21 de ago de 2016


[Resenha] A Mediadora: Lembrança - Meg Cabot

Ficha Técnica

Título: A Mediadora: Lembrança
Título Original: Remembrance
Autor: Meg Cabot
ISBN: 978-85-01-07156-9
Páginas: 399
Ano: 2016
Tradutor: Camila Mello
Editora: Galera Record
32Agora, mais velha e experiente, tudo que Suze quer é causar uma boa impressão no primeiro emprego desde sua formatura — e desde o noivado com o Dr. Jesse de Silva, ex-espírito e sua alma gêmea. Como não bastasse, um fantasma de seu passado resolve aparecer. E esse não é um espectro que ela possa mediar. Afinal, Paul Slater está bem vivo, milionário e, ainda por cima, é o novo proprietário da antiga casa de Suzannah. Aquela na qual conheceu Jesse. Isso não seria um problema se ela não tivesse acabado de descobrir que uma antiga maldição poderá transformar seu amado num demônio, caso seu antigo local de descanso seja demolido, como Paul pretende. Agora ela precisa dar um jeito em Paul, que a está chantageando sexualmente — isso mesmo... ou ela dorme com ele, ou perde Jesse —, enquanto tenta ajudar uma caloura assombrada por uma menininha muito poderosa...

Resenha


Após 15 anos, Meg Cabot presenteia duplamente seus leitores da aclamada série “A Mediadora”. No início de Junho foi publicado gratuitamente o e-book “O Pedido”, que seria o primeiro contato após anos entre os leitores e Suzannah Simon. Em 116 páginas Meg situa seus leitores, deixando bem claro que anos se passaram, e que suas personagens cresceram e estão prontas para novos compromissos, incluindo o casamento.

Obviamente, que “O Pedido” serve como uma ponte entre o último livro, “Crepúsculo” (2007), e “Lembrança”, uma forma que a autora encontrou de preparar seus leitores com o que estava por vir, sem precisar fazer isso no livro em si, desperdiçando páginas com meras ‘atualizações’. No final, quem acaba ganhando é o próprio leitor, pois tanto o conto quanto o livro conseguiram manter a essência dos exemplares anteriores, ao mesmo tempo que acrescentaram elementos novos e enriquecedores.
Quando foi que as coisas ficaram tão complicadas? Se não fosse um babaca do passado aparecendo para me chantagear sexualmente, era um espírito-mirim homicida estraçalhando meu escritório. [...] Será que eu nunca conseguiria relaxar e curtir o momento, só para variar?
P. 101-102 
GER_SELO_PARCEIROS_2016_GALERA-7lahjNesse sétimo volume da série, iremos encontrar Suzannah, a nossa querida e esquentadinha mediadora, já formada e trabalhando na mesma escola onde estudou. Apesar de não receber nada por seu trabalho na Academia da Missão, Suze aproveita a oportunidade para continuar morando perto de seu namorado Jesse, que faz residência de medicina em uma cidade próxima. Noivos, os dois pombinhos precisarão lidar com muitas coisas antes do grande dia chegar, inclusive a aparição de um fantasma do passado.

Paul Slater, que de morto não tem nada, agora com o dinheiro que herdou de seu avó e bastante milionário, compra a casa onde Suze morou e conheceu Jesse. Decidido a destruir a propriedade, Paul entra em contato com nossa mocinha e lhe deixa a par de um pequeno detalhe: caso a casa seja demolida, uma maldição será liberada, maldição esta que poderá transformar Jesse em um demônio, pois é lá que encontra-se os seus restos mortais.
[...] Quanto mais pessoas eu puder ajudar a resolver seus problemas agora, enquanto vivas, menos trabalho terei com elas depois, quando morrerem.
P. 132 
Para evitar essa grande tragédia, Paul faz um acordo com Suzannah: caso ela concorre em sair para que tenham um jantar, e que por acaso, esse jantar termine no quarto de hotel dele, Paul promete não destruir a casa, ao mesmo tempo que garante que após esta noite, Suze nunca mais irá querer Jesse. Correndo contra o tempo para encontrar uma segunda opção que não seja dormir com Paul, Suzannah ainda precisará lidar com uma fantasma bastante poderosa que assombra uma das alunas da escola, tudo isso sem deixar que seu relacionamento fique abalado.

“Lembrança” foi uma ótima - e excelente - surpresa. Mesmo quase após 10 anos, Meg Cabot conseguiu reviver suas personagens e entregar o livro mais adulto da série até então. Com muito mais ironias, sexualidade e temas delicados, Cabot prova a sí mesma, como à todos seus leitores também, que conseguiu escrever um dos melhores livros de sua saga número #1 do New York Times.
– Não. Não tem nada que eu possa fazer por ele. Está em boas mãos. As melhores. Eu vim vê-la, e saber o que descobriu. Preciso saber onde ela está enterrada, Suzannah.
Meu queixo caiu.
– E isso vai ajudar em quê?
– Você sabe a resposta. Para que possa mandá-la de volta ao inferno, ao qual pertence.
P. 163
O grande trunfo de “Lembrança” é exatamente a personagem principal, que com seu temperamento forte, conquista o leitor mais uma vez. Seu romance com Jesse está melhor do que nunca, e é muito bom ver o crescimento do rapaz na série, principalmente se compararmos com suas poucas falas nos primeiros volumes. Além disso, é sempre um prazer ver como Suzannah tenta insistentemente cruzar a linha com Jesse, que segue fielmente as tradições da época em que viveu, e espera casar virgem e respeitar a igual virgindade de sua noiva. Muitas risadas garantidas nessas partes.

Para quem nunca leu nenhum livro da “Mediadora”, ainda dá tempo de correr atrás. A saga aborda um tema interessante, que sempre garante bons momentos de ação, sem deixar de lado o querido - e peculiar - romance. E um fato super positivo de “Lembrança” é o seu desenvolvimento e construção narrativa, que melhorou bastante: a nível de curiosidade, o livro anterior teve 272 páginas, e este 399. Meg acertou em cheio, e para os que estavam assustados com essa publicação anos após o fim da série, podem respirar tranquilos… Afinal, as vezes vale a pena ressuscitar uns fantasmas.
– Você deve estar certo – falei, e curti a vista privilegiada da gola V, além da sensação do seu peitoral firme, moldado solidamente, e dos músculos dos ombros. – Talvez seja melhor ir para seu carro. Já que você tem todo o equipamento, pode começar a exorcizar o demônio dentro de mim agora mesmo.
P. 176
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Já conheço a série pelo nome, até por que a Meg Cabot é bem famosa, mas nunca foram livros que tive vontade de ler. Sua resenha me fez ficar curiosa com os livros, pois a história parece ser interessante. Vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Acho a Meg Cabot uma camaleoa dos livros, são tantos e tão diferentes. Só tem uma coisa ruim, essa é uma série, e na atual situação financeira fica difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane. Os 6 primeiros livros da série foram lançados em formato "vira-vira" pela Saraiva: são três livros, cada livro contendo dois volumes da série. Eles custam em torno e 17,90, já ajuda um pouquinho =p

      Excluir
  3. Eu achei muito legal a Meg ter escrito após tanto tempo uma continuação para a história, tenho certeza que os fãs devem ter amado e eu até acho que alguns outros autores poderiam se inspirar e dar aos fãs de algumas séries que se encerraram a algum tempo um presente desse :) Mas tenho que dizer que ainda não li a série "A Mediadora", no entanto tenho vontade e esse lançamento só aumentou minha curiosidade, pois só tenho ouvido e muito, coisas boas da série ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,
      Eu acho super arriscado essas continuações "do nada", porém felizmente "Lembrança" funcionou, e agregou bastante a série.

      Excluir
  4. Oi Tácio...
    Confesso que ainda não li nenhum livro da "Mediadora", mas fiquei bastante interessada e curiosa em ler essa série... Ainda mais sabendo que mesmo após muitos anos ela conseguiu trazer de volta ou de forma ainda melhor tudo o que já havia escrito... Quero muito ler essa série... Espero que consiga fazer isso em breve...
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender Cristiane! =]
      Abraços

      Excluir
  5. Nunca li a história,mas já li outros livros da autora e gostei bastante da sua escrita. É legal quando uma autora consegue manter a essência de sua história. Beeijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tácio..
    tenho alguns livros dela e A Mediadora está na minha lista..a capa é maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações