9 de ago de 2015


[Resenha] Brilhantes - Marcus Sakey

 

Ficha Técnica

Título: Brilhantes
Título Original: Brilliance
Autor: Marcus Sakey
ISBN: 978-85-01-05274-2
Páginas: 472
Ano: 2015
Tradutor: André Gordirro
Editora: Galera Record
bananaA partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.

Resenha

Crianças com um nível de inteligência acima do esperado começaram a nascer a partir de 1980. Chamados de Brilhantes, que dá nome ao primeiro livro, essas crianças são recrutadas pelo governo estadunidense para servirem como "fieis soldados" da nação. Soldados estes com um poder de inteligência inimaginável e que traziam um certo medo ao restante da população, os não brilhantes não sabiam como essas pessoas de QI tão elevado poderiam se comportar no futuro. Se o fato de serem tão inteligentes pudesse também contribuir com coisas negativas.

Selo-Parceiros-Galera JuniorNick Cooper é um dos brilhantes. Trabalha no Departamento de Análise e Reação (DAR), um agente treinado para identificar e capturar terroristas igualmente inteligentes. Ou seja, pessoas que se enquadram na classificação de brilhantes e que por algum motivo decidiram não passar pelos testes do governo para se tornar um brilhante. E por subverter esse governo são consideradas terroristas. O alvo de Nick é inteligentíssimo e promete começar uma guerra civil e causar o terror no país.

Além da vida difícil de ser um brilhante, Nick também precisa lidar com a possibilidade de um dos seus filhos ser brilhante. Com uma ex-mulher e dois filhos, Cooper sabe que se sua filha for testada e der que é uma brilhante, isso significaria que a criança seria retirada de todo o convívio com a família, amigos e uma vida normal para se dedicar aos interesses do governo.

Primeira vez que ouvi sobre o livro de Marcus Sakey foi no Mochilão da Record, promovido pelo Grupo Editorial Record e fiquei curiosa para acompanhar e entender o universo criado por Sakey. Brilhantes, primeiro livro de dois volumes, te apresenta um mundo que tem medo, um mundo que vive esperando ataques e que ao mesmo tempo que repudiam os brilhantes, enxergam que a solução de muitos problemas estão neles. Um livro cheio de detalhes e que demanda uma atenção maior. Cada acontecimento está ligado a um fato que possivelmente já foi citado ao decorrer da história. Agora é esperar pela continuação e descobrir quais decisões serão tomadas por Nick.

Comentários
14
Compartilhe

14 comentários:

  1. Acho que a maioria das pessoas que foram ao Mochilão da Record, assim como eu, ficaram encantados e ansiosos pra ler alguns livros em especial. Esse foi um deles, e depois que fui lendo algumas resenhas, junto a essa a ansiedade só aumenta, esse é o único que ainda não tenho nem físico, nem em PDF, dos que eu mais desejei no dia, mas está na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro. Amo distopias, e sei que vou me surpreender muito com esse livro, e estou super curiosa para conhecer o mundo que o Marcus criou. Também nunca tinha ouvido falar do autor. Com certeza vou ler esse livro. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Auri!!
    Eu nunca tinha ouvido falar do autor - principalmente porque aqui na minha cidade não teve o mochilão de Record -, mas tenho bastante curiosidade em relação a este livro, já que é uma coisa totalmente nova quanto ao tema abordado.
    Pelo menos, nunca vi ninguém escrever sobre crianças super inteligentes ou superdotadas.
    Beijos!!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Auri!!
    Eu nunca tinha ouvido falar do autor - principalmente porque aqui na minha cidade não teve o mochilão de Record -, mas tenho bastante curiosidade em relação a este livro, já que é uma coisa totalmente nova quanto ao tema abordado.
    Pelo menos, nunca vi ninguém escrever sobre crianças super inteligentes ou superdotadas.
    Beijos!!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha.
    Acho linda demais a capa desse livro, e a história super interessante, diferente de tudo que já li, achei super interessante o escritor falar sobre super inteligência e essas coisas.
    Adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro Brilhantes para mim foi uma surpresa. Nao esperava que a sinopse já me deixasse tao curiosa e com a resenha acho que a vontade aumentou mesmo para ler e entender esse mundo de seres evoluídos e com poderes.
    Me lembrou algo como X-man, mas um pouco mais real talvez.
    Cooper me pareceu um personagem bem construídos e creio que vou gostar dele e de suas escolhas no decorrer de tudo.
    Adorei o modo como deixou a sua opinião, espero que mais gente queira ler tb.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Auri.
    A capa não me empolgou muito, mas após ler a sinopse e algumas resenhas, senti que precisava ler esse livro.
    A premissa é boa, com essas pessoas muito inteligentes. E também foge um pouquinho do padrão das distopias. Além disso, também ganha pontos por não ser uma série interminável.
    Já quero ler, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Auri!
    Gosto quando um livro traz seres com poderes, é uma ficção e me parece muito bem escrita.
    Muita vontade de ler mesmo.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. A cada resenha que leio desse livro mais minha vontade de le-lo aumenta. Achei bem legal a ideia dos personagen terem poderes, meio que lembra ex-men. A capa é muito linda e ele já está desde o lançamento na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei esse livro quando apresentado no Mochilão, mas como foram muitos, perdi o controle de alguns e não gravei todos os nomes, só os que me marcaram mais, depois de ler essa resenha, vou acrescentá-lo na minha lista pra ser lido.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante da premissa deste livro, as resenhas foram todas muito positivas que li dele. Apesar de não ser meu estilo favorito, se tiver a oportunidade lerei sim!
    A capa é linda, e também estou precisando mudar os ares de leitura rs
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está nos meus desejados desde o lançamento. Não sou muito fã de distopias, mas como esse chamou a minha atenção, mal posso esperar para fazer a leitura. Adoro esses detalhes que me deixam vidrada na leitura. Acho que esse é um dos que só largo quando acabo. kkkkkkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. E é por esse motivo que se deve ter cuidado de seus poderes, é perigoso. Achei o livro muito interessante, isso nem preciso dizer já que está em quinto lugar na lista de lançamentos mais desejados.
    Eu achei Brilhantes um livro Brilhante

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações