18 de out de 2015


[Resenha] O Reino Secreto de Todd - Louise Galveston

Ficha Técnica

Título: O Reino Secreto de Todd
Título Original: By The Grace of Todd
Autor: Louise Galveston
ISBN: 978-85-8163-565-1
Páginas: 253
Ano: 2015
Tradutor: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
41COMO FOI QUE ELE SE TORNOU UM DEUS POR ACIDENTE? INGREDIENTE A: meias esportivas muito usadas; INGREDIENTE B: imundicie do GRANDE e Poderoso TODD (em pessoa)! INSTRUÇÕES: deixar embaixo da cama por meses e meses. NÃO ARRUMAR O QUARTO. Mas atenção! Quando o valentão da escola, Max Loving, coloca em risco o futuro da minúscula civilização toddliana, Todd terá que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar essa raça que ele mesmo criou sem querer. Perfeito para os fãs de livros de aventura que saem da mesmice, O REINO SECRETO DE TODD vai fazer você rir bem alto. Descubra o que acontece quando você deixa a roupa suja jogada no chão...

Resenha


“O Reino Secreto de Todd” é um livro voltado para o público infanto-juvenil e que aborda temas importantes como amizade, coragem e responsabilidade. Na obra iremos conhecer um menino de 12 anos chamado Todd, que adora brincar e se divertir, mas nunca acha tempo para arrumar o seu quarto ou cuidar de seu bichinho de estimação.

Selo-Parceiros-Novo-Conceito42222322Porém, a vida de Todd muda completamente no dia em que sua mãe lhe obriga a arrumar a bagunça de seu quarto. Embaixo da cama, o jovem rapaz descobre uma meia tão suja e mofada ao ponto de criar um novo tipo de vida: os Toddlianos. Minúsculos como insetos e quase invisíveis a olho nu, essas criaturinhas que nasceram na meia de Todd são afáveis e extremamente devotas ao seu criador... Mesmo quando ele se prova incapaz de tomar conta delas.
– Inacreditável – disse. Depois bateu na minha mão com tanta força que eu achei que meu braço se quebraria.
– Você percebe o que fez, Todd Butroche? Você criou vida com pura sujeira!
Pág. 39
Irresponsável do jeito que é, Todd deixa os Toddlianos entrarem em um grande apuro. Para adquirir popularidade na escola e se tornar respeitado pelos colegas, Todd acaba entregando sua meia suja para um dos mais cruéis e malvados caras do sexto ano escolar, em prol de participarem juntos de uma feira de ciências. Acreditando que assim será finalmente popular, Todd, apesar de temeroso, abre mão de um povo que é de sua responsabilidade, por mero status social.

Daí em diante, iremos acompanhar as aventuras e confusões que Todd irá se meter para tentar reconquistar o seu mini-povo. No meio do caminho haverá brigas, impedimentos, decepeções e tudo que você possa imaginar, para dificultar o resgaste por parte de Todd. E apesar de a solução ser bem simples, está é uma lição que nosso personagem principal precisa passar para finalmente crescer e aprender a ter responsabilidade.
Lewis não precisou ouvir aquilo duas vezes. Ele subiu por trás da minha orelha antes que Max fechasse a torneira.
– Obrigado, Grande Todd – disse ele. – Sabia que podia contar com você.
– Ah, claro – respondo. – Bom saber disso.
Pelo menos um de nós sabia que podia contar com o outro.
Pág. 129
“O Reino Secreto de Todd” foi escrito por Louise Galveston, que é um pseudônimo de uma escritora norte-americana. Sua narrativa é simpática e bem clara, para que o jovem público possa compreender. Ela opta por escrever sob a ótica de Todd, mesclando com alguns capítulos sob a ótica de alguns Toddlianos. Os capítulos em sí são curtos, o que deixa a leitura fluir facilmente em poucas horas com o livro em mãos.

O enredo da história apesar de peculiar, já foi bastante discutido em filmes, por exemplo, onde criaturas ou até mesmo humanos, precisam conviver em um universo extremamente reduzido no quesito tamanho. Acredito que os ensinamentos que o livro aborda, sob uma perspectiva divertida e humorada, faz com que os jovens leitores possam absorver algo de bom, ao mesmo tempo que estão entretidos.
– Talvez ele precise de um amigo – disse Lewis. – Ninguém deveria passar por esta vida sozinho.
Pág. 141
Este é mais um lançamento do selo #Irado, que mais uma vez entrega uma edição de capa dura e muito bem diagramada, que com certeza agradará os leitores. Continuem publicando seus livros com essa qualidade e carinho. Aproveito a chance para comparar “O Reino Secreto de Todd” com outro livro da #Irado que li, “O Grande Ivan”, que apesar de ser também uma escrita voltado para um público mais jovem, consegue abordar temas importantes para a moldagem do caráter infanto-juvenil, e que mesmo assim também consegue agradar os mais grandinhos.

Não nego que “O Grande Ivan” é muito mais maduro e bem escrito do que este livro ao qual resenhei, mas é importante ressaltar a importância deste tipo de livro para o mercado, como produto de entretenimento e ao mesmo tempo de educação. Em uma época onde cada vez menos temos fábulas, nossos jovens leitores precisam encontrar na leitura uma nova vertente de aprendizado.

Compare e Compre

Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Super curti a sinopse deste... que já conseguiu me fazer rir.

    Me lembrou um livro que li recentemente, também para público infanto-juvenil - Manual de Sobrevivência Familiar, de Ivan Jaf (autor brasileiro). Se não leu este, fica a dica. É uma leitura super rápida e gostosa. Ao menos eu achei. Os comentários que ouvi sobre este autor, também são muito bons!

    Tanto pela sinopse, quanto pela resenha, dá pra perceber que é um livro divertido, e que seria um ótimo passa tempo. Com certeza vai para minha lista. ;)

    ResponderExcluir
  2. Amo livros infanto-juvenis e principalmente livros que auxiliem na mudança de comportamento, quando há necessidade, estes livros sempre nos deixam mensagens legais, e que levamos para a vida, sem contar que ele tem um quê de comédia, que me agrada bastante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tácio.
    A premissa é bem interessante, principalmente para os leitores mais jovens. Afinal, além de entreter, apresenta boas lições de moral, o que ajudará na formação educacional.
    Por tal motivo, leria, como certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Olá ...
    Apesar de gostar muito de infanto juvenis , acho que não lerei esse :(
    Não consegui agradar da sinopse .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse genero de livro, eles sempre tem uma forma incrivel de me surpreender, eu tive a chance de conseguir esse livro, mas acabei escolhendo outro pois nunca visto falar dele, me arrependo pois tenho certeza de que irei gostar

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais o blog mostrar outros tipos de livros, não leria o livro, pq nao sou mto fã desse tipo de literatura.
    Na hora que vi a capa pensei mesmo no livro O Grande Ivan e depois vc acabou comentando sobre ele, hehe.
    Acho que para os jovens seria uma boa o livro, para ensinar algumas coisas como responsabilidade, amizade, correr atras das coisas...
    Legal terem feito essa versao linda em capa dura.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. gosto bastante desses tipo de livro e fiquei interessada em ler, já O grande Ivam já ouvi falar dele e soube que um ótimo livro, gostei bastante da tua resenha, espero conhecer mais livros desse tipo aqui no blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Bom, sinceramente não pretendo ler esse livro, pois apesar de eu gostar de livros com aventuras, lendo a sinopse e sua resenha, acredito que a história do livro não faça muito meu estilo de leituras, e por esse motivo não pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Se eu não tivesse lido a resenha, só pela sinopse eu desistiria. Gosto de livros que trazem mensagens engrandecedoras não só para os jovens, mas também para os adultos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Apesar de não pretender ler esse livro, lendo sua resenha vejo que é uma ótima dica pra quem gosta do gênero, até compraria pra minha afilhada que gosta bastante do gênero e também pelo enredo que assim espero que ela leia e goste.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. eu geralmente leio de tudo um pouco e já li livros dessa editora com o selo #irado, gostei da resenha, o livro parece ser bem divertido, uma ótima opção pra sair de uma ressaca literária!

    ResponderExcluir
  12. Normalmente não gosto de ler livros infanto-juvenil. Mas daria uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações