Ficha Técnica
Título: De VoltaTítulo Original: Homecoming
Autor: Kass Morgan
ISBN: 978-85-01-10615-5
Páginas: 302
Ano: 2016
Tradutor: Rodrigo Abreu
Editora: Galera Record
Quando naves riscam o céu da Terra, os 100 sabem que mais pessoas estão deixando a colônia espacial. E esse pode ser o retorno definitivo da humanidade ao planeta. Glass sobreviveu à queda dos módulos de transporte. Ela experimenta as novas sensações de estar na Terra. Clarke, por sua vez, está comandando o resgate aos sobreviventes da colisão, mas não consegue parar de pensar em seus pais, que ainda podem estar vivos. Já Wells precisa encontrar uma forma de lidar com a nova ameaça à sua liderança. Os homens que detinham o poder na colônia estão decididos a manter a ordem na Terra segundo suas regras. Mas essa nova lei está longe de ser justa. Chegou a hora de os 100 lutarem por liberdade, em seu novo lar.
Resenha
Esse livro faz parte de uma série. Pode conter spoiler dos anteriores
Após os eventos finais de “Dia 21”, vamos encontrar os últimos sobreviventes da nave espacial chegando à Terra. Sofrendo grandes perdas, pelo fato do pouso ser bastante brusco, Clarke e os 100 tentarão ajudar como podem a cuidar dos feridos que acabam de chegar do céu.

Não era como se Clarke não esperasse algo assim. Seu treinamento médico lhe tinha ensinado a considerar todas as eventualidades possíveis e encarar de frente, mesmo as mais difíceis. Mas havia uma enorme diferença entre se forçar a imaginar o pior cenário e realmente ouvi-lo sendo articulado pelos lábios de outra pessoa.Restará aos 100 decidirem se irão apoiar ou não Rhodes, iniciando uma batalha entre os colonos e os terráqueos em busca pela liberdade. Através de uma narrativa ágil e muita confusão, “De Volta” é o terceiro e último volume da saga que inspirou a série televisiva “The 100”.
P. 116
Kass Morgan finaliza sua trilogia de uma forma satisfatória, apesar de não saber ousar. A escrita continua boa, os personagens continuam bons, porém falta ousadia para ultrapassar o raso, na tentativa de criar cenários mais mirabolantes e épicos para a conclusão desta série.
[...] Luke estava errado. Não era possível substituir memórias tristes por outras felizes. Esse era o problema da tristeza. Você nunca podia apagá-la. Você a carregava consigo, sempre.A narrativa segue o mesmo estilo dos livros anteriores: apesar de não ser narrado em primeira pessoa, o leitor acompanha a jornada de 3 ou 4 diferentes personagens ao mesmo tempo. Nos livros passados, acredito que isso funcionou muito bem, já em “De Volta”, nem tanto. Ao invés de focar nas personagens certas, que poderiam acrescentar algo de importante para a história, Morgan muitas vezes dá espaço para situações fracas e totalmente dispensáveis.
P. 160
Mas não deixe-se enganar. Kass pode falhar ao tentar quebrar barreiras da sua própria escrita, porém ela é bastante feliz ao continuar trazendo surpresas e reviravoltas, principalmente por não ter medo de sacrificar alguma de suas personagens. De certo modo, a ousadia que lhe falta para algumas coisas, sobra para outras.
– Eu sou a razão para tudo isso estar acontecendo. Sou o desgraçado egoísta que deixa um rastro de destruição por onde passa. Todos lá em cima… – Ele apontou na direção do céu. – … estariam vivos hoje se não fosse por mim.Para finalizar, gostaria de dizer que mais uma vez amei a capa. Simples e muito bonita, mantendo o padrão das anteriores, sem se render a tentação de colocar o pôster da série como capa, como já foi feito com outras sagas da mesma editora.
P. 228
Apesar de não guardar muitas surpresas, “De Volta” consegue dar um fim aceitável para a trilogia. É até difícil dizer que algo me incomodou, pois tudo foi tão certinho que fica complicado reclamar do já esperado. Agora é aguardar e ver os próximos passos na carreira de Kass Morgan.
Compare e Compre
Olá, Tácio.
ResponderExcluirEu li o primeiro livro da trilogia, mas acabei desistindo. Infelizmente, o enredo não me ganhou. Porém, pelo visto, ao menos a autora conseguiu fechar bem a trilogia, o que já é excelente.
Um dos elementos que me fez desistir da série foram essas situações "fracas e dispensáveis".
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!
Gosto de trilogias e esse chamou um poquinho da minha atenção por falar de um tema que eu não leio muito, não sei nem se já lo algo assim.
ResponderExcluirA capa é bonita mesmo, mas é uma pena pelo final. Assim, sei que disse que gostou, mas é bom.quando o livro nos surpreende e não traz aquilo que é obvio ne. Enfim, que bom que gostou do desfecho da obra.
Boa noite Tácio !
Fico cada vez mais indecisa, amo a série e tenho medo de ler os livros por dizerem que é tão diferente, mas enfim depois da resenha a ansiedade esta matando e coloquei na lista, agora é esperar para ver o que acharei, as capas dessa série são simples e lindas, na minha opinião parecem até combinar com a história
ResponderExcluirOi Tacio to assistindo a 3 temporada da série parece ser bem diferente do livro, tenho vontade de ler a trilogia, parece que ela agrada a maioria, mas ainda fiquei na duvida, pois em sua resenha você disse que autora deixa tudo certinho e li algumas resenha que me fizeram pensar que autora deixou pontas soltas apesar de como você mesmo disse o final ser satisfatório.
ResponderExcluirBjs
conhecia por causa da serie mas o livro parece ser melhor ainda. ou melhor os livros...deve ser mto boom! super quero ler..
ResponderExcluirQuero muito acompanhar o seriado, mas o livro, apesar das resenhas positivas, confesso que não me chama a atenção. Mas se a autora conseguiu finalizar a série de modo aceitável, já é um ponto positivo pra mim.
ResponderExcluirTácio,essa trilogia não me conquistou...comecei a ler o rpimeiro livro e a leitura não engrenou de forma alguma....
ResponderExcluir