10 de jan de 2016


[Resenha] João & Maria - Neil Gaiman & Lorenzo Mattotti

Ficha Técnica

Título: João & Maria
Título Original: Hansel & Gretel
Autor: Neil Gaiman & Lorenzo Mattotti
ISBN: 978-85-8057-776-1
Páginas: 56
Ano: 2015
Tradutor: Augusto Calil
Editora: Intrínseca
17O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

Resenha



SELO BLOGO conto de “João & Maria” é conhecido por todos nós. Dois irmãos são abandonados na floresta pelos pais, devido a uma crise financeira causada pela guerra, e perdidos, ambos acabam encontrando uma casinha feita de doces. Na casinha existe uma bruxa, que almeja se alimentar do magrelho João, enquanto faz de Maria sua serva. Os meninos com inteligência e sagacidade, conseguem destruir a bruxa e escapar, voltando são e salvos para casa. Fim.
 A cabana do lenhador ficava longe das batalhas, mas o lenhador, a mulher, João e Maria sentiram o efeito da guerra. Eles tomavam sopa de repolho velho com pão amanhecido, agora duro feito pedra, e a família ia dormir com fome e acordava com mais fome ainda.
Pág. 11
Sendo um daqueles clássicos infantis, “João & Maria” é mais uma obra escrita pelos irmãos Grimm, responsáveis por grande parte dos famosos contos de fadas. Essa nova interpretação, escrita pelo aclamado e premiado escritor Neil Gaiman, modifica muito pouco da versão mais conhecida dos Grimm, enquanto o verdadeiro e exclusivo diferencial são as ilustrações feitas pelo italiano Lorenzo Mattotti.
Então, certa manhã, o pai anunciou que levaria os dois para trabalhar com ele.
Pág. 21
A edição é muito bonita: capa dura e de aparência brilhante, uma diagramação simples, mas trabalhada nas cores preta, branca e vermelha, que acaba dando o ar mórbido que a história carrega, e que funciona muito bem com o estilo mais obscuro de Gaiman e das imagens de Mattotti.
Uma voz veio de dentro, doce e divertida:
– Quem está mordiscando minha cabana? Será que é uma ratazana?
Pág. 33
Apesar de ser um admirador confesso de Neil Gaiman, essa edição de “João & Maria” não acrescenta quase em nada ao seu admirável leque de obras. A história pouco é modificada da original, as ilustrações de Mattotti são tão obscuras e raivosas que as vezes beiram o abstrato, dificultando seu entendimento – descobri que no computador as imagens são mais claras do que as impressas no livro. No mais, acredito que essa excelente e cuidadosa edição agradará mais os fãs de Neil do que qualquer outro tipo de leitor.



Ilustrações de Lorenzo Mattotti
Comentários
17
Compartilhe

17 comentários:

  1. Oi Tácio! João e Maria é um dos meus clássicos infantis preferidos. Ainda não me conformo em como eles conseguiram estragá-lo naquele filme: João e Maria - Caçadores de Bruxas. Mas enfim, me interessei bastante por essa recontagem, espero poder lê-lo em breve. Nunca li nada do Neil Gaiman, mas como todos elogiam tanto, tenho curiosidade. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Já li e assisti Coraline do mesmo autor e posso dizer que é fascinante como esse homem escreve. Adoro recontagens de contos de fadas e esse me interessa desde o dia em que preguei os olhos no lançamento *-* Neil Gaiman não faz coisa ruim, né? E tudo isso aliado à uma edição com ilustrações incrível está cada vez me conquistando mais. Adorei a resenha, abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tácio.
    Por não não ser uma obra que difere tanto do original, acredito que o atrativo especial seja a maravilhosa diagramação e essas ilustrações lindas. Um bom livro para se ter no estante, tanto pela beleza quanto por ser um clássico.
    Como não tenho outra versão do João e Maria e não ter lido nenhuma (conheço o enredo pela plataforma audiovisual), acredito que esse livro me agradará.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. O clássico João e Maria, gosto muito de contos infantis, ainda mais esse que fez parte da minha infância. Eu achei que ele ia manter a história mas iria dar algo à mais a ela, não sei ainda não o li. Mas tudo q vem do Neil é bom né!?

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos o clássico João e Maria é um dos meus preferidos e concordo com você a ilustração são muitos escuras mesmo atrapalha um pouco na imaginação mas como sempre você fez uma ótima resenha bjs.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dessas recontagens dos clássicos infantis,tenho quase todos inclusive esse...mas ainda não tive tempo de ler,agora vou passá-lo na frente de alguns..
    Sua resenha me empolgou bastante em fazer de João e Maria minha próxima leitura.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. não sei pq achei q fosse ter relação com o filme dos caçadores de bruxas. viajei totalmente agr hahah mas enfim parece ser bem legal a obra inclusive com as imagens

    ResponderExcluir
  8. Tácio!
    Gosto da releituras dos contos de fadas e pelo autor renomado, achei que o livro seria mais intenso e provocante que o original.
    As ilustrações estão mesmo bem escura (e macabras).
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse ainda não li, mas está na lista. Li a outra releitura do Neil Gaiman A bela e adormecida e adorei!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tácio.
    Acho que eu não leria esse livro. Eu não sou fã do autor ainda. Li só um livro dele até agora e não conseguiu me encantar, mas como sempre vejo os leitores falando bem de suas obras eu pretendo ler outros. Mas como você disse que esse livro não trás muito de novo da parte dele, acho que não será esse que eu irei ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Tácio.
    Acho que eu não leria esse livro. Eu não sou fã do autor ainda. Li só um livro dele até agora e não conseguiu me encantar, mas como sempre vejo os leitores falando bem de suas obras eu pretendo ler outros. Mas como você disse que esse livro não trás muito de novo da parte dele, acho que não será esse que eu irei ler.

    ResponderExcluir
  12. Oiiee, tudo bom?
    Confesso que quando vi a capa desse livro pela primeira vez lembrei do filme e achei que tinha algo ligado hahahahaha me enganei muito, achei esses desenhos bem sombrios, parece ser um bom livro, e como gosto de contos pretendo dar uma chance a ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gosto muito da historia de João e Maria e quando vi esse livro pensei que teriamoss uma historia diferente, mais vendo que segue a mesma historia do conto não me interessei muito mais adorei as ilustrações do Lorenzo que da um toque especial ao livro !!

    ResponderExcluir
  14. Oi Tacio!
    Nunca li nada do autor, mas ouço falar super bem dele, mas como relação a esse livro parece que uma unanimidade. Todos os blogs nos quais li resenha reclamaram pelas figuras serem escuras de mais dificultando a visualização do desenhos, tenho ele no Kobo e tbm achei um pouco difícil a visualização lá tbm.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Aposto bastante em releituras, todas que li foram muito bem feitas, e essa também parece muito boa, gostaria bastante de Lee! Obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  16. Conheço o clássico João e Maria, afinal quem não conhece?
    Confesso que não compraria o livro por não acrescentar quase nada, pensei que o autor escreveria uma nova versão ou acrescentaria algo a mais.

    ResponderExcluir
  17. João e Maria é uma história que faz parte da minha infância, li muitas vezes e sempre que aparece uma nova versão, gosto de acompanhar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações