23 de out de 2016


[Resenha] Caindo na Real - Jen Calonita

Ficha Técnica

Título: Caindo na Real
Título Original: Reality Check
Autor: Jen Calonita
ISBN: 978-85-01-09279-3
Páginas: 304
Ano: 2016
Tradutor: Mariana Rohnert
Editora: Galera Record
60Charlie é uma garota comum que, do dia para a noite, se tornou a estrela de um Reality Show sobre a sua vida. Junto com as melhores amigas ela terá seu dia a dia monitorado por câmeras o tempo inteiro. Tudo para mostrar ao mundo como é a vida de adolescentes reais. Mas logo as garotas percebem que o que passa na TV talvez não seja tão real assim. Manipulação, intrigas... O Reality Show não para de criar tramas para balançar a amizade delas. Então Charlie se vê obrigada a decidir até onde iria pela fama.

Resenha



GER_SELO_PARCEIROS_2016_GALERA-7lahjCharlie está trabalhando normalmente na sorveteria da sua cidade, quando é abordada por uma empresária, que lhe convida para participar de um Reality Show em um canal de televisão. A ideia é criar um programa para acompanhar a vida de Charlie e de suas três melhores amigas na cidadezinha praiana em que vivem.

Charlie, em conjunto com suas amigas Keiran, Brooke e Hallie, começam a gostar da ideia do Reality, e das vantagens de tal empreitada. Após muitos encontros com o canal de televisão, as meninas topam fazer parte desse novo programa, porém elas não imaginam que nem tudo que vemos na TV, é de fato real, mesmo quando é denominado de Reality Show.
- Agora ela está com raiva de mim.
- Ela só está com raiva porque você fez ela ficar com vergonha - ressalta Brooke.
- Vergonha? Somos só nós - digo, e então paro de falar. Ah. Não somos apenas nós, e pelo visto, ser tão real quanto geralmente somos é um pouco estranho quando a câmera está assistindo.
P. 120
“Caindo na Real” é um livro escrito pela autora Jen Calonita. Com suas personagens jovens e sua escrita despretenciosa e de ares modernos, Calonita conta uma história bastante atual e divertida. O livro é narrado em primeira pessoa, ao passo que acompanhamos as impressões de Charlie, tanto antes, quanto durante o processo de participar do Reality Show.

É bem legal acompanharmos os bastidores de um programa, já que nós, provavelmente em sua grande maioria, vemos séries e programas como o que Charlie e suas amigas participam. Não é surpresa para ninguém, que existe sim, manipulação e roteirização em qualquer tipo de mídia visual. Até mesmo aquele documentário legal do Animal Planet, por exemplo, têm um script por detrás, mesmo que as ações contidas no filme não tenham tido intervenção externa.
- Não me importo. Pela primeira vez tenho a chance de sair de baixo das asas dos meus pais e ir embora desta cidadezinha deprimente. Se Marleyna está me usando ou não, não importa. Estou usando também ela. [...]
- Então isso é tudo que importa para você? - Eu me sinto sufocada. - Não te conheço mais.
P. 218
A ideia de Jen Calonita, é exatamente mostrar o que acontece fora das câmeras, e o quão desglamorizado as coisas podem ser. A própria autora cita grandes exemplos da atualidade, que se tornaram conhecidas, e criaram seus nomes a partir de Reality Shows, entre elas Paris Hilton,  Kim Kardashian e Lauren Conrad. Por sinal, a toda hora, Calonita utiliza nomes de programas reais, principalmente da MTV, e meios de comunicação como o E!, para compor sua escrita.

Com muito espaço para as relações de amizade, e as dificuldades que uma situação pode acabar interferindo nelas, “Caindo na Real” é um livro leve que com pitadas de romance e um tema bastante atual, tenta conquistar o seu leitor. A obra não chega a ter nada memorável, e apesar de ter questionamentos pertinentes, não há aprofundamento neles. Acho que para uma leitura divertida sem muitas expectativas, esse livro é uma boa pedida.
- O que eu sei é que mentiram para você - responde Keiran, irritada. - Para todas nós. Fomos levadas a acreditar que queriam um programa sobre nós, mas em vez disso parece que estão criando cenários que se encaixam naquilo que eles querem que seja nossa vida.
P. 242
Compare e Compre
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Oi Tácio, em tempos onde os realitys shows estão dominando a programação esse livro parece realmente trazer um tema bem atual e achei a ideia interessante, deve ser bem divertido acompanhar o que existe por trás das câmeras na visão da autora. Fiquei na dúvida sobre a idade das meninas que vão participar do reality? Ah! e gostei da capa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, as meninas têm 16 anos =D

      Excluir
  2. Ola, como já disse algumas vezes aqui não gosto muito de leituras que se passam com personagens ainda novos.
    Imagino que para uma leitura rápida, esse livro deve ser divertido, tem uma historia diferente e tudo mais.
    Realmente não devemos acreditar em tudo que vemos por ai, a televisao é muito manipuladora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tácio!
    Com toda sinceridade... já não gosto de acompanhar realitys na tv e para ler um livro sobre esse assunto, não me interessei de forma alguma...
    “O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Curti bastante a sinopse do livro,eu leria com toda certeza parece ser algo leve e divertido. Muitas vezes personagens jovens me irritam um pouco mas não acho que seja o caso dessa historia. Mas parabens pela resenha arrasou!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações