17 de abr de 2016


[Resenha] Supernova: A Estrela dos Mortos - Renan Carvalho

Ficha Técnica

Título: Supernova: A Estrela dos Mortos
Autor: Renan Carvalho
ISBN: 978-85-8163-791-4
Páginas: 480
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
41Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.

Resenha


Se teve uma vantagem em adiar tanto a leitura de Supernova: O Encantador de Flechas foi o fato de já ter em mãos a sequência para ler, afinal, quando chegamos ao final do primeiro livro queremos continuar no mesmo ritmo. Entretanto, ao iniciar a leitura de Supernova: A Estrela dos Mortos me deparei com uma nova personagem, Tlavi Hur, narrando a estória, então senti certa dificuldade em conectar um livro ao outro, sem falar que a personagem não me agradou nem um pouco.

Mas então, pela perspectiva de Tlavi, vemos que os problemas enfrentados por Leran e seus familiares e amigos em Acigam são praticamente insignificantes se comparados ao que somos apresentados agora. Tlavi, assim como Luana, é uma Estrela e através da narrativa dela conheceremos outras ao longo dos capítulos.
As Estrelas, além de possuírem uma fonte quase inesgotável de energia dentro de si, são consideradas mais inteligentes, mais ágeis e até mais afortunadas do que seres humanos comuns. Pelo menos, é isso o que apontam muitos estudiosos. No fundo, porém, somos vítimas dos mesmos males que afetam a mente humana: prepotência, ganância, medo.
Se eu não fosse uma Estrela, talvez jamais me arriscasse a entrar sozinha no monastério. Se não fosse general dos paladinos, talvez não tivesse sido gananciosa o bastante para buscar provas de que estava certa quanto ao acontecido em Cimérium.
P. 122-123
Além de Tlavi, Renan apresenta outros personagens que agregam mais conteúdo a narrativa. Shaz, apresenta-se como novo vilão nessa etapa, fazendo com que deixemos um pouco de lado Nagisa, mas não completamente esquecida. Esse personagem fez Nagisa parecer brincadeira de criança para mim, quando eu achava que ele já havia descido ao fundo do poço das trevas, sempre tinha mais.
- Em que mundo você vive, Tlavi? - Shaz pergunta se aproximando novamente da grade. Humerius me empurra para que eu vá para lá também. - O ser humano é abominável por definição. Apenas trouxe nossos instintos à tona. Quantos não querem passar por cima dos outros por benefício próprio. Quantos não desejam o mal de seus semelhantes? A raça humana já se devora faz tempo. Somos falsos, vis, cruéis.
P. 147
Outro personagem que se destaca, a ponto de ter uma parte escrita sob a sua perspectiva, é Gueth, irmão de Tlavi. Ao contrário da irmã, esse personagem me cativou de imediato, foi crescendo ao longo da estória e conquistando minha confiança. Sinceramente espero que Renan continue aproveitando bem o personagem.
Como alguém que se preocupa demais com os outros, posso afirmar que aceito membros em minha família com extrema facilidade. (...) Afinal, temos opção para construirmos laços com qualquer um. E, se algum dia esses laços se quebram ou deixam de ser convenientes, cabe-nos juntar as coisas e seguir em frente.
Isso é o que faço agora.
P. 230
Leran foi um personagem que pouco evoluiu na minha opinião. Saiu de Acigam com a missão de chegar a Mabra para encontrar uma pessoa que ajudaria a irmã a entender o seu poder, mas, embora tenham conseguido chegar a cidade após diversos contratempos, poucas atitudes mostraram seu amadurecimento como pessoa e como controlador de energia.

Mas, antes manter-se assim do que a tristeza de ver Luana aqui. Acredito que coloquei muita esperança nessa personagem. Apesar da pouca idade, em Supernova: O Encantador de Flechas ela se mostrava madura, ao contrário de agora, que parece uma garota mimada na maior parte do tempo. O que, juntando com a outra Estrela, foi péssimo para mim (estou com o pé atrás com essas Estrelas, kkkk).

Bem, mas tem algo que gosto muito quando encontro nos livros e fiquei muito feliz quando percebi que o Renan utilizou também. Acredito que os laços de amizade são mais fortes do que amor e tinha ficado triste por Leran perder tantos em Supernova: O Encantador de Flechas, mas agora novos são construídos e espero que se mantenham firmes e fortes no próximo livro Supernova: O Satélite de Ferro.
Minha fé não está em deus algum. Ela está entre os humanos. São eles que podem mudar as coisas, que escolhem fazer o bem ou fazer o mal. E, entre todos, tenho mais fé nos que se mostram amigos, pois são esses os que me fazem sentir-me em casa.
P. 454
Agora nos resta esperar pela publicação do próximo livro da série Supernova e ver quais surpresas Renan nos trará. O que acontecerá com Leran e seus amigos? Qual o futuro das Estrelas? E Acigam? Ainda temos muitas perguntas para serem respondidas.



Compare e Compre
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Eu acho tão interessante Book Trailer, da uma emoção a mais
    Também acho importante mostrar a amizade e não só o amor, essa série é muito criativa, a narrativa parece ser fantástica, livros que citam estrelas são sempre emocionantes e românticos, ansiedade a 1000, a capa também chama muita a atençaõ
    P.S: Tambem sempre adianto uma leitura por ja ter a série completa rsrs

    ResponderExcluir
  2. Olha, vou te confessar que ao decorrer da leitura de sua resenha eu fui gostando menos do livro. Assim, adoro livros que os personagens tem poderes sobrenaturais, tenho um aqui em casa que amo. Mas esse me mostrou, como você disse, pouca evolução doa personagens. Ai fiquei em duvida. Mas sua resenha foi ótima cono sempre, e expondo bem suas opiniões.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lay...
    Adoro Book Trailers... Parece que eles nos ajudam a nos situarmos melhor na história... Ainda não li nenhum livro dessa série Supernova, e confesso que a premissa do livro não chamou tanto a minha atenção... Adorei sua resenha, mas essa não evolução dos personagens faz com que eu não me atraia por essa leitura... Que sabe mais pra frente eu dê uma chance...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lay.
    Eu estava interessado nessa série quando saiu o primeiro livro, mas confesso que o interesse esfriou. Com essa resenha, fiquei até um pouquinho menos animado. Por exemplo: o não amadurecimento de alguns personagens é algo que pode me incomodar. Prefiro os protagonistas ou personagens secundários que crescem e se fortalecem dentro da trama.
    Apesar do interesse ter diminuído, talvez eu ainda leia a obra. Vou esperar sair o resto da série para ir conferindo as resenhas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. acho super legal book trailers.. hahah nao conhecia o livro mas parece ser bem difernte! hahah uma fantasia bacana, pq ultimamente nao leio mtas fantasias

    ResponderExcluir
  6. Lay!
    Para mim tem sido uma das melhores séries que tenho lido.
    Bem completinha.
    Embora nessa Leram tenha ficado um pouco de lado, ainda assim o livro é fenomenal.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia essa série...e não despertou minha curiosidade em lê-la.... bjinho.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro livro da série me deixou muiito curiosa e interessada, na sabia que ja tinha saído o segundo, preciso correr e ler logoo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações