29 de abr de 2016


[Resenha] Outro Dia - David Levithan

Ficha Técnica

Título: Outro Dia
Título Original: Another Day
Autor: David Levithan
ISBN: 978-85-01-10683-4
Páginas: 320
Ano: 2016
Tradutor: Ana Resende
Editora: Galera Record
bananaUm dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em "Outro Dia". Aqui, a já celebrada — com várias resenhas elogiosas — história de "Todo Dia" é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui.

Resenha


Rhiannon é extremamente apaixonada por Justin, porém o rapaz não é o melhor dos namorados. Frio, indiferente e muitas vezes grosseiro, Justin não percebe que tem ao seu lado alguém muito especial. Porém, certo dia, Rhiannon tem uma grande surpresa. Justin aparece na escola mudado, extremamente feliz, romântico e convidando-a para uma aventura na praia em pleno dia de aula.

Selo-Parceiros-Galera JuniorAceitando o convite, Rhiannon alimenta a esperança de um romance dos sonhos, onde Justin finalmente começará a tratá-la de um jeito romântico. Mas, após viverem um dia inesquecível e totalmente fora do comum, Justin volta a tratar Rhiannon da mesma forma fria de sempre. A garota fica de coração partido, se questionando o que pode ter acontecido da noite pro dia com Justin.
Vamos fazer sempre assim, é o que quero dizer a ele.
Justin para o carro e destrava as portas.
Terminar numa boa, penso, tanto para mim quanto para ele.
É tão natural estragar uma coisa boa. É preciso bastante determinação para deixá-la ser como é.
P. 31
A verdade é que Rhiannon passou o dia na praia com A. A é um ser humano que ocupa o corpo dos outros de sua mesma idade por apenas 24 horas. Sem saber desse bizarro fato, a jovem Rhiannon não desiste de tentar trazer o lado romântico de Justin à tona, até que A aparece – na forma de uma nova pessoa – e lhe revela estar apaixonado por ela.

Assustada e confusa com tamanha revelação, Rhiannon tenta compreender o que aquele estranho está tentando lhe dizer. Compartilhando informações que somente Justin poderia saber da vida de Rhiannon, a menina acaba sendo convencida e encantada por finalmente encontrar alguém que lhe dê valor. Agora, Rhiannon e A terão que aprender a lidar com as dificuldades de um amor tão confuso e inexplicável como acordar a cada dia em um corpo diferente.
Quase sempre, amar parece ser uma tentativa de descobrir o que a outra pessoa deseja e dar isso a ela. Algumas vezes, é impossível. Mas outras vezes é muito simples. Como agora. Ele não tem palavras para me agradecer, mas quando ofereço o telefone, ele o segura por um instante e me faz perceber que fiz a coisa certa.
P. 130
“Outro Dia” é a versão de “Todo Dia”, ambos do autor David Levithan, porém na visão de Rhiannon – o primeiro foi narrado por A. Para quem não leu, “Todo Dia” é de uma beleza fora do comum se tratando de um Young Adult, e vale muito a pena ler. Sob a perspectiva de Rhiannon, acompanharemos QUASE a mesma história. Os livros estão longe de serem iguais: enquanto um trabalha a dificuldade do ser humano em se auto definir e se auto descobrir, o outro opta por trabalhar um relacionamento abusivo e a importância de nos libertarmos dele.

Levithan mais uma vez utiliza de sua narrativa poética, criando personagens cheios de dúvidas e bastantes vulneráveis, além de entregar uma obra tocante e reflexiva. Desta vez, a maior reflexão talvez seja como aceitar o próximo do jeito que ele é, quebrando barreiras de identidades e gêneros, e tratando o próximo pelo simples fato dele ser de carne e osso, assim como nós.
Imagino as pessoas olhando para nós enquanto levantamos da mesa, jogamos fora os copos de café e nos despedimos. Deu tudo certo, eles devem pensar. Apenas dois adolescentes num encontro. Não um primeiro encontro… Não. Estão familiarizados demais para isso. E de modo algum um último encontro. Porque deu tudo certo. Porque o garoto nerd e a garota discreta evidentemente gostam um do outro. Não é preciso estar dentro dos nossos corpos para perceber isso.
P. 211
Apesar de não haver uma necessidade de continuação para “Todo Dia”, essa abordagem da mesma história sob outra ótica, funcionou. Há diversidade e inovação na narrativa, fazendo com que o leitor que leu o primeiro não sinta-se enganado com este. Por sinal, senti que apesar do final condizente, o autor deixou em aberto para a possibilidade de uma verdadeira continuação, indo além dessa adaptação ótica.

Entre erros e acertos, David Levithan conquistou diversos fãs. Como leitor posso dizer que um desses acertos foi “Todo Dia”, e fico feliz em dizer que este livro ao qual resenho, é outro tiro certeiro. Sendo uma obra leve com seus toques obscuros e densos, “Outro Dia” tem tudo para conquistar tanto os leitores que buscam revisitar a história de A e Rhiannon, assim como aqueles que irão conhecê-los pela primeira vez.

Compare e Compre
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Fiquei muito feliz por ''Todo dia'' ter uma ''continuação'', ou melhor, a mesma história em outro ponto de vista, a história dos livros é curiosa e não é nada clichê, o autor inventou um fato e colocou no meio do livro várias explicações para conseguirmos entender o que esta se passando, o livro é lindo e com vários quotes perfeitos, foi bem legal saber o que esta personagem acha de A

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tácio.
    Tenho muita curiosidade sobre essa leitura. A premissa é bem interessante; acordar todo dia em um corpo diferente deve ser louco. Pelo que conheço do autor, ele deve trazer várias explicações e reflexões a partir disso.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Que resenha incrível... Fiquei com muita vontade de ler esse livro, mesmo sem ter lido "Todo Dia"... Parece ser uma história fascinante mas cheia de muitas confusões internas para o personagem Rhiannon... Bem diferente de tudo o que já li... Mais um título para a minha listinha de desejados...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!
    Gostei muito da sua resenha,fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa coisa de acordar cada dia em um corpo/lugar diferente,deve ser bem legal..Pretendo começar a leitura de Todo dia em breve.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tácio!
    Nossa um ser que habita vários corpos diferentes por 24 horas! Nunca ouvi falar de um livro assim. Na verdade, habitando sim, mas se apaixonando não. Agora que fiquei mesmo interessada na leitura desse livro, mais pela curiosidade de como deve ser essa convivência com o seu amor, mas dentro do corpo de uma pessoa que você nunca viu na vida. Deve ser bem interessante e estranho rs. Claro que precisarei começar com o Outro Dia para entender a história como um todo. Ótima dica.
    Abs!

    Participe do Nosso Sorteio Surpresa Kiera Cass!

    ResponderExcluir
  6. Eu já venho vendo resenhas sobre esse livro e achei ele bem critico nas duas entrelinhas. Acho que ele mostra que devemos buscar sempre alguem com quem nos sentimos bem r felizes. Nossa personagem com certeza não vive em um bom relacionamento, o que me fez ficar triste. Fiquei curiosa quanto ao que A é, e porque isso acontece.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Sera que tem outro livro vindo ai ou sera so pro pessoal imaginar mesmo? hahah os unicos livros dele que me interessram foram todo dia e outro dia, mas eu nao vou comprar nessas edições(bege parece livro sujo e bolas cortadas) nao, sou dessas hahah gosto de livro bom, mas com capa bonita!

    ResponderExcluir
  8. vi mtas resenhas deste livro mas sei la nao me prendeu.... parece ser bem famoso e o pessoal tem gostado bastante! hahah

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações