25 de abr de 2016


[Semana Especial Simon] Amor às Cegas no Século XXI


A partir de hoje a Intrínseca fará uma Semana Especial totalmente dedicada ao livro “Simon VS a Agenda Homo Sapiens”, da autora Becky Albertalli. De segunda à sexta-feira vocês poderão encontrar nos blogs parceiros da editora postagens relacionadas ao livro.

Hoje, o tema em especial é a dinâmica utilizada por Albertalli para desenvolver duas de suas personagens principais: Simon e Blue. Simon (usando o nickname Jacques) é um garoto que acaba trocando e-mails com Blue de maneira anônima, para que os dois possam ir se conhecendo sem comprometer a vida de ambos, principalmente se contarmos com o fato que eles estudam na mesma escola.

Apesar do livro não ser narrado exclusivamente através da troca de e-mails, essa técnica é muito importante, pois é o único momento que o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de Blue, curiosamente, ao mesmo tempo em que Simon também o faz.

A troca de e-mails em livros é bastante utilizada nos dias atuais, forma que substituiu a famosa troca de cartas ou escrituras em diários dos grandes clássicos. Desta forma, para iniciamos com o pé direito a Semana Especial Simon, vou separar para vocês alguns trechos desses e-mails, e espero que vocês consigam absorver um pouco desse peculiar, moderno e bonito romance.
Sua família parece interessante. Como você convencia seus pais a comprar vestidos? Você devia ficar ótimo de melindrosa. Seus pais também tentavam arruinar todas as suas fantasias para adaptá-las ao clima? Lembro de um ano em que dei um chilique ridículo porque O LANTERNA VERDE NÃO USA GOLA ROLÊ. Mas agora eu vejo que ele usa, sim. Desculpa aí, mãe! [...]
Blue
P. 38


Blue,
Primeiro de tudo, é claro que Oreo se qualifica como grupo alimentar. Segundo, é o ÚNICO grupo alimentar que importa. [...]
Jacques
P. 71



Você tem razão quanto às vozes. Acho que teríamos que usar um tipo de sintetizador para distorcer o som, como o do Darth Vader. Ou poderíamos fazer outras coisas em vez de falar. Só uma ideia.
Seu Jacques Zumbi.
P. 83


E essa coisa de muro desmoronando… Acho que você está me dando crédito demais. Você é o herói hoje, Blue. Você derrubou seu próprio muro.
E talvez o meu também.
Jacques
P. 115-116



Feliz Natal, Blue. De coração. E espero que todo mundo deixe você em paz hoje, porque isso que você descreveu parece família até DEMAIS. Talvez ano que vem a gente possa fugir e passar o Natal em algum lugar distante, onde nossas famílias não consigam nos encontrar.
Com amor,
Jacques
P. 151


Tudo bem. Tenho que contar uma coisa, e acho que pode ser perturbador. Acho que o momento não poderia ser pior, mas não consigo pensar em outra saída, então aqui vai:
Jacques, tenho quase certeza de que sei quem você é.
Com amor,
Blue.
P. 176


Apesar da dificuldade de se relacionar com alguém que você não conhece, fica evidente através destas passagens que a autora buscou construir o início do relacionamento entre Simon e Blue envolto no descobrimento. Em uma época onde é fácil ter acesso aos dados das pessoas, é um diferencial colocar suas personagens em uma posição de desconforto e totalmente às cegas.

Amanhã vocês terão mais um gostinho deste amor virtual e da história de “Simon VS a Agenda Homo Sapiens”, pois a resenha do livro será postada aqui. Então não percam!
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Olá...
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro... Gostei dos trechos que você postou aqui e as imagens que acompanharam foram ótimas... Gostei de saber que ao longo da semana terei oportunidade de conhecer um pouco mais desse livro... Aguardando a resenha ansiosa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Certeza que essa semana me deixara MUITO animada para ler o livro
    Gostei de introduzir emails ao livros mas não focar só nisso, o livro parece ter uma grande variedade de temas e ser bem divertido

    ResponderExcluir
  3. Claro que a troca de email tem seus lados positivos e negativos, não é? Eu mesma não sei se começaria algo sem ao menos ver a pessoa. No caso do livro, eles já são do mesmo colégio, então ajuda bastante. Ai sim da pra se conhecer melhor. Que bom saber mais um pouquinho sobre o livro .
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tácio.
    A troca de e-mail entre os dois parece ser bem divertida e atual, o que me agrada bastante. Acredito que dará uma ótima dinâmica para a obra.
    Estou muito curioso sobre esse livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tácio!!
    Eu estava curiosa para saber mais sobre o livro,esse troca de mensagens com o desconhecido é algo que meche com a gente....tem o lado bom,é estimulante/excitante e o lado ruim é perigoso não saber quem esta do outro lado...mas numa boa leitura tudo é válido...Bj.

    ResponderExcluir
  6. Oii, gosto de livros que abordam temas atuais. Me lembra as vantagens de ser invisivel, so que era por cartas. Tem tanta gente falando desse livro, to meio confusa se quero ler ou não haha

    ResponderExcluir
  7. hahah achei bem bacana essas imagens no meio! hahah li primeiro o post sobre o livro e parece ser mto bom!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações