12 de ago de 2016


[Resenha] O Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni & Pedro Pereira

Ficha Técnica

Título: O Amor nos Tempos de #Likes
Autor: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni & Pedro Pereira
ISBN: 978-85-01-07558-1
Páginas: 270
Ano: 2016
Editora: Galera Record
32Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Resenha


“O Amor nos Tempos de #Likes” é uma livro que conta com três contos, escritos por 4 pessoas diferentes. Os autores destes contos são conhecidos principalmente por seus canais no YouTube, e aproveitando desse meio em que trabalham, decidiram revisitar clássicos da literatura, dando à eles um ar mais moderno e tecnológico.
Aquele cara é louco. Piradinho da Silva. Eu tenho certeza disso.
Primeiro, ele começa a fazer uns comentários nada a ver de como eu deveria tratar a minha família. Quando falo algo um pouco mais pessoal, simplesmente me ignora.
P. 45
GER_SELO_PARCEIROS_2016_GALERA-7lahjO primeiro conto se chama “Próximo destino: amor” e foi escrito por Pam Gonçalves. Aqui, Liz, uma famosa youtuber nacional, precisa pegar um avião em São Paulo para visitar sua família no sul do páis. Porém, uma grande tempestade fecha o aeroporto, e Liz acaba conhecendo o aparentemente presunçoso William, que também precisa pegar um avião para ir visitar sua irmã que está no hospital. 

O segundo conto, escrito pela Bel Rodrigues, se chama “(Re)começos” e narra a história de Madu, uma jovem que terminou um recente relacionamento abusivo, e está mais do que pronta para seguir em frente com sua vida. Viajando para Búzios durante as férias, Madu jamais esperaria que encontraria o verdadeiro amor no lugar mais impróprio possível.

Já o terceiro e último conto foi escrito a quatro mãos pelo Hugo Francioni e pelo Pedro Pereira. Intitulado “337 Km”, o enredo principal nos apresenta à história de Júlio e de Ramon, dois garotos que se conhecem em um fórum literário e precisarão quebrar às barreiras da distância – além de muitas outras – para conseguirem ficar juntos.
Quando percebi que a pessoa que eu esperava nunca esteve lá de verdade, foi doloroso. Foi como se eu tivesse pulado na água para poder me afogar e, quando entendi que precisava nadar, pedi ajuda. Tentei melhorar aquela situação e fazê-lo perceber que podia mudar, mas acho que já era tarde.
P. 136
“O Amor nos Tempos de #Likes” é uma leitura muito gostosa. Os contos são bem escritos, apesar da pequena quantidade de páginas que cada autor teve para contar sua história. As personagens são cativantes e as mensagens dos contos são extremamente atuais e positivas.

Ficou muito claro qual livro que inspirou cada conto, mas ao meu ver, não passou disso: inspiração. Com sutileza e utilizando de pequenas e rápidas referências, os autores homenageiam obras como “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, “Dom Casmurro” de Machado de Assis e “Romeu e Julieta” de William Shakespeare. Independente de qual era a real intenção por detrás do livro e desta ideia em especial, acho que o produto final funcionou muito bem.
Era engraçado como os dois conseguiam se comunicar por monólogos. A cabeça de Júlio começava a pesar, quando recebeu uma mensagem.
[20:30] RAMON: Oi! Preciso falar com você urgente. Assim que estiver on-line, me chama!
Na mesma hora, Júlio começou a ficar preocupado.
[20:30] JÚLIO: OI! Pode falar, estou aqui.
P. 207
Eu nunca tinha ouvido falar em nenhum dos autores e muito menos em nenhum de seus canais no YouTube, e não nego que tenho meu pé atrás com esses livros provenientes deste universo. Porém, “O Amor nos Tempos de #Likes” é uma boa prova de que independentemente do meio, você pode ter sim, talento e boas ideias para compartilhar, indo além dessa já massante e desnecessária onda de “biografias” de adolescentes, que vem tomando conta do mercado editorial nos últimos anos.

Com uma ideia fresca e histórias contagiantes e coesas, “O Amor nos Tempos de #Likes” é um livro bem gostoso de se ler, e que apesar do clichê ou das previsibilidades que possam ser encontradas durante a leitura, não há dúvidas que o mesmo consegue entreter e agradar, de uma forma contemporânea sem perder o romantismo.






Compare e Compre
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Esse livro parece uma graça! Já conhecia, mas o vi no Mochilão da Record e fiqei ainda mais curiosa! *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias são de fato uma graça =]

      Excluir
  2. Não defini minha opinião ainda. Não gosto de contos. Preciso corrigir isso. Segundo: não gosto de livros com mais de 1 autor. Mas, vou acompanhando mais algumas resenhas. Vai que mudo de ideia

    ResponderExcluir
  3. Também não conheço nenhum deles,mas pela temática de contos e esccrito cada um por uma pessoa diferente ,me agradou muito..fiquei curiosa para ler..valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Então, tenho que dizer que não leio livros de youtubers, pois não acompanho nenhum canal, mas percebo que é meio que uma "febre" já que tenho visto muitos lançamentos ultimamente. Sobre esse livro, ele me surpreendeu por ser em sua essência um romance, ou romances, acho até que pode ser interessante, dos youtubers eu só conhecia a Pam Gonçalves :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diferencial é exatamente este, apesar deles serem Youtubers, e do livro utilizar de referências desse universo, ele é um romance.

      Excluir
  5. Gosto bastante de livros que são releituras ou se inspiram em livros já existentes, por isso já imagino que iria gostar desse. Tinha ficado com um pé atrás por ter sido escrito por Youtubers, mas pelo que estou vendo, os livros de youtubers que contam alguma história são ótimos, pois só vi resenhas positivas de Amor nos tempos de likes, entre outros livros do mesmo tipo. Já li por exemplo o livro do Bruno Miranda, que é um youtuber, e o livro dele é um amor, Azeitona. Portanto, pretendo ler sim Amor nos tempos de likes e tenho certeza de que vou adorar.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Não sabia que esse livro era dividido em três contos escritos por pessoas diferentes. Confesso que também não conhecia nenhum dos escritores nem seus canais... Gostei do estilo do livro, fugindo de apenas biografias de Youtubers... Espero poder ler em breve, pois parece ser um livro bem fofo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a Pam e quando vi que tinha conto baseado em Orgulho e Preconceito fiquei bem animadinha,ainda não comprei por falta de oportunidade. Além de achar eles muito fofos,queria ter ido quando eles estiveram aqui. Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações