28 de mai de 2016


[Resenha] O Livro de Cam - Lauren Kate

Ficha Técnica

Título: O Livro de Cam
Título Original: Unforgiven
Autor: Lauren Kate
ISBN: 978-85-01-09937-2
Páginas: 304
Ano: 2016
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record
32Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas. O livro de Cam é mais um emocionante capítulo na saga de Fallen, que em breve chega aos cinemas pelos estúdios Disney. Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e suspense — em Fallen o amor nunca morre.

Resenha


Lilith está condenada a sofrer em vários e eternos infernos. O diabo fez questão de lhe dar esse tratamento especial. Três mil anos após partir o coração de seu grande amor, o anjo caído Cam, descobre que Lilith, por algum motivo desconhecido, caiu nas garras de Lúcifer. Esperançoso em poder recomeçar do zero com sua amada, Cam decide fazer um pacto com o demônio.

GER_SELO_PARCEIROS_2016_GALERA-7lahjCaso consiga conquistar Lilith e fazer com que ela se apaixone por ele em apenas 15 dias, Lúcifer irá liberar Lilith de sua eterna penitência, e também irá permitir que Cam abdique de sua condição de anjo, possibilitando que os pombinhos tenham uma vida juntos como meros mortais. Caso Cam falhe, ele terá que aceitar o cruel destino de Lilith, além de se tornar a mão direita de Lúcifer.
– A existência de alguém só é completamente horrível quando se prova um gostinho do que é belo – retrucou Lúcifer. – Isso serve para lembrar a pessoa de tudo aquilo que jamais poderá ter.
P. 35
“O Livro de Cam” é um romance do universo de Fallen, série escrita pela norte-americana Lauren Kate. Utilizando de personagens secundários de sua quatrilogia original, Kate resgata um pouco de seu mundo literário, entregando mais uma obra com anjos caídos e a possibilidade de redenção após muitas tragédias em vidas passadas.

Com capítulos alternando entre a visão de Lilith e Cam – que por sinal são muito mais agradáveis do que os da mocinha –, o livro acompanha os quinze dias que o anjo tem para completar e vencer sua aposta. Alguns interlúdios complementam a narrativa, apresentando (e relembrando para quem já leu a série Fallen) o passado do casal 1.000 anos antes de Cristo, e explicando como ambos se tornaram almas gêmeas e chegaram na atual situação catastrófica que se encontram.
Lilith fez menção de responder. Calou-se. Ele estaria falando sério?
Ela analisou o rosto dele. Suas feições estavam relaxadas, como se ele não estivesse tentando persuadi-la a fazer nada daquela vez, como se estivesse feliz só por estar ao seu lado. Concluiu que ele falava sério. E ela não fazia ideia de como reagir.
P. 104
Felizmente, para mim, a obra manteve o mesmo estilo de capa da série Fallen, ao qual eu sempre achei bem atraente e bonita. Mas, por algum motivo, o título do livro sofreu uma tradução o tanto quanto curiosa. Em inglês sendo intitulado “Unforgiven” – algo como ‘indesculpável’ em tradução literal – e que conservaria os títulos da série com uma palavra somente (Fallen, Tormenta, Paixão e Êxtase), restou para nós aguentar “O Livro de Cam” mesmo.

A história do livro em si não é mirabolante, pelo contrário, conta com muitos clichês e com um desenrolar o tanto quanto previsível. O garoto que tenta conquistar a garota, a garota rebelde revoltada com o mundo, um colégio cheio de gente chata e metida, um concurso de bandas e uma formatura é basicamente o resumo do plot principal. Logicamente, que temos a peça diferencial à esta sinopse: em meio a tudo isso, existe o demônio fazendo suas artimanhas para dificultar o sucesso do casal.
Cam fechou os olhos e se viu novamente ali, abraçando-a à margem do rio Jordão, sentindo o calor do seu corpo contra a pele, trazendo os lábios dela para junto dos seus. Ah, aquele beijo.
[...]
Precisava de mais um beijo. Ele a queria agora, de novo, sempre.
P. 153
“O Livro de Cam” pode ter sido uma grande surpresa para a maioria dos leitores de Fallen, principalmente pelo fato da série já ter sido finalizada há alguns anos. Qual foi o intuito de Lauren Kate em fazer isto? Não saberia dizer. Era necessário? Definitivamente, não. Porém, por algum motivo, ela decidiu pegar um de suas melhores personagens – Cam – e lhe dar um livro próprio.

Para os fãs da série, sem dúvidas, vai ser um grande presente revisitar algumas fíguras já conhecidas e poder se aventurar um pouco mais na história do anti-herói Cam. Para quem não acompanhou a série de Kate, não acredito que a leitura do livro fará qualquer sentido, já que o mesmo é cheio de pequenas referências aos acontecimentos de Fallen.

Compare e Compre
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. mto bacana este livro.nao sou mto fa de fantasia mas achei este livro mto bacana pela resenha super quero ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu só li um livro dessa serie e não lembro muito sabe? Só alguns detalhes. Mas eu adoro essa histórias com anjos caídos e tudo mais. Gostei muito da proposta desse e se tiver oportunidade eu vou ler, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter lido a série inteira, não gostei muito dela, só por isso não leria esse livro. Tbm não gostei da editora ter trocado o nome, mais pelo menos como você disse manteve a capa. Acho que por ser um personagem que se mostrou interessante e com a estreia do filme ela deva ter decidido lançar mais um livro...

    ResponderExcluir
  4. Olá Tácio..
    Desde que lançou o primeiro livro da série Fallen, já não me interessei muito e não li nenhum,então...mas sua resenha ficou muito bem colocada com seus pontos de vista e indagações..parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Tentei, com afinco, ler a série Fallen, mas não deu. O mocinho era até legal, mas a mocinha era chata e birrenta demais... abandonei.
    Não sei o pq, mas em livros com perspectivas diferentes, a visão do homem é sempre mais legal.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tácio.
    Esse livro não faz muito o meu estilo. Esse tipo de pegada um pouco juvenil, com uma premissa meio clichê, meio previsível, me desanima completamente. Sem falar que os anjos e demônios dessa série não me atraem.
    Apesar da sua ótima resenha, não leria a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu adoro o tema que o livro aborda mas a série Fallen de certa forma me decepcionou bastante,mas essa capa tá bem bonita!!

    ResponderExcluir
  8. Letra de Lilith-Exílio
    É o amor que incita
    Pra onde levo minhas rimas
    Minhas rimas, minhas rimas
    Que seguem minha mente aflita
    Aflita, aflita
    O que vem agora, o que virá depois?
    Irei morrer, irei morrer
    Sozinha ou a dois?

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações