26 de jul de 2015


[Resenha] As mentiras do zodíaco: 13º O signo da serpente - Marcelo Jucá

Ficha Técnica

Título: As mentiras do zodíaco - 13º O signo da serpente
Autor: Marcelo Jucá
ISBN: 978-85-8297-153-6
Páginas: 190
Ano: 2014
Editora: Patuá
17Já disseram por aí: Todo mundo mente! E Gael vai descobrir que mentir pode ser mesmo o melhor remédio. Um pouco de aventura. Um pouco de mistério. Sempre com humor. O garoto enfrenta o medo, a fantasia e corre para enganar a morte e salvar o avô doente.

Resenha


Quando fui contatada pelo Marcelo para participar do Book Tour do livro gostei de cara da sinopse, pois curto bastante o que envolve o assunto zodíaco. Então aqui estou, para falar um pouco sobre esse infanto-juvenil nacional.

O livro conta a estória de Gael, um jovem de 15 anos, grande admirador do céu e de seus mistérios que no momento passa por uma fase complicada em sua vida: encarar a doença de seu avô, que é o parente de quem ele mais gosta. 
Não sonhava em ser astronauta, mas gostava mesmo lá de cima. Eram tantas perguntas sobre tudo, de onde viemos?, para onde vamos?, como tudo começou? como tudo vai terminar?, o que é o tempo?, onde está o espaço?, e no meio deles? - viram só?, tantas perguntas a se fazer e sempre a se perguntar se descobriria as respostas na imensidão do céu.
Pág. 11
É em um desses momentos que uma luz invade seu campo de visão e uma serpente se materializa, vinda do céu. Ela se intitula representante do Serpentário, a 13ª constelação.
- Sim, sou a constelação escondida, ignorada, misteriosa, esquecida. Fico depois de escorpião e só consigo brilhar com mais intensidade entre 29 de novembro e 17 de dezembro.
Pág. 09
A serpente faz uma proposta à Gael, ele deverá procurar um representante de cada signo e fazer com que essas pessoas contem três mentiras. Conseguindo isso, ela irá curar seu avô. Sim, parece loucura, ouvir uma proposta de uma serpente e sair para cumprir a missão solicitada por ela, mas Gael não mede esforços para salvar seu avô, que está de cama.

Intercalado à estória de Gael em sua aventura, temos uma breve descrição dos signos, levando muito mais para o lado lúdico, eu curti, mas acredito que, como o livro é para crianças que estão em formação de sua própria identidade, isso pode ser mal interpretado.

Confesso que me perdi na segunda fase dos desafios (quem ler entenderá o que quero dizer), mas ainda assim curti a estória e a questão do "novo signo" tem fundamento e é explicada no final do livro.

Quem já leu??? O que acharam??

Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Eu confesso que não gosto muitos desses assuntos de Zodíaco, signos, essas coisas, então esse livro não me despertou o interesse, mesmo gostando muito de sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Layane, não curto sobre esses assuntos de Zodíaco, mas depois que li sua resenha achei bem intrigante, por Gael sair por aí procurando as mentiras de cada um deles (Zodíaco).
    Por enquanto vou deixar marcado esse livro para ler mais futuramente.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lay.
    Gostei da premissa do livro. Mesmo sendo um juvenil, certamente daria uma oportunidade. Ainda mais porque fiquei curioso com essa proposta das "mentiras". Quero entender isso melhor, assim como a tal 13ª constelação.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal!
    Sou o autor do 'As Mentiras do Zodíaco', e fico cada dia mais feliz em ver como o livro está sendo comentado em blogs tão legais como o da Layane!

    Como destacou a Layane, o livro todo é baseado na questão da mentira e o zodíaco serve como pano de fundo mesmo, o que é muito bacana para se tratar com o público.

    Se vocês se interessarem, podemos marcar um segundo Book Tour. Vamos nessa? Basta me escrever que organizamos um outro bem legal!


    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da sua resenha mas a sinopse do livro não me chamou a atenção.
    Legal ver tb o comentário do autor!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Que maluca essa história de sair por ai procurando pessoas de determinados signos e fazer elas contarem três mentiras.Mesmo sendo loucura foi isso que me chamou atenção,não curto muito infanto-juvenis mas esse parece seguir por um caminho bem bacana,mesmo você tendo se perdido um pouco kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Também curto muito zodíaco, o livro parece ser bem interessante, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações