorila. Quero dizer mesmo sendo de espécies completamente diferentes Ivan nutre um amizade com Ruby tão linda que deu até vontade de chorar, e ele sempre querendo o melhor para ela digamos assim.
    Não vejo a hora de lê-lo e descobrir mais sobre essa amizade, esse mundo em que Ivan e Ruby vivem!

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem, o livro parece incrível e a sua resenha não deixa dúvidas disso, mas eu tenho sério problemas com livros que tenham animais como personagens centrais. Vou me acabar de chorar se ler esse livro, certeza. Até hoje não me recuperei de Marley & Eu, sabe? E depois de ler que é baseado numa história real, piorou de vez. Não consigo. :/ Pena que confundiram Gorila com Chimpanzé, né? Até um google resolveria esse problema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília hahahaha até agora não entendo esse erro de confundir Chimpanzé com Gorila! =p

      Excluir
  6. Eu amo ler livros infantis e sempre estou comprando para ler, eu ainda não tinha lido nada sobre o grande ivan e pela sua resenha eu acho que irei apreciar a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Se tem uma coisa que ando com vontade de fazer é ler alguns livros do selo #irado da NC. Tem uns títulos muito bons, e O Grande Ivan é um deles. Tenho certeza que vou adorar a leitura, visto que amo histórias infanto-juvenis, assim como animais; os dois juntos deve formar algo encantador *-*

    ResponderExcluir
  8. Nossa realmente deve ser encantador o livro, deve ser umna liçao de vida
    so de ler a resenha fiquei benm emocionada pela a historia do goril Ivan, quero mto ler
    saber o que vai acontecer o desenrrolar da historia ameeei a resenha me fez apaixonar por Ivan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é maravilhoso! Sério, vale muito a pena ler!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações