22 de set de 2015


[Resenha] Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld

Ficha Técnica

Título: Onde Canta os Pássaros
Título Original: All The Birds, Singing
Autor: Evie Wyld
ISBN: 978-85-66636-52-9
Páginas: 256
Ano: 2015
Tradutor: Leandro Durazzo
Editora: DarkSide® Books
16No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção.

Resenha


Em uma pequena ilha em algum lugar da Inglaterra, Jake White encontrou o seu refúgio. Morando em uma fazenda sozinha, Jake, que é uma garota apesar do nome masculino, cria um rebanho de ovelhas. Obtendo seu lucro através da venda de lã e de carne, a jovem é praticamente uma forasteira na cidade. Ela evita se misturar com os moradores locais, que sempre lhe jogam olhares curiosos, principalmente pelo fato de Jake ser uma mulher solteira tomando conta de seu próprio negócio.

Mas, de repente, as ovelhas de Jake começam a aparecer mortas. Como se não bastasse abater seus animais, a pessoa ou a coisa por detrás dos ataques estraçalha as carcaças, deixando as pobres ovelhas irreconhecíveis e banhadas de sangue. A solução então é aumentar a proteção da fazenda: avisar ao sargento, montar as armadilhas de raposas e manter seu cão de guarda, o Cão, sob vigilância extra.
Podia ter sido o ar, o vento. Podiam ter sido as ovelhas se virando para me olhar, ali na escuridão. Ou algo saído do mar que se arrastara pela trilha em minha direção. Mas não. Era apenas a noite, como eu já vira milhares de vezes antes, sozinha.
Pág. 67
Apesar de toda precaução tomada, a jovem Jake começa a ficar bastante perturbada. Suas ovelhas continuam sendo atacadas, e sua desconfiança sobre quem seja o verdadeiro culpado só aumenta. Enquanto tem que lidar com esse grande problema na fazenda, Jake precisa arrumar tempo para enfrentar seu passado e todos os tormentos e assombrações que deixou para trás. Mas enquanto não encontra uma solução, tanto para sí e quanto para as ovelhas, Jake terá que aprender a lidar com todo sangue que ainda virá a ser derramado.

“Onde Cantam os Pássaros” é uma obra magnífica da autora Evie Wyld. Premiada por diversas obras, inclusive por esta a qual resenho, Wyld se mostra uma escritora de estilo clássico. Suas personagens são profundas e sua narrativa é cativante, tudo isto de uma forma bastante rústica, com cara de clássico literário mesmo, daqueles que todo mundo conhece e que sobrevive através das décadas.
[...] Saio da cama e faço flexões no escuro. Quando meu braço já não suporta meu peso, faço abdominais e finalmente me arrasto para a cama. Conforme pego no sono, um pássaro grita na noite, soando como uma sirene.
Pág. 135
A narrativa do livro é bastante desafiadora. Os capítulos ímpares são a história atual de Jake, cuidando da sua fazenda, enquanto os capítulos pares narram o passado conturbado da nossa heroína. O curioso destes capítulos pares é que a escritora os conta de trás pra frente. É sensacional! Exige bastante da atenção do leitor, logicamente, porém a técnica cria toda uma atmosfera de suspense ao livro. É como se tirássemos diversas camadas de Jake, descobrindo um pouquinho de sua vida aos poucos, um processo que demanda bastante paciência, devido a delicadeza da situação.

Eu ainda não sei definir muito bem qual é o estilo literário de “Onde Cantam os Pássaros”. Eu ousaria dizer que é uma mistura de thriller psicológico com fantasia. Enquanto mergulhava nos mistérios da vida de Jake, me senti acompanhando mais um excelente filme do conhecido diretor e escritor de cinema M. Night Shyamalan. Por sinal, eu diria que a obra de Wyld me recorda de uma forma bastante positiva três filmes de Shyamalan: “Sinais” (2002), “A Vila” (2004) e “A Dama na Água” (2006). Para quem conhece algum desses filmes, deve saber que mistério e fantasia se unem para narrar belíssimas e perturbadoras histórias.
“Eu não sou uma mulher histérica.”
“Não, mas não vai ajudar em nada se você resolver que existem monstros na mata. Este é um lugar ermo, há uma porção de animais que você não conhece…”
“Eu conheço todos os animais.”
Pág. 212
Com uma história delicada e ao mesmo tempo bastante profunda, “Onde Cantam os Pássaros” é um dos melhores romances publicados pela Darkside Books que já tive a oportunidade de ler, senão o melhor. Este é um livro diferencial, bastante reflexivo, que exige que o próprio leitor seja um participante ativo da narrativa. Para fechar com chave de ouro, a capa não poderia ser mais bela. Uma incrível capa para um excelente livro. Se continuar escrevendo livros desta qualidade, só vejo motivos para Evie Wyld ouvir nada que não seja o canto dos pássaros.

Comentários
17
Compartilhe

17 comentários:

  1. Olá, Tácio.
    A premissa desse livro é bem interessante, principalmente porque além do mistério que ronda a obra, podemos conhecer o passado da protagonista, o que eu adoro. Além disso, quero conferir essa estratégia da autora de conta a história de trás para frente.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tácio!

    Confesso que comprei esse livro apenas pela capa e logo depois me disseram uma coisa deveras "engraçada": "Ana, não se deixe enganar pela capa bonitinha, não é nada disso que você está esperando" e pelas resenhas que estou lendo, é isso mesmo! Amo narrativas que intercalam entre passado e presente, mas espero não encontrar muita dificuldade nesse negócio de a autora contar a história de trás para frente.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      A capa é linda, né?!
      Depois me conta o que achou do livro.

      Beijos

      Excluir
  3. Uma capa tão lindinha e fofinha, mas, sendo da Darkside é de se esperar que venha outra coisa, amei a premissa do livro, e mesmo conhecendo o lado sombrio da editora, nunca li nenhum dos seus livros. Gosto de estórias profundas, acho que são as que mais mexem comigo, é um livro que vale a pena ir pra minha lista.

    ResponderExcluir
  4. "cão de guarda, o 'Cão'" nome bem criativo hahahah
    Achei genial essa organização dos capítulos.
    Creio que nunca li nada da Darkside e pretendo que este seja o primeiro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      kkkkk criatividade nível mil! Mas eu admito que gostei do nome =P
      Os livros da Darkside valem muito a pena, se eu fosse indicar um dos romances pra você começar, sem dúvidas seria "Onde Cantam os Pássaros".
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Tácio,
    Gosto muito de leituras que intercalam presente e passado, mas confesso que ainda não li nada que conta a história de trás para frente, só espero não ter dificuldades rsrs. Achei meio curiosa a vida da Jake.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larrisa,
      Nos primeiros capítulos é mais fácil ficar perdido, pois você não sabe que está intercalando passado e presente. Mas depois fica fácil =D
      Beijão

      Excluir
  6. Oie
    A Dark Side sempre arrasa em suas publicações.Eu vi algumas divulgações sobre esse livro mas não parei pra avaliar sobre o que se fala.Achei o enredo bem diferente,não é sempre que vemos uma mulher que cria um rebanho de ovelhas e no começo da resenha achei que o livro era de terror.E achei bem bacana essa divisão de capítulos que a escritora fez,faz com que prestamos mais atenção mesmo para obter todas as informações possíveis da personagem.Com certeza vou dar uma procurada em outros livros dela,já que até agora eu não a conhecia.

    ResponderExcluir
  7. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, curto muito um thriller psicológico.

    ResponderExcluir
  8. um livro tão bom assim e com uma capa maravilhosa como essa tinha que ser feita pela editora Darkside! adorei a resenha e já to super curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Isso para mim não parece romance não,parece mais um thriller ou suspense. E eu não gostei muito da capa e a estória também não me pareceu ser o meu estilo de leitura,mas também só pelo desenho do esqueleto na capa dá para ter uma noção que seria meio sombrio o livro.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da capa, mas não me interessei pela história do livro, não faz parte do meu gênero literário.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, nao conheci o livro e depois de ler a resenha me vi mto interessada pela obra de Evie Wyld, fiquei doida pra saber oq ou quem está matando as ovelhas e qual o rumo que tomou Jake para enfrentar essa situação tensa.
    viver sozinha nao é facil, mas qdo se tomar essa decisão tem q ser corajosa mesmo.
    Dark Side é uma das minhas editoras preferidas e esse eu vou ler com certeza.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Tácio!
    Thrillers psicológicos misturados a fantasia é como goiabada com queijo, bom demais de ser degustado.
    Fiquei impressionada com o mote do livro e a capa, apesar de um tanto sinistra, é até bonitinha.
    A DarkSide tem trazido bons títulos e que me deixa encantada.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Sinais eu já assisti e adoro, então se há uma leve semelhança no quesito histórias belas e um pouquinho perturbadoras, sei que vou amar de paixão. A resenha está incrível, porque ao mesmo tempo que nos dá uma noção do que vamos encontrar, também me deixou morrendo de curiosidade de fazer a leitura. Foi direto para a minha lista!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações