19 de jun de 2015


[Resenha] Vango : Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle

Ficha Técnica

Título: Vango: Entre o Céu e a Terra
Título Original: Vango: Entre ciel et terre
Autor: Timothée de Fombelle
ISBN: 978-85-06-07748-1
Páginas: 360
Ano: 2015
Tradutor: Maria Alice Sampaio Dória
Editora: Melhoramentos
16Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Resenha


Recebi esse livro como parte da ação de divulgação do livro pela Editora Melhoramentos, mas não tinha ideia de que o livro me conquistaria dessa forma. A narrativa de Fombelle mistura história real e ficção de uma forma brilhante.

Vango é um garoto de 19 anos e tudo em volta dele é um mistério. Logo no início, encontramos o personagem em Paris e uma perseguição é iniciada. E daí a gente se pergunta: Por que ele está sendo perseguido se o garoto estava na frente da Catedral de Notre-Dame para ser ordenado Padre? Para aumentar a lista de perguntas, a fuga não se dá pelas ruas parisienses e sim para cima, ele começa a escalar a catedral e do nada, desaparece.

Com uma narrativa não-linear, descobrimos que Vango apareceu em Salina (parte das Ilhas Eólias) quando tinha 3 anos, em 1918 com sua babá, Mademoiselle e que ninguém sabia absolutamente nada sobre eles, afinal quem poderia explicar alguma coisa era a babá, que havia perdido a memória (será?!). A criança cresceu solta na pequena ilha, aprendendo a escalar, a cozinhar com sua babá, a se misturar na natureza. Além de tudo, vemos a natureza curiosa de Vango.

Esse fato o leva a percorrer o mundo, mas assim que sai de sua ilha, ele percebe que o mundo lá fora é encantador e perigoso. Com apenas um nome e um endereço, Vango vai para o mundo e lá ele passa a interagir com muitas pessoas, coisa que ele não fazia em sua ilha, onde conversava apenas com Mademoiselle.
Vango avançava na vida apagando seus rastros. Ele não chamava mais isso de paranoia e, sim, de sobrevivência.
Pág. 167
Alternando a narrativa, conhecemos outros personagens que descobriremos ser cruciais na estória. Ethel é uma garota fascinante, escocesa, diferente da maioria das garotas de sua idade, anda por aí dirigindo seu carro em alta velocidade. Hugo Eckener, alemão, dono da Sociedade Zeppelin, a empresa proprietária do dirigível Graf Zeppelin. Padre Zéfiro, francês refugiado. E esses são apenas alguns dos personagens mais intrigantes que temos no livro.
- É porque mudamos de opinião que conquistamos o céu, sabe disso, Herr Kreisleiter. Um pequeno conselho de um homem sábio: nunca irá muito alto se não mudar de opinião.
Pág. 78
Incrível como, alternando entre os fatos históricos reais, Fombelle cria a estória de Vango, incluindo a atmosfera do mundo pós-primeira guerra mundial e pré-segunda guerra. O mistério está presente no livro do início ao fim e vou logo dizendo que não termina por aqui. Algumas coisas são descobertas ao logo da narrativa, mas, o romance foi dividido em dois livros, sendo o próximo Vango: Um Príncipe sem Reino.

Não há como não indicar o livro, tenho certeza de que gosta de mistério, narrativa ágil, vai se deliciar com a estória de Vango. A diagramação do livro está impecável, não encontrei um só erro. Uma novidade, pelo menos para mim, foi a cor utilizada para a fonte, quase vermelho e foi uma experiência satisfatória para a leitura.

Agora curtam o booktrailer enquanto esperamos o próximo livro ser lançado.



Comentários
3
Compartilhe

3 comentários:

  1. Olá, Lay.
    Já estou com meu exemplar aqui em casa e tenho certeza que vou gostar bastante do que vou encontrar, principalmente porque adoro narrativas não-lineares e que envolvem ficção com fatos históricos/reais. Só essas características já são suficientes para me atrair.
    E se o autor ainda possui uma escrita maravilhosa, melhor ainda.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo Marcos, você vai adorar, me surpreendeu bastante, maravilhoso!!!!

      Excluir
  2. Achei muito interessante essa mudança da cor da fonte, porque não lembro de ler algum outro em que não fosse preta. Já chamou a minha atenção. Mas saber que tem esses elementos de misturar ficção com fatos reais me animou ainda mais. Foi pra lista!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações