23 de abr de 2016


[Seriando um Pouquinho] Outlander




Sinopse: Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira em combate em 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser (Sam Heughan), um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.




Outlander é uma série de televisão de produção britânica/americana criada por Ronald D. Moore e  baseada nos livros de Diana Gabaldon sobre uma viajante do tempo. Dentre várias historias sobre viagem no tempo, podemos destacar esta série, pois, bem distante de ser uma ficção científica, temos um drama de época que não busca mostrar complicações físicas ou científicas que uma viagem no tempo pode causar à cronologia. Pelo menos, não em seu principio.


A história segue a protagonista Claire (Caitriona Balfe), que após  trabalhar na Segunda Guerra mundial, viaja com seu marido Frank Randall (Tobias Menzies), para uma nova lua de mel. Após uma separação de cinco anos, por causa da guerra, o casal viaja para  Inverness, na Escócia, pois Frank está buscando informações sobre um antepassado seu, Jonathan ‘Black Jack’ Randall. Durante uma visita ao monte Craigh na Dun, Clair e Frank presenciam um ritual druida no local, que mais tarde vem a ser um portal que transporta a protagonista da série para o ano de 1743.

 

Coincidência ou não, Claire é transportada justamente para a época em que vive o antepassado do seu marido.  Jonathan ‘Black Jack’ Randall é um soldado britânico que nos faz perceber o talento do ator que o interpreta. Tobias consegue nos conquistar sendo Frank, um bom marido, que se vê desesperado com o sumiço da esposa e ao mesmo tempo nos faz odiar profundamente Black Jack que é o grande vilão da trama, digo grande, pois alguns outros personagens agem de maneira duvidosa de acordo com seus interesses em alguns pontos isso ajuda ou atrapalha o caminho da protagonista.


Desde o primeiro encontro entre Claire e Black Jack percebemos o quão perigoso e cruel o soldado pode ser, e esse encontro também nos apresenta Jaime Fraser (Sam Heughan), um dos escoceses que salvam Claire das mãos de Black Jack. É óbvio que ele se torna o novo interesse amoroso da protagonista, entretanto percebemos o desabrochar do amor entre eles a passos lentos, pois mesmo que seja perceptível a química do casal, Claire é uma mulher casada. Ela respeita seu marido e o ama, a ponto de passar a temporada tentando voltar ao monte Craigh na Dun para tentar voltar ao seu tempo.


Algumas bandeiras são levantadas na trama, como o feminismo. Claire é uma mulher independente, inteligente, que sabe o que quer e vai em busca do que acredita ser o certo, o que não é comum para uma mulher do século XVIII. Na primeira temporada percebemos claramente uma divisão, no início, Claire está em um ambiente estranho, a pesar dela conhecer a história, machista, repleto de ligações politicas que a impedem de andar livremente pelo país e isso a incomoda, pois ela deseja voltar para seu marido. Até que ela se vê forçada a se casar com Jamie, por quem já nutre uma atração, não somente física. A relação entre Claire e Jamie é um verdadeiro alívio para o coração, as cenas deles são cenas verdadeiramente românticas, e a química entre os atores é muito boa. Claire é uma mulher  vivida e Jamie é um homem simples do interior. Os dois formam o casal fofo da série.

 


Mas nem só de fofura se sustenta Outlander. A série tem cenas muito fortes de violência física e psicológica tendo em sua grande maioria, Black Jack como maestro de toda crueldade. A cena em que ele açoita Jamie arrepia, causa nojo, repulsa, sem falar em cenas mais fortes que não posso contar. Aliás, um parabéns muito grande para a série por tratar de alguns temas fortes de maneira tão real. Particularmente, nunca tinha visto um tema ser tratado como em outlander (não posso falar o que é exatamente, tem que assistir a série até o final da temporada pra me entender). Corrupção, injustiça, violência sexual, intolerância religiosa, são alguns elementos que trazem o tom dramático e sério para a serie, afinal, nem tudo é lindo como o amor de Jamie e Claire. Podemos destacar também a importância de Dougal e Geillis para o desenvolvimento da trama e … (tem que assistir pra saber).




Além da riqueza de detalhes históricos, a produção da série tem caprichado em detalhes como figurino, cenário, preocupação com os diálogos e com os costumes da época. Podemos perceber isso bastante no episodio do casamento entre Claire e Jamie. O episódio tem uma delicadeza, um cuidado, não somente com detalhes do figurino, mas também, com a relação entre as pessoas da época e as relações familiares (uma atenção para o momento que Jamie precisa punir Claire, cena mais engraçada da série inteira). Vou parar por aqui pra não entregar alguns detalhes importantes na trama.


Elenco:
Caitriona Balfe - Claire Beauchamp Randall/Fraser
Sam Heughan - Jamie Fraser
Tobias Menzies - Frank Randall/Jonathan "Black Jack" Randall
Gary Lewis - Colum MacKenzie
Graham McTavish - Dougal MacKenzie
Lotte Verbeek - Geillis Duncan
Bill Paterson - Ned Gowan
Duncan Lacroix - Murtagh Fraser
Grant O'Rourke - Rupert MacKenzie
Stephen Walters - Anghus Mhor


A série teve uma média de quase três milhões de espectadores (nos EUA) por episódio na primeira temporada que contou com 16 episódios. Atualmente está sendo exibida a segunda temporada com 13 episódios confirmados.
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Miau!
    Sabe se tem previsão para chegar ao BRasil?
    É uma série que vale demais a pena assistir.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. ai sempre vi resenhas dessa serie mas nunca me deu tanta vontade de ver.. que bonitinho os dois! ameiiii o casal...

    ResponderExcluir
  3. Tenho curiosidade de ler a série de livros, logo depois queria ver a série de TV, acho que vai demorar um pouco pois os livros são muitos e grossos, mas o post me deixou bem animada e irei adiar a leitura, a série parece ter uma excelente produção

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Apesar de amar filmes e histórias de época, ainda não tive oportunidade de assistir nada de Outlander...Fiquei bastante interessada, por se tratar de uma viagem no tempo, ter detalhes históricos e pelo jeito vária críticas sociais... Amei os figurinos, bem detalhados e nada que um bom romance na história para ficar completa... Amei o post e com certeza assistirei a série em breve.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Desde que li sobre a serie me interessei bastante. Nunca assisti, mas todo esse elenco e a própria história é maravilhosa. A protagonista passa por varias aventuras e deve ser legal acompanhá-las.. Inclusive em seu novo casamento. Acredito que ela se sinta culpada ao mesmo tempo.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Olá Miau!!
    Eu não sabia da existência desse seriado...amei a dica vou procurar a primeira temporada pra ver...valeu pela dica.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Miau.
    Confesso que, de início, prefiro séries mais voltadas para ficção científica e que problematizem a questão da viagem no tempo e na quebra da linha temporal. Contudo, essa série parece ter certo charme, o que me agrada. Acredito que daria a oportunidade. Vai ser diferente ver a questão de época destacada no livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler o primeiro livro da série de livros e nao vejo a hora de acabar todos que ja foram publicados no Brasil. Porque a série tem muitos livros e todos sao enoormes hahah mas assim que acabar quero começar a serie!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações