9 de jun de 2015


[Resenha] Corações de Alcachofra - Sita Brahmachari

 

Ficha Técnica

Título: Corações de Alcachofra
Título Original: Artichoke hearts
Autor: Sita Brahmachari
ISBN: 978-85-01-09791-0
Páginas: 315
Ano: 2015
Tradutor: Camila de Mello Santos
Editora: Galera Junior
bananaMira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

Resenha


Vida. Corações de Alcachofra é um livro que mostra o cotidiano de Mira, seus familiares, amigos e as pessoas que de alguma forma fazem parte da vida da garota. Mira tem 12 anos, e nessa idade praticamente tudo é novidade. Uma idade de muitas "primeiras vezes" e com a nossa protagonista não foi diferente.

Selo-Parceiros-Galera JuniorO leitor tem a impressão de estar lendo um diário, o diário de Mira. Como atividade do Clube de Literatura, a garota precisa escrever sobre o seu dia-a-dia neste diário. E é a partir das impressões de Mira que sabemos mais do que acontece aos seus familiares e o que acontece com a garota. Como esta encara as mudanças em sua vida.
- Mira, nem todo mundo tem o dom da palavra. Pense nesse diário como uma pintura em palavras.
Pág. 19 
Esse diário, chamado de May Day, é uma forma de Mira também lidar com algumas inquietações. Sua avó e também uma de suas melhores amigas está com câncer e a garota escreve sobre as reações de seus familiares em relação a doença de sua vó. Durante a leitura, nessas partes onde se tocava no assunto da doença de vó Josie, uma frase sempre ficava em minha mente "a morte só é ruim para quem fica". Não que vó Josie quisesse deixar sua família, mas não transformou os seus poucos momentos de vida pensando no fim.

O título é de uma profundidade de fazer chorar. Ao decorrer da leitura quando é explicado o que é um coração de alcachofra, o seu significado, a reflexão sobre o termo e o que ele tem de especial na história acaba se tornando inevitável. Mira é uma garota muito tímida e por vezes não consegue expressar o que sente. São camadas e mais camadas de sentimentos que não são colocados para fora, mas que estão ali e que machucam. Isso não a torna uma pessoa amarga, muito pelo contrário.
As camadas externas da alcachofra são tão duras que nem podem ser comidas, mas ficam mais macias ao se aproximarem do coração. Essas camadas externas, mais duras lhe impedem de sentir muitas coisas, então as pessoas vivem com coraçõezinhos endurecidos que não podem ser tocados por ninguém.
Pág. 42 
Sabe aquele livro escrito com simplicidade e ao mesmo tempo profundo? A obra de Sita Brahmachari é assim. Uma narrativa feita por uma garota que transborda vida. Tem coisa mais difícil do que expor seus sentimentos, os seus desejos, as suas angústias, enfim a sua vida? Não há e Mira sabe disso. E sente isso. Mira me fez pensar na minha vida, no que sinto, no que quero e no que espero. Leitura mais do que recomendada.
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Quando o lançamento foi anunciado, achei a capa muito linda e o título instigante!
    Queri muita saber o que era esse tal coração de alcachofra e seu quote deixou bem claro.
    Creio que a maioria das pessoas são como a protagonista, mas sabendo levar a gente vai descascando essas camadas e chega ao coração.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas já fui cativado pela capa. Ao ler sobre a obra, sobre os sentimentos que transborda e sobre a premissa, fui ganho sem dificuldade. E ainda tem o fato de ser um diário, algo que eu amo.
    Com certeza vou ler!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me ganhou pela capa, que é linda. Aí li a resenha e me apaixonei de vez. Quero saber qual o significado do título e também me emocionar com a profundidade que ele trás. Parece ser uma leitura inesquecível e que envolve o leitor. Foi para a minha lista!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nao imaginava essa profundidade toda na estória, olhando pela capa eu não dava nada pelo livro.
    Achei a capa fofa, gosto desse tipo de arte, mas só depois de ler a sua resenha que me interessei mais a conhecer a estória da Mira.
    Também me acho bem timida, acho que vou me identificar com a protagonista.

    ResponderExcluir
  5. Ai, minha nossa, o que é um coração de alcachofra?? Preciso ler e descobrir u.u!!
    Eu simpatizei com a história e acho que já gostei da Mira ^^. Essa capa é super meiga e eu adorei a forma como a fizeram.
    Fiquei curiosa e interessada no livro, de verdade. Me pareceu uma leitura leve é rápida, mas não menos interessante.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações