10 de abr de 2016


[Resenha] Surpreendente! - Maurício Gomyde


Ficha Técnica

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
ISBN: 978-85-8057-808-9
Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
17Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Resenha


Surpreendente! é um "livro roteiro" de filme. O leitor é apresentado de início a Pedro, personagem que movimenta toda a trama. Descobriu que sofria de uma doença degenerativa, logo na adolescência, que levaria a cegueira. Inexplicavelmente houve um milagre e a doença estacionou, deixando o rapaz com 70% da visão. A partir disso, Pedro virou uma pessoa sonhadora e que acreditava que tinha uma missão para com as outras pessoas.

Comanda o último cineclube São Paulo, trabalha numa videolocadora e o seu sonho é criar um filme incrível que possa concorrer e ganhar o prêmio de "melhor filme" de uma importante premiação. Pedro se sente destinado a grandes feitos e que deve seguir os seus instintos para chegar aos seus objetivos. Muita determinação! Só que acontece um determinado fato que transforma todo esse entusiasmo de Pedro em preocupação.
Ele decidira esperar a escuridão definitiva assim, na angustiante solidão de seus pensamentos.
P. 131
Guarda um segredo, algo que só ele tem conhecimento e que o afetou profundamente. O protagonista entra numa crise depois de uma série de acontecimentos que o colocam numa tristeza horrível e que ao mesmo tempo despertou, impulsionou o rapaz a seguir com um projeto que poderia mudar a sua vida. E nesse momento ele sai em viagem, com seus amigos Fit, Mayla e Cristal para começar a gravar esse projeto surpreendente. 

SELO BLOGSurpreendente!, de Maurício Gomyde, publicado pela Editora Intrínseca, foi um livro rápido de se ler, apesar dos momentos de tensão que existem ao decorrer da história. E acredito que isso seja por conta da forma como é estruturado. Parece muito como um roteiro de filme, a leitura flui e quando o leitor percebe já chegou ao final. Já tinha lido outra obra de Gomyde e dá para perceber que os seus livros tem essa característica de desenvolver uma história com um ritmo mais solto e até mais leve - mesmo com os problemas sofridos pelos protagonistas. Recomendo Surpreendente! e convido vocês a procurar os outros livros do autor. 
Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender. Sei lá. Preciso refletir com mais calma sobre isso.
P. 100
Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. o mesmo "pré-conceito" que eu tinha com filmes brasileiro, eu tinha com os livros de autores brasileiro... agora estou mudando essa ideia. Os caras são tão bons quanto!!! hehehe
    Não sei se esse me chamou tanto a atenção... mas, quem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante valorizar o que é nosso. E a nossa literatura nunca deixou nada a desejar, tanto os autores mais antigos quanto os novos! ;)

      Excluir
  2. Ta todo mundo falando desse livro, não é ? Toda vez que leio uma resenha dele mais vejo motivos para lê-lo, eu acho que logo, logo podem lançar um filme sobre ele, iria ser um maravilhosos exemplo metalinguístico.
    Me encantei com esse texto da pagina 100.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro esperando nada e quando vi já terminei, é viciante e sempre queremos saber seu fim, ótima leitura, ótima escrita, sempre indico

    ResponderExcluir
  4. Olá, Auri.
    Esse desenvolvimento mais solto e leve me interessa. Isso parece prender o leitor de uma maneira única. Ademais, quero conferir a história do protagonista, que parece ser bem diferente. Quero ver como ele vai encarar a vida depois do estacionamento de seu problema na visão.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Gosto de livros que apresentam esse desenvolvimento mais leve... E confesso que fiquei bastante curiosa para saber que segredo é esse que o afeta tano e como ele vai conseguir seguir em frente mesmo com uma doença degenerativa... E concordo plenamente que todos na vida devem ter uma segunda chance pra tudo!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Auri!
    Sou super fã do Maurício e esse é o único livro dele que ainda não li e depois de sua resenha, fiquei com mais vontade de ler logo, obrigada.
    “Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice. ”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. O livro parece fazer jus ao título, achei muito interessante o personagem ser motivado à produzir o tão sonhado projeto depois de levar muitas pancadas na vida. Esses momentos de altos e baixos do personagem e a narrativa ,entre o intenso e o divertido, fluída do autor me deixaram extremamente curiosos. Quero muito ler, amei a resenha. Abraços =D

    ResponderExcluir
  8. este livro nao me atraiu mto a atençao mas parece ser mto bom pois li mta gnt falando bem! hahah achei a capa bem bacana. e a resenha me fez achar que ele parece ser bem intenso

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de literatura brasileira e sempre que posso leio livros nacionais.
    Do Mauricio,eu li "O Rosto que Precede o Sonho" e gostei bastante.Surpreendente! já está na minha lista..só naõ gostei muito da capa...

    ResponderExcluir
  10. Livro nacional é sempre bom! Tava todo mundo comprando e eu nem sabia do que se travata, agora sei haha achei interessante ser um ''roteiro de filme'' quando tiver em promoção vou comprar.

    ResponderExcluir
  11. Livro nacional é sempre bom! Tava todo mundo comprando e eu nem sabia do que se travata, agora sei haha achei interessante ser um ''roteiro de filme'' quando tiver em promoção vou comprar.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia como era o enredo. Agora que li sua resenha fiquei curiosa, pois parece ser uma ótima história, adorei a premissa. Pretendo ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações