22 de jan de 2016


[Resenha] A Tentação de Lila e Ethan - Jessica Sorensen


Ficha Técnica

Título: A Tentação de Lila e Ethan
Título Original: The Temptation of Lila e Ethan
Autor: Jessica Sorensen
ISBN: 978-85-8130-275-1
Páginas: 373
Ano: 2015
Tradutor: Karla Lima
Editora: Geração Editorial
16Na superfície, Lila Summers é impecável: boa aparência, roupa cara e um grande e belo sorriso. Mas seu passado sombrio e seus segredos ainda mais escuros estão ameaçando acabar com sua fachada perfeita. Ela vai fazer de tudo para esconder o vazio dentro de si — o que a leva em situações que sempre acabam mal. Cada vez que ela chega ao fundo existe apenas uma pessoa que sempre está lá para pegá-la: Ethan Gregory. Ethan estabeleceu regras há um tempo: Lila e ele são amigos. Ele não é um cara de relacionamentos. Embora sua aparência de bad boy tatuado esteja bem longe da imagem de princesa de Lila, Ethan não pode negar que entre eles existe uma conexão mais profunda do que ele está acostumado. Se ele não for cuidadoso, ele corre o risco de se apaixonar — e ele aprendeu da pior forma que se apaixonar só leva a desilusão. Quando Lila cai mais longe do que jamais caiu, Ethan continuará ajudando-a apenas como um amigo? Ou será que ele também está perto de cair... por ela?

Resenha

Terceiro livro da série Segredo, da autora Jessica Sorensen, A Tentação de Lila e Ethan é o livro dos dois melhores de Ella e Micha, respectivamente. Quem leu os livros anteriores e nunca se perguntou mais detalhes da vida dos dois? Personagens que tiveram grande responsabilidade no romance entre Ella e Micha. 

Geração 2014Lila é uma garota que todos julgariam como perfeita. Nascida em uma família rica, sempre teve todo o conforto e estabilidade que o dinheiro proporcionar, mas nunca se sentiu amada por sua família. Família esta que vive de aparência e é completamente desestruturada. Como a própria Lila diz seria um terrível escândalo se as pessoas soubessem o que realmente acontece entre aquelas paredes. Assim como sua irmã, Lila nunca teve uma base familiar, não teve alguém que lhe orientasse quando jovem e quem a amparasse em momentos de dor. Seus pais sempre muito críticos e hostis só se preocupavam em oferecer as filhas tudo aquilo que o dinheiro poderia comprar. 

A garota acostumada com essa falta de amor passou por uma situação horrível logo aos 14 anos. Não encontrando alguém que se importasse com seu bem estar em casa ficou suscetível a lábia de um rapaz que claramente só viria a lhe fazer mal. Lila nunca teve apoio de ninguém de sua família e a única coisa - e eles achavam que só tinha essa obrigação -, o único elo era o dinheiro que sustentava as suas festas, vícios e sua vida de consumo exagerado. Quando entra na faculdade tem a sorte de conhecer Ella, que tem seus problemas, mas que mostrou a Lila que nem todo mundo é ruim e interesseiro. 
Eu faria qualquer coisa, desde que refletisse a pessoa que eu realmente sou. Só que, no momento, eu não sei quem é essa pessoa. Só conheço o "eu" que a minha mãe criou. 
Pág. 08
Ethan Gregory é o perfil do garoto problema que passou por muita coisa ruim, chegou ao fundo do poço e conseguiu se reerguer. Melhor amigo de Micha, é através de Ella que conhece Lila. Os dois logo tiveram uma conexão. Sempre com brincadeiras e provocações e de certa forma Ethan era o único que enxergava que Lila representava um papel de menina fútil para agradar a sua família. Ethan também não tem uma das melhores famílias. Seus pais brigam o tempo todo, um pai violento e uma mãe que o teme e permanece em casa. Guarda um segredo, assim como Lila, sobre uma namorada do passado.

O protagonista se culpa por esse segredo e com medo de machucar outras pessoas mantem relações sem nenhum afeto. Lila também tem esse comportamento. E por mais evidente a tensão entre os dois e o desejo de estarem juntos, Ethan criou regras que o impediriam de ficar com Lila. Claro que a garota fica louca porque nenhum outro homem a "rejeitou" e aparece ele para mudar esse quadro. Em determinados momentos é frustrante não só para Lila mas também para o leitor que espera que eles dois fiquem juntos. É o grande salvador de Lila quando a menina vai parar na casa de homens desconhecidos que se envolveu em noites passadas. Prefere manter uma amizade que logo se transforma em algo mais intenso.
A ideia de de perdê-la me assusta absurdamente. Neste momento percebo que a Lila se tornou mais que uma amiga. Muito, muito mais.
Pág. 139
Os capítulos são alternados entre Lila e Ethan e fica muito claro - não só pela sinalização de quem está falando - que são personagens diferentes. A autora conseguiu mostrar os dois pontos de vista. A parte visual do livro fica por conta da arte da capa, que diferente dos livros anteriores, não vem com a numeração e dá a impressão de ser um livro único. Tirando esse detalhe a capa é muito bonita e não sou muito fã de capas com pessoas. Uma coisa que vale a ressalva foi por conta de alguns vícios de linguagem presentes ao decorrer do livro que me incomodaram um pouco.

A Tentação de Lila e Ethan é um new adult sobre dois jovens que são carentes de afeto. Seja ele de qualquer tipo. Não vieram de famílias que se preocupavam com o bem estar de seus filhos e essa falta de base familiar interferiu no modo como as personagens tomam as decisões. O que eles mais querem é encontrar alguém que os ame de verdade e que possam viver esse sentimento intensamente. E talvez por isso eles deem tão certo. Precisam um do outro para se apoiar, para um dar a força que outro necessita. Esse terceiro surpreendeu. Ele estava tomando o mesmo rumo que O Para Sempre de Ella e Micha e isso definitivamente não era uma coisa boa. Felizmente imprimiu o ritmo que lembrou a história bem conduzida de O Segredo de Ella e Micha.  

Comentários
17
Compartilhe

17 comentários:

  1. Eu só li o 1º livro da série!
    Preciso URGENTE me atualizar!
    Com a resenha fiquei mais interessada ainda

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lay.
    O fato de os protagonistas possuem um passado conturbado e um presente não muito bom me agrada, pois isso permite que a obra tenha uma profundidade psicológica maior, o que deixa além de um simples romance água com açúcar.
    Acredito que daria uma chance para a série.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Layane, esse livro já está na minha lista de desejados a bastante tempo, sempre que leio uma resenha leio vários elogios a esse livro, ele parece ser um livro intenso e como sempre sua resenha está incrível bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, já acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de te convidar para visitar o meu, e se quiser, também seguir:
    http://leitoresapx.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lay!!
    Não li os outros dois livros,mas agora sabendo que esse te surpreendeu ,quem sabe dou uma chance pra essa série...
    Bj e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, mais uma série legal que eu não conhecia. Amei a história, quero ler a série inteira se possível.

    ResponderExcluir
  7. Oi Auri! Achei bem interessante a premissa do livro, apesar de não ser o tipo de livro que normalmente leio. Acho que o amor entre duas pessoas que estão carentes surge de uma maneira bem mais intensa, como esse livro parece demonstrar. Fiquei curioso. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Auri.
    Que bom que você gostou do livro. Eu infelizmente não tenho vontade de ler essa série. Me parece ser muito igual a vários livros do gênero. Só achei interessante ser narrado pelos dois. Gosto de ter as duas visões da história.

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha do livro, já queria ler ele antes, agora depois de saber que você gostou espero ainda mais dele. Apesar de achar que ele se parece muito com outros romances que tem por ai, irei dar uma chance a esse.

    ResponderExcluir
  10. Oi Auri!
    Já li os dois primeiros livros da série, e estou com esse na lista de leitura!
    Gosto muito dos livros da Jessica, mas sinto que a um declínio neles conforme as histórias vão se passando.
    Li a outra série dela em inglês e foi basicamente isso que aconteceu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. A premissa é tão linda, a resenha igualmente bela. Até me emocionei só de ler suas palavras, pois base familiar é algo difícil de se encontrar hoje em dia. Lili e Ethan parecem se completar, não são felizes quando não estão juntos. GENTE, PRECISO LER! Socorro, kkkkkk Enfim, adorei o post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oiieee, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas estou super curiosa para ler já tem um tempinho hahahaa, amei a resenha, e eu amo quando temos livros com capítulos alternados, pois podemos conhecer melhor cada protagonista, como você não sou muito fã de capas com pessoas, mas tem umas que são tão lindas que não me importo de ter pessoas na capa.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. gostei do fato deste new adult nao ter aqueles caras sexys e poderosos! hahah de verdade adorei os personagens e parece ser um romance bacana com cenas hots na medida certa. e tbem gostei dos personagens serem carentes de afeto..

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante do livro, não conhecia a trilogia, fiquei bastante curiosa com a leitura, além de amar livros contados por mais de um personagem.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não pude ler os livros da serie Segredos e do jeito que as minhas leituras andam não vou poder ler tão cedo, não tem como acrescentar mais livros, gostei bastante da resenha, gosto de ler livros do gênero New Adult, parece que o gênero foi feito para nós que estamos começando a ser adultos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Faz um tempo que vi essa serie e fiquei muito interessada nessa historia, gostei muito da historia de Lila e Ethan e fiquei curiosa sobre os segredos do passado, mas quero ler os primeiros livros a serie antes !!

    ResponderExcluir
  17. Olá, já vi várias resenhas dessa série e me interesso muito, com certeza os três livros estão na minha lista de desejados!! Adorei isso dos capítulos serem alternados entre Lila e Ethan, assim dá pra enxergar a história de dois pontos de vistas!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações