8 de mar de 2016


[Resenha] Depois de Você - Jojo Moyes

Ficha Técnica

Título: Depois de Você
Título Original: After You
Autor: Jojo Moyes
ISBN: 978-85-8057-864-5
Páginas: 318
Ano: 2016
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca

17Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Resenha

Sem grandes surpresas. Depois de Você, continuação de Como eu era antes de você, lançado em 2016 pela Editora Intrínseca foi um livro que mostrou ao leitor como Lou Clark ficou após o ocorrido com Will. Por se tratar de uma continuação, é provável que alguns detalhes do primeiro livro sejam ditos na resenha. 

SELO BLOGA vida de Lou sofreu algumas mudanças após a morte de Will. O grande amor da sua vida deixara em testamento uma quantia para que a protagonista pudesse viajar bastante e experimentar a vida. Isso porque ele acreditava que Lou deveria se permitir para o diferente e ir em busca de seus objetivos - por mais que ela acreditasse que não tinha nenhum.

É visível que Lou não está bem, ela não sente somente tristeza, mas também mágoa pela decisão tomada por Will. Não seria ela um motivo suficientemente importante para que Will pudesse continuar a viver? Nisso o livro é um mix de sensações. A tristeza, a apatia e a mágoa estão dentro de Lou e ela não consegue mudar esse quadro.
O sofrimento tinha um aroma específico. Um cheiro de salões úmidos de igreja, pouco ventilados, e saquinhos de chá de péssima qualidade.
Pág. 39
Lou começa a frequentar um grupo de apoio para pessoas que perderam pessoas próximas, um acordo feito com seu pai após um incidente no telhado do prédio em que ela mora. Depois de uma bebedeira, Lou caiu desse telhado o que fez muitas pessoas se questionarem se ela tinha tentado se matar depois de tudo que aconteceu em sua vida.

A história de Depois de Você se desenvolve mesmo com o aparecimento de Lily, uma jovem de 16 anos, que tem um comportamento imprudente e que entra na vida de Louisa como um verdadeiro furacão. De certa forma, Lily deu a chance de Lou voltar a ter com quem se preocupar, já que a família da garota não dava a mínima para a existência dela. Essa menina tem uma ligação com Will e essa ligação faz com que a protagonista suporte determinadas atitudes de Lily. 

Outra personagem que se faz presente é Sam, o paramédico que resgatou Lou após o acidente do telhado. Ele começa a ter uma participação importante na vida dela e traz sensações que durante muito tempo Lou não sentia. Sensações que ela só se lembrava de ter sentido com o grande amor da sua vida. 

Quando li Como eu era antes de você, lembro de ter comentado com amigas que o final daquele livro era suficiente para a história e a necessidade de um segundo livro não seria a melhor escolha. A história do livro anterior foi tão bem conduzida e tão bem amarrada que não cheguei a pensar numa sequência. Entretanto, a continuação veio e achei o livro previsível. A escrita de Jojo é muito boa, isso não tem como negar, mas Depois Você é um livro que apenas trouxe para as páginas o que provavelmente os leitores imaginaram que aconteceria com Lou. Lily talvez seja a única coisa não previsível - mas nada chocante - desse livro. Ela é a parte que faz com que a memória de Will esteja sempre presente na história. Esperava que a protagonista se sentisse e se comportasse de determinada forma porque "faz parte" do momento de luto de qualquer pessoa. É um livro bom, mas que não trouxe novidade alguma para os fãs de Como eu era antes de você.
- É difícil encontrar alguém como ele.
Senti um nó na garganta. Quando passou, o Sr. Traynor continuava me olhando.
- Meu filho apreciava a vida, Louisa. Não preciso lhe dizer isso.
- Mas aí é que está, não? - Ele esperou. - Will era melhor que todos nós nisso.
- Você vai chegar lá, Louisa. Todos nós chegamos. Do nosso jeito. - Ele tocou meu cotovelo com uma expressão branda.
Pág. 98
Compare e Compre
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Oi Auri
    Eu tô com o livro, mas tô um mix de sentimentos
    Mt curiosidade mas medo de perder o encanto
    Pq coloquei mt wxpwctativa nesse lançamento

    Vou dar um tempinho e lê-lo

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Perder o encanto pela história de Lou e Will, eu acredito que você não vá perder depois da leitura de Depois de Você.
      Te aconselho a não ir com tanta expectativa, mas pode acontecer de você ter uma opinião diferente da minha em relação a esse livro :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Auri.
    Não li o primeiro livro, então não estava entusiasmado para esse. Ademais, tenho sempre medo de continuação de romances; geralmente eles caem na previsibilidade e clichê, como aconteceu com esse. O lado bom é que nesse livro ao menos uma personagem fez algo um pouco surpreendente.
    Mesmo que eu leia o primeiro, passo a leitura do segundo.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li Como Eu Era Antes de Você!
    Eu nem tinha dado muito bola pra ele, mas com tanto sucesso e a chegada do filme, serão os próximos livros que eu vou ler! Hahahah

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha, mas nao sei pq essa serie nao me atrai. acho que fico achando que eh triste e nao quero ler com medo de depressao pos livro. mas adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Bem, sou louco para ler o primeiro livro, a história parece ser intensa e emocionante, mas não sei se leria o segundo. Acho que só no caso de eu ficar curioso, mas parece não ser tão bom quanto Como Eu Era Antes de Você. A resenha está ótima, abraços ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Terminei "Como eu era antes de você" há poucos dias... Me emocionei e chorei com a história. Acho que posso dizer que foi uma das minhas melhores leituras e com certeza inesquecível. Confesso que estou super ansiosa para ler a continuação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!!Sua resenha me deixou emocionada...Estou terminando "Como eu era antes de você"..
    não vejo a hora de começá-lo.
    Bj.

    ResponderExcluir
  8. Auri!
    Os livros da autora, na minha opinião, são muito bons, pelo menos os 2 que li.
    Esse deve ser ótimo.
    E vem o filme por aí, né? Como eu era antes de você...
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações