22 de abr de 2016


[Resenha] Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

Ficha Técnica

Título: Temporada de Acidentes
Título Original: The Accident Season
Autor: Moïra Fowley-Doyle
ISBN: 978-85-8057-894-2
Páginas: 255
Ano: 2016
Tradutor: Amanda Moura
Editora: Intrínseca
17Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar. Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Resenha



SELO BLOG É outubro, e mais uma vez está na hora deles se protegerem. Todos os anos, no décimo mês, coisas estranhas e extremamente perigosas acontecem na família de Cara. Essa é a temporada de acidentes, época em que os moradores dessa peculiar e pequena família estão mais suscetíveis à sofrerem acidentes… ou até mesmo a morrer. Para deixar o mês mais estranho ainda, Cara descobre que sua colega de escola, Elsie, aparece em todas as suas fotografias. Disposta a tirar essa história a limpo, e questionar essa bizarra coincidência, Cara acaba se esbarrando em um outro grande mistério: Elsie sumiu. Os professores não sabem por onde ela anda, os alunos não se lembram dela, e a própria Cara tem certeza que Elsie só pode estar lhe evitando.
– Elsie! Elsie! Não há resposta. Uma leve brisa atravessa a clareira. Sinto arrepios nas pernas, por baixo das camadas de roupa molhada. Ou pelo menos prefiro pensar que fiquei arrepiada devido ao frio, não por causa da armadilha com a bonequinha de pano.
P. 29

Tendo que lidar com os perigos da temporada de acidentes, Cara tentará descobrir por onde Elsie realmente anda. No meio disso tudo, a jovem contará com a ajuda de sua irmã Alice, seu ex-irmão postiço Sam e sua melhor amiga Bea, lembrando que a cada dia que passa e o mês de outubro se aproxima do fim, os acidentes vão ficando mais violentos e perigosos. Essa, sem dúvidas, vai ser uma corrida contra o tempo… e a pior temporada de acidentes que já existiu. “Temporada de Acidentes” é o romance de estreia da autora Moïra Fowley-Doyle, e ela começa sua carreira com o pé direito. O livro é gostoso de ler, tem personagens carismáticas e um enredo que apesar de possuir características clichês, consegue construir uma história fresca e agradável, utilizando de recursos principalmente dos gêneros como fantasia e suspense.
Os segredos são ainda melhores quando compartilhados. Olho para as pernas enfaixadas da minha irmã. Quero contar o que as cartas de Bea disseram, pedir a ela para tomar cuidado, mas estou com muito medo. – A temporada de acidentes deixa marcas – digo, afinal.
P. 149

O livro é narrado pela Cara, porém alguns pouquíssimos capítulos são rapidamente narrados pela Alice ou pelo Sam. É interessante como o suspense ronda o livro de diversas formas, seja pelo o que ocasiona a temporada de acidentes, seja pelo sumiço de Elsie ou até mesmo pelo que poderá acontecer de perigoso até o mês acabar. O engraçado é que apesar da temporada de acidentes ser um fator importante para a construção do livro, Doyle conseguiu desenvolver a obra além disso, trabalhando e desenvolvendo muito bem as personagens. Não tem como não gostar de Cara, Bea, Sam e Alice. Através de uma atmosfera mística, o livro vai trabalhando um ponto em comum com todas as personagens: segredo. Todas elas possuem seus segredos, e precisam se livrar deles para conseguir suas respostas. O grande problema, é quando seu segredo influencia diretamente outra pessoa, podendo causar nela traumas muito maiores que qualquer temporada de acidentes.
[...] Será que é possível partir o próprio coração por acidente, como se quebra o pulso, por exemplo? Se for, a temporada de acidentes tem me machucado tanto por dentro quanto por fora.
P. 189

Eu super indico a leitura de “Temporada de Acidentes”. O livro consegue prender, entreter e principalmente agradar o leitor. A escrita de Moïra é rica e sua ousadia em exigir bastante de suas personagens, faz com que o livro tenha um final recheado de reviravoltas. Tenho certeza que “Temporada de Acidentes” vai ser um prato cheio para qualquer fã de um bom romance YA.




Compare e Compre
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Achei bem estranho o fato de ser todo ano e na mesma época, acho que lendo o livro irei entender melhor, a personagem Elsie parece ser fundamental para o descobrimento do motivo, gosto de autores que conseguem manter o ritmo da obra construindo melhor seus personagens e alternando as narrativas, quero muito ler esse livro misterioso e repleto de segredos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada parecido. A história me chamou a atenção por ser bem diferente. Um mistério que nao é comum, com acidentes em um unico mes.. Fiquei curiosa. A vida dessa familia deve ser um medo constante.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Tácio!
    Fiquei foi curiosa para saber o que acontece durante esse mês na vida da protagonista que ocasiona tantos acidentes... Mistééééééé´rio...
    Um suspense que promete entreter.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Tenho ouvido falar muito bem desse livro e estou bastante curiosa para saber o que há por trás dessa temporada de acidentes que acontece com a família de Cara e se ela realmente será capaz de descobrir esse mistério. Excelente resenha e confesso que me deixou com uma vontade maior ainda do que eu já estava para ler esse livro...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tácio..
    Já tinha lido outra resenha desse livro,mas não foi tão profunda a ponto de me deixar curiosa...quero saber dos segredos que envolvem a família da Cara.
    Parabéns ,ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. A premissa desse livro é bem diferenciada. Quero descobri o que ocasiona essa tal temporada de acidades. Ademais, esse mistério das fotos também me intrigou.
    Esse parece ser aquele tipo de livro que me prende do começo ao fim.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. O enredo me chamou atenção, parece ser bem diferente e interessante. Na verdade, assim que vi a capa e o titulo principalmente eu fiquei bem curiosa. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e ja posso dizer que me interessei mais aindaa, adoro livros com segredos hahah

    ResponderExcluir
  8. bem diferente a tematica deste livro e meio sinistra eu acho! hahah mas parece ser mto bom. adorei a resenha

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações