22 de out de 2016


[Resenha] A Esperança é uma Torta de Maçã - Sarah Moore Fitzgerald

Ficha Técnica

Título: A Esperança é uma Torta de Maçã
Título Original: The apple tart of hope
Autor: Sarah Moore Fitzgerald
ISBN: 978-85-01-10455-7
Páginas: 174
Ano: 2016
Tradutor: Joana Faro
Editora: Galera Junior
60Um romance delicado sobre pertencimento, primeiros amores e bullying Oscar é o melhor amigo e vizinho de porta de Meg. Ele tem o incrível dom de consertar qualquer problema assando tortas de maçã perfeitas. Mas nem suas renomadas tortas conseguem aplacar a tristeza de seu pai, ainda de luto pela morte da esposa. Quando Meg recebe a notícia de que irá se mudar para a Nova Zelândia por seis meses, ela fica devastada com a ideia de ficar tanto tempo longe do amigo. Para piorar tudo, a casa de Meg é alugada pela família da terrível Paloma Killealy, que inventa todo tipo de mentiras sobre o garoto na escola. De repente, Oscar desaparece. Sua bicicleta e suas roupas são encontradas no litoral, e todos acreditam que o pior aconteceu e ele cometeu suicídio. Com a ajuda do irmãozinho de Oscar, Meg decide investigar o paradeiro dele, e por mais difícil que seja, nunca abrir mão da esperança.

Resenha

Um livro sobre bondade.  A esperança é uma torta de maçã conta a história de dois amigos, e também vizinhos, que acabam se apaixonando - mas nenhum dos dois está ciente deste fato. Oscar e Meg são muito próximos e a ida da garota para a Nova Zelândia faz com que esse relacionamento, até então apenas de amizade, fique prejudicado.

GER_SELO_PARCEIROS_2016_GALERA-7lahjOscar é um menino de luz, eu diria. Ele consegue enxergar a bondade nas pessoas, ele sempre prefere acreditar no melhor que elas podem oferecer. É um menino bom, sensível e que procura trazer esperança para aqueles que se mostram desgostosos com a vida. Através das tortas de maçãs, Oscar consegue trazer um pouco de conforto para algumas pessoas, como por exemplo, os pais de Meg, que estavam extremamente nervosos com a mudança.

E é justamente por conta dessa sensibilidade que Oscar conhece um senhor que será muito importante em sua vida. Passando por dificuldade emocional, Barney Brittle quase pôs fim a sua vida, mas Oscar o ajudou com o seu milagroso pedaço de torta de maçã.

Chega o momento em que Meg precisa viajar com seus pais e a garota leva consigo o segredo de seu amor por Oscar e o garoto também carrega esse sentimento secreto por ela. Os pais de Meg alugaram a casa onde viviam para a mãe de uma menina chamada Paloma. Uma garota muito bonita, mas com atitudes não tão belas quanto a menina. Paloma acha que por ser tão linda todo mundo deveria gostar ou se apaixonar por ela e decide testar o seu charme com Oscar. Como o menino está apaixonado por Meg, e é sincero com Paloma e lhe conta isso, essa garota nova toma outra decisão: irá transformar a vida de Oscar em um verdadeiro poço de tristeza.

Paloma é lobo em pele de cordeiro. Ela faz todos acreditarem que só quer o melhor para Oscar, mas suas atitudes revelam que o objetivo dela é fazer com o que o menino tão cheio de vida, bondade, amor e luz se transforme em alguém sozinho, rejeitado, abandonado e, sobretudo, ela quer fazer com que ele se sinta humilhado. 

O livro começa pelo desaparecimento de Oscar e a narração é alternada. Os capítulos são do ponto de vista dele e de Meg. A narrativa prende a atenção do leitor pela necessidade de se descobrir quando todos irão perceber que Paloma não é tão prestativa como imaginam. 

Os protagonistas são exemplos de amor, de bondade, de confiança - existe o momento da descrença, mas na situação limite eles voltam a ser o que sempre foram. Meg, junto ao irmão de Oscar, Stevie, obstinados a encontrar o garoto, nos mostra como não devemos desistir daqueles que nos são tão importantes. Que nós precisamos estar presentes para ajudar os nossos amigos nos momentos de dificuldade. É um livro sobre como é importante que se esteja na presença de pessoas que queiram o seu bem. E que são essas pessoas que podem te salvar de uma má escolha. Talvez a minha única "decepção" com o livro tenha sido o seu final acelerado. A narrativa flui e a leveza com que a autora trata temas sérios é um ponto muito importante. Livro recomendado!
É uma torta de maçã - disse solenemente Oscar a Barney naquela noite, como se fosse a resposta para tudo, e como se contivesse um milhão de explicações. - Mas não é uma torta de maçã qualquer. É a torta de maçã da esperança. Depois que você der uma mordida, o mundo vai parecer quase completamente diferente. As coisas vão começar a mudar, e depois que tiver comido uma fatia inteira, você vai perceber que tudo vai ficar bem.
P. 44
Compare e Compre
Comentários
3
Compartilhe

3 comentários:

  1. Oi Auri, agora eu fiquei super curiosa com o final do livro e o que levou o personagem a realizar tais fatos.
    Que linda a historia, comovente e inspiradora ao mesmo tempo. Amor e amizade estão juntos no livro.
    Que delicia de resenha. Adorei a indicação 😉

    ResponderExcluir
  2. Auri!
    Nada que um bom pedaço de torta de maça não resolva...
    Deve ser um livro delicioso de ler e ver como uma amizade verdadeira se transforma em amor e pode ajudar na descoberta do mistério.
    “Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes.” (Henry David Thoreau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi também fiquei curiosa para saber o que acontece,um pedaço de torta sempre cai bem...
    A historia parece ser fofa,emocionante e comovente. Adorei a resenha parabens!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações