22 de nov de 2016


[Resenha] Quietinho Feito um Sapo - Eline Snel

Ficha Técnica

Título: Quietinho Feito um Sapo
Título Original: Stilzitten Als Een Kikker: mindfulness voor kinderen (5-12) en hun ouder
Autor: Eline Snel
ISBN: 978-85-68696-35-4
Páginas: 128
Ano: 2016
Tradutor: Fabianne W. Mercês
Editora: Bicicleta Amarela
69Uma introdução à técnica de meditação Mindfulness para crianças e pais. De forma clara e acessível, a autora explica o conceito de “atenção plena” – ou simplesmente sentir, aceitar e viver cada momento como ele é – e mostra como essa prática cada vez mais popular pode ajudar as crianças a se tornarem menos agitadas e mais focadas, a dormirem melhor, aliviarem preocupações, raiva e se sentirem mais pacientes e conscientes. Com ilustrações graciosas e conteúdo extra disponível na internet, o livro mescla teoria e prática na medida certa, com sugestões de jogos e brincadeiras que ensinam a meditar, e chega ao Brasil, pelo selo Bicicleta Amarela, com a chancela de Antonio Tigre, um dos principais nomes da ioga no Rio de Janeiro, que assina o texto de orelha.

Resenha


Com mais de 350 mil exemplares vendidos em todo o mundo, e sendo best-seller em diversos países da Europa, “Quietinho Feito um Sapo: Exercícios de Meditação para Crianças (e seus Pais)” é uma obra escrita pela professora Eline Snel, que há mais de vinte anos desenvolve programas de treinamento em meditação e Mindfulness.

selo_2016A técnica utilizada por Eline neste livro também é a de Mindfulness (plenitude da mente, em tradução livre, e que significa ‘viver no presente’), porém voltada e adaptada para um público mais jovem, entre os 5 e os 12 anos de idade mais ou menos, e que também serve para os pais dessas crianças e pré-adolescentes. Em forma de guia, e contendo 11 exercícios, Snel, de uma forma bem simples e direta, mostra ao seu leitor como ele pode transformar e melhorar diversos aspectos da vida de uma criança através da meditação.

Entre os exercícios listados no livro está o de meditação básica, conhecida também como “quietinho feito um sapo” – que dá nome à obra– , onde a criança poderá aprender a notar sua respiração e o ambiente ao seu redor, tudo isso de uma forma divertida e fácil de compreender. Há exercícios para relaxamento, para dormir bem e também para trabalhar a gentileza. A autora lembra constantemente que essas atividades ajudam igualmente os pais, que poderão conhecer e entender melhor os seus filhos, além de criar mais uma forma de interação entre ambas as partes.
Este livro, e os exercícios em que ele encoraja pais e filhos a explorarem juntos, ajuda a lidar com o estresse e estimular o desenvolvimento de habilidades, podendo se tornar um recurso interior rico para crianças em processo de se tornar adolescentes e adultas.
P. 14 
“Quietinho Feito um Sapo” é um livrinho super curto, que com apenas 128 páginas pode ser lido rapidamente. O legal é que como a obra é dividida em capítulos, depois de lê-lo, basta ir ao final do livro e checar os exercícios que mais se adequam às suas necessidades no momento. Existe um site também, com as mesmas atividades descritas no exemplar físico, e como elas devem ser executadas, além de outros mimos para as crianças.

A edição feita pela Bicicleta Amarela é muito bonita, com as letras do livro em tom de verde musgo, com detalhes por todo o livro em verde limão, tudo isso obviamente para representar o sapo, que obviamente está presente tanto na capa quanto nas ilustrações de seu interior. Essa edição conta também com um prefácio de Jon Kabat-Zinn, professor de medicina e fundador da Clínica de Redução do Stress na Universidade de Massachusetts e um texto na orelha escrito pelo Antonio Tigre, professor de ioga para crianças e autor de “As Aventuras do Menino Iogue”.
Ao ensinar seus filhos a aceitar, sentir e estar cientes de suas emoções, você estará ensinando a eles algo de fundamental importância. Nenhuma emoção precisa ser evitada, mudada ou expressa de imediato. É suficiente que as sintamos e que estejamos atentos a elas de forma positiva.
P. 82 
Sendo uma leitura rápida e bem leve, “Quietinho Feito um Sapo: Exercícios de Meditação para Crianças (e seus Pais)”, é uma boa pedida tanto para os pais, mas também para os educadores e aquelas pessoas que se interessam pela prática da meditação.

Compare e Compre
Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Oi Tácio
    Nossa, achei super interesse
    Meu bebê ainda tem 2 anos, n dá p usar a técnica mas é sempre bom saber que existem livros assim!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Já sabe o que deverá fazer quando ele chegar aos 5 anos e não quiser dormir =p hahaha

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Tácio!

    Que incrível esse livro, pena que não tenho filhos e nem irmãos pequenos para utilizar essas técnicas. Espero que eu lembre quanto tiver filhos hahahaha

    Vou passar aqui sempre que postar algo novo :)
    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonathan,

      O livro é bem interessante mesmo.
      Fica guardada a dica então, pra quando você se tornar pai haha =p

      Abraços

      Excluir
  3. Olha só, que temática bacana.
    Gostaria muito de ler o livro, apesar de ser focado nas crianças, dá pra pegar umas dicas pra nós mesmos.
    Achei muito interessante e com certeza vou indicar para alguns pais que conheço e precisam dar essa acalmada nos filhotes rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,
      Dá pra pegar, sim umas dicas, mesmo não sendo criança.
      A dica sobre respiração que ajuda no processo de dormir, vale pra todo mundo, por exemplo.
      Beijos

      Excluir
  4. Que livro fofo. Nunca tive contato com nenhum livro assim, nem mesmo na infância.
    Achei bacana a ideia de meditação para as crianças, acho que é um incentivo diferente a leitura para os pequeninos além de também ajudar a apagar o fogo dos seus pequenos haha'
    Tenho 3 sobrinhos, dois moram comigo, um de 15 dias de nascido e o outro tem 1 ano e 5 meses. É uma ótima pegada para quando eles forem mais velhos!
    Vou indicar pra minha irmã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine,
      O livro é de fato fofo, e super rápido de ler.
      Já pode ir se preparando, pra usar com seus sobrinhos essas dicas hahaha certeza que vai precisar =p
      Abraços

      Excluir
  5. Oi Tácio, tudo bem? Achei bem interessante esse livro, apesar de não ter gostado ao ponto de ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Tácio, que livro diferente ne ?! Não sei, acho que nunca li nada assim.
    Mas eu gostei da dica, e acredito que muitos pais também iriam adorar. Ainda mais por ser algo "natural" e que todos podem tentar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tácio!
    Sou adepta da meditação há muito tempo e acredito que o livro deva ser bem válido para os pais que querem 'evoluir' espiritualmente seus filhos.
    Gostaria de ler por curiosidade, porque gosto do assunto, mas não tenho filhos nessa idade, quem sabe em breve netos?kkkk
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tácio, achei esse livro bem engraçadinho!
    Tanto pelo título quanto pela proposta em si. Espero que tenha ajudado bastante gente, mas eu como tia de um menino acho bem difícil uma criança ficar tanto tempo quietinha assim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações