16 de mar de 2016


[Música] Maria Antonieta e a Música


Maria Antonieta de Habsburgo- Lorena ainda hoje é considerada um dos maiores ícones da cultura popular. Rainha da França entre 1774 a 1792, ela foi decapitada em 16 de outubro de 1793, em meio à fase do terror da revolução que assolou aquele país, quatro anos antes. Desde então, sua imagem vem passando por uma série de transformações, em que ora ela é reverenciada como mártir, ora como símbolo da moda, e também como a grande responsável pela miséria do povo.

Temas relacionados à corte francesa já foram utilizados em filmes, músicas, clipes, capas de álbuns, etc. Um dos filmes de maior destaque sobre a vida de Maria Antonieta foi o filme de mesmo nome, dirigido por Sofia Coppola que utilizou uma trilha moderna para um longa de época. A minha faixa favorita da trilha se chama “What Ever Happened” da banda Strokes que se encaixa perfeitamente por tudo que Marie estava passando e sentia.



A canadense Claire Boucher, mais conhecida como Grimes, na tentativa de elevar o seu som indie para uma pegada mais pop decidiu encarnar uma Maria Antonieta zoombie no clipe de Flesh without Blood.



Ainda na questão de figurino e temática, Beyoncé, inspirou-se na última rainha da frança no vídeo promocional da “The Mrs. Carter Show” World Tour:



Várias bandas e artistas já estamparam Marie nas capas de seus discos:

Nobody's Daughter - Hole

Electra Heart - Marina and the Diamonds

A histórica apresentação de Vogue em 1990 no MTV Music Awards teve a temática toda baseada na corte francesa da época de Maria Antonieta. Uma verdadeira homenagem da rainha do pop para a rainha da frança:








Ao perguntar para as pessoas o que elas sabem sobre a última rainha da França, muitos com certeza se lembrarão da icônica frase que, por sua vez, ficou intrinsecamente ligada à figura dela “se não tem pão, que comam brioches”. Esse mito, como tantos outros, constitui-se no perfeito exemplo de como uma mentira, se contada mil vezes, pode se tornar uma verdade. Nesse caso é interessante notar que 223 anos depois de morta, a esposa de Luis XVI consegue ainda reunir em torno de si um círculo composto tanto por admiradores quanto por detratores.

Dependendo do ponto de vista de cada pessoa, Maria Antonieta é vista como ícone de moda, leviana, mulher, mãe, culpada, inocente etc. Essa visão multifacetada, por sua vez, é o elemento mais interessante da história daquela mulher que viveu e amou intensamente, assim como muitos de nós. Nesse caso, é preciso então saber olhar para o passado e reconhecer em personagens como essa, uma humana e, portanto, passível de defeitos. A cultura pop atua no ponto principal da questão, condena e defende ao mesmo tempo uma das figuras histórica mais controversa que já existiu.


Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Muit bacana o post... tambem tem uma biografia super interessante dela..

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a postagem. Foi possível conhecer um pouco mais sobre essa mulher de muitas faces ao mesmo tempo que conhecemos uma boa quantidade de músicas boas. Aliás, a do The Strokes é muito boa. Adorei-a!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. João!
    Adorei a corelação de uma personagem histórica com a música.
    Madona e Byoncé tem de estar presentes por causa de suas performances...
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Amei as músicas!!Muito legal essa sua idéia de fazer essa comparação entre músicas e a personagem.Bj.

    ResponderExcluir
  5. Olá... Gostei bastante do post e da relação feita entre a personagem e algumas músicas... Ótima ideia...
    Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações