22 de fev de 2016


[Seriando um Pouquinho] Mr. Robot


Sinopse: Criada por Sam Esmail, Steve Golin e Chad Hamilton, a história acompanha a vida de Elliot (Rami Malek), um jovem programador que sofre de uma desordem que o torna anti-social. Acreditando que a única forma de se conectar com as pessoas é hackeando suas vidas, ele alia seu conhecimento ao fato de trabalhar em uma empresa de segurança online para proteger aqueles que ele ama daqueles que tentam, de alguma forma, prejudicá-los. Suas atividades chamam a atenção de Mr. Robot (Christian Slater), um misterioso anarquista que convida Elliot a fazer parte de uma organização que atua na ilegalidade com o objetivo de derrubar as corporações americanas.

Em primeiro lugar, tenho que falar que a série, produzida pelo canal norte americano USA Network, foi exibida como primeiro produto do canal no seu novo momento, tentando focar nos seus programas, coisas ais ousadas.


A série é estrelada por  Rami Malek, que interpreta o jovem Elliot Alderson, um engenheiro se segurança da informação (um hacker do bem), que tem problemas mentais e de interação com as pessoas. Na série o telespectador é um dos personagens, pois Eliot, em todos os episódios “quebra a quarta parede” e conversa com o telespectador, somos como um amigo imaginário do protagonista. Ele passa por um dilema: a Allsafe, empresa que ele trabalha, é responsável pela segurança virtual da E Corp, Evil Corp como ele chama, entretanto, logo no primeiro episódio ele é recrutado pela fsociety, um grupo de terroristas cibernéticos inspirado no grupo Anonymous (boatos que eles deram um certo apoio ou consultora nesta parte), para destruir todos os dados da E Corp, fazendo que ninguém no mundo deva nenhum centavo à empresa que é responsável pela economia mundial, criando um verdadeiro caos no mundo capitalista.


O roteiro da série é muito bom, ao longo dos dez episódios da primeira temporada, somos apresentados a inúmeros personagens que cumprem seu papel na historia, eles aparecem e desaparecem quando preciso, mas sem deixar pontas soltas no desaparecimento (com exceção de um personagem que desaparece no fim da temporada). Como somos o amigo imaginário do protagonista, todos temos relação com esses personagens e eles nos são apresentados pelo olhar de Elliot, carregado de julgamento e sarcasmo.


A série conquista não só pela trama que te prende, pois queremos saber o que ele decidirá fazer, e como aquelas pessoas chegaram até ele. Mas a produção caprichou em tudo, na trilha sonora, no enquadramento, na fotografia, tudo na série tem um significado. Em algumas cenas, por exemplo, o enquadramento usado, nos mostra quem está em posição de superioridade ou inferioridade naquela situação, o que pode mudar com o desenrolar do diálogo. É mais fácil perceber um bom enquadramento e direção de arte em produções mais clássicas/históricas, mas Mr.Robot traz o mesmo primor pra uma serie contemporânea, em ambientes onde seria incomum ter um equilíbrio visual, como a times squere, uma loja de equipamentos eletrônicos, um apartamento de um profissional de TI (com todos os computadores, cabos) etc.


Os personagens são bem construídos. Christian Slater está muito bem no papel do Mr. Robot, a insanidade está no olhar dele, nas ações desse anarquista lunático. Angela, amiga de infância é o alivio da tensão, um personagem ingênuo que não sabe nada que está acontecendo (até quando ela permanecera assim?). Darlene é uma “porra louca”, não está nem aí pra nada, ela quer que tudo se exploda. Mas um personagem me chamou atenção, em particular, Tyrrel, interpretado por Martin Wallstron, é um executivo da E Corp que não mede esforços para chegar onde quer, sendo impulsionado pela esposa, tão ambiciosa quanto ele (essa relação me lembra Macbet e Lady Macbeth). Krista, psicóloga de Elliot é um outro personagem que chama atenção.

Rami Malek - Elliot Alderson


Martin Wallström - Tyrell Wellick
Christian Slater - Mr. Robot


Portia Doubleday -  Angela Moss
Carly Chaikin - Darlene

A série possui alguns mistérios que vamos desvendando no decorrer dos episódios, em alguns momentos me senti perdido, pois alguns personagem aparecem juntos, eu pensei ter perdido alguma cena, já que aparentemente eles não tem relação, mas aí vamos vendo como eles estão ligados. Quando todos achamos que desvendamos a grande sacada da série, descobrimo que essa descoberta é apenas uma parte. Os roteiristas dão um nó na nossa cabeça e vemos que o que descobrimos é apenas uma parte pequena do grande mistério da serie, não vou falar muito pra não estragar a surpresa.







Elenco:
Michel Gill - Gideon Goddard.
Gloria Reuben - Krista Gordon.
Frankie Shaw - Shayla.
Ben Rappaport - Ollie Parker.
Aaron Takahashi - Lloyd.
Ron Jones Cephas - Romero, membro do fsociety.
Azhar Khan - Mobley, membro da fsociety.
Sunita Mani - Trenton, membro do fsociety.
Michael Drayer - Cisco.
Stephanie Corneliussen - Joanna Wellick..
Elliot Villar - Fernando Vera.

Mr. Robot, tem agradado ao público e à critica, nas premiações tem desbancado séries tradicionais, no Globo de Ouro, por exemplo, levou o prêmio de melhor série dramática, deixando para trás Game of Thrones, Empire, Narcos etc. levou também o prêmio de melhor série dramática e melhor ator para Rami Malek no Critics' Choice Television Award. No Brasil, a série é exibida pelo Canal Space e já tem uma segunda temporada confirmada, que promete ser mais intensa tendo em vista o diálogo que vimos na cena pós créditos do ultimo episodio da primeira temporada.
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Miau!
    A série parece bem interessante de verdade e até um tanto perto da realidade porque acontece mesmo a espionagem industrial e o roubo de grandes empresas.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  2. Miau, ainda não conhecia sobre esta serie, mas adorei a dica.
    Gosto muito de seriados que contém um pouco de mistério e este parece ser perfeito para me acompanhar. Os personagens, cenas, história e o fato do protagonista conversar conosco muito me chamou atenção, e tenho a certeza de que irei gostar muito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série mas, como adoro mistérios e histórias com personagens bem construídos, já quero muito assistir. Valeu pela recomendação :) Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a serie. Até agora não tinha ouvido falar nela. Mas já gostei, pois faço Ciência da Computação. Outra coisa que eu gostei, foi de saber que Rami Malek está na serie, e que já está ganhando prêmios através da serie. Realmente a serie me pareceu bem interessante. Tem um tema que está bem atual, e claro, tem o tal mistério e o nó que os roteiristas estão dando em nos. Isso é fenomenal. Muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série....Valeu pela dica,vou procurar..

    ResponderExcluir
  6. parece ser uma serie mto boa. nao conhecia. mto obrgada pela dicaa

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Faz um tempo que ouvi falar dessa serie e gostei muito, achei o trailer bem interessante e a historia diferente e viciante, quero muito assistir o primeiro episodio para ver se realmente gosto !!

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia gostei muito do Trailer, ainda não tinha visto falar dessa série, gostei muito da sua resenha, vou dar uma pesquisada, e com certeza vou começar a assistir.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca nem tinha ouvido falar nessa série, mas fiquei curiosa com o trailer, espero poder assistir algum dia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações