21 de jul de 2015


[Resenha] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Ficha Técnica

Título: Uma Longa Jornada
Título Original: The Longest Ride
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8041-195-9
Páginas: 361
Ano: 2015
Tradutor: Maria Clara de Biase
Editora: Arqueiro

16Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Resenha


Amor verdadeiro. Uma Longa Jornada foi lançado nos EUA e no Brasil em 2013 e relançado com a capa do filme em 2015 pela Editora Arqueiro. O último livro publicado de Sparks, até o momento, conta duas histórias de amor que se cruzam. Ira e Ruth, Sophia e Luke, vidas que se misturam, alguns segredos, o sentimento de culpa por coisas do passado e muito amor, como um bom romance de Nicholas Sparks deve ter.

Arqueiro_parceria522Ira é um homem de 91 anos, sozinho e com alguns problemas de saúde que tenta lidar há 9 anos com a morte de sua alma gêmea, a sua esposa Ruth. Um amor puro, verdadeiro que não parece ter fim, mesmo com o falecimento de Ruth. Muito pelo contrário, a sensação é de que Ira nunca deixará de nutrir esse amor por Ruth. Quando estava viva, Ruth e Ira sentiam um pelo outro um amor calmo e cheio de admiração. Aquele sentimento de pertencer ao outro sem virar uma propriedade. 

Luke é um caubói que vive com sua mãe na fazenda da família, não possui riquezas e faz de tudo para ajudá-la. Tem alguns segredos, coisas que mexeram muito com a sua vida, mas não se abateu por completo. E quando Sophia entra na sua vida, vai percebendo que há muita coisa para aprender e que pode ser feliz apesar de tudo. Sophia é uma garota que já passou por momentos difíceis e que também enxerga em Luke a possibilidade de traçar o seu futuro. 

Alternância de pontos de vista está presente, então conhecemos um pouco dos pensamentos dessas personagens. O livro nos introduz com o acidente de carro de Ira, que consegue se manter consciente através da presença do espírito de sua mulher Ruth. A força do amor desse homem por sua mulher. E vice-versa. Um amor sem cobrança e com muito respeito. Acredito que os dois formam um dos melhores casais já escrito por Sparks. 
Foi assim que tudo começou. Não é uma história emocionante de aventura ou tipo romance de conto de fadas dos filmes, mas pareceu uma intervenção divina. Ruth ter visto algo especial em mim não fazia sentido algum, mas fui inteligente o bastante para aproveitar minha oportunidade. P.67
Sophia passou por uma desilusão amorosa que mexeu muito com a sua forma de enxergar as suas razões de se estar viva. Ela encontrou em Luke, mesmo envolto de segredos, uma segurança que não teve em seu relacionamento passado. Companheirismo é a palavra que define esse casal tão diferente. Luke tem muitos problemas, financeiros e em sua vida familiar, e encontra em Sophia esse amor libertador que os une.
Agora mais perto, Luke registrou o verde incomum de seus olhos e a precisão suave de seu modo de falar, um som que o fez pensar em lugares distantes. Por um momento ficou sem palavras. P.43
Um livro sincero, de amores possíveis na vida real e de superação. Nicholas Sparks sabe exatamente como emocionar os seus leitores com suas histórias. Sempre comento que o autor escreve personagens que podemos encontrar em nosso cotidiano, não são tão impossíveis. Além das situações vividas pelas personagens que se assemelham a vida real. Essa característica o torna tão popular, em minha opinião. Uma Longa Jornada me surpreendeu e espero que o filme seja tão bom quanto o livro. 
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Ele é o meu preferido do Sparks, a forma como as histórias se cruzam é muito interessante, e os protagonistas são muito envolventes. Ainda não vi o filme, mas espero que seja tão bom quanto o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de Uma Longa Jornada. Um livro bom de se ler e com final surpreendente. Espero também que o filme não decepcione.

      Excluir
  2. Ainda não li o livro, estou tentando comprar (frete ta tão caro!!). Tenho o filme aqui no pc á dias e queria ler o livro antes do filme, mas não sei por quanto tempo vou resistir kkk. Ouvi maravilhas desse livro de Nicholas, mas qual livro dele não é bom? Espero lê-lo em breve.
    Abçs Auri!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Auri.
    Apesar do livro ter te tocado, eu não leria. A premissa não me agrada e eu tenho um enorme problema com a escrita do Nicholas Sparks. Mas é bom saber que o livro alcança seu objetivo com parte dos leitores.
    A única coisa que achei interessante foi a alternância dos pontos de vista; gosto disso nos livros.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Ameei o livro, porém ñ gostei do filme... :/ uma pena pq amo os livros do Tio Nich e oa filmes tbm, mas esse eu ñ gostei msm...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã assumida do Nicholas mas esse eu ainda não li
    Tô uma lista imensa mas esse tá no meio!
    Achei a sinopse bem interessante e sua resenha tá muiiiiiiito boa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Eu adoro o Nicholas mas dei uma pausa nos livros dele por que sempre me emociono,esse é um dos que eu ainda não li e morro de medo de eu me apegar aos personagens e no final eles terem aquele desfecho triste.Espero que o filme seja assim tão belo,pois nunca vi e se já tivesse visto não ia ter com o que comparar .
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações