4 de dez de 2016


[Resenha] O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Título: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Título Original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Autor: Ransom Riggs
ISBN: 978-85-510-0068-7
Páginas: 352
Ano: 2016
Tradutor: Ângelo Lessa
Editora: Intrínseca

Sinopse

Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

Resenha

Já sendo um queridinho dos leitores, “O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, somente no Brasil, teve 4 edições bem diferentes. Esta da resenha é a mais recente, e com certeza, a mais especial e diferenciada. Após publicarem os volumes 2 e 3 da trilogia durante os últimos meses, finalmente a Intrínseca conseguiu os direitos do livro, que pertenciam até então à outra editora, lançando assim o primeiro volume da extraordinária série criada por Ransom Riggs.


Nesta primeira parte da jornada, nós iremos conhecer Jacob Portman, que cresceu ouvindo histórias fantasiosas de seu querido avô, que após fugir da Europa durante a Segunda Guerra Mundial, coletou durante seus anos de fuga e luta, incríveis, mas também, tristes e assustadores relatos. Entre a mais conhecida das histórias, está do lar onde Abe, o avô de Jacob, viveu refugiado por um tempo, e onde existia outras crianças, todas elas com um tipo especial de talento.

Após crescer e perceber que os relatos de seu avô não passavam de contos mirabolantes, aos 16 anos Jacob se vê novamente preso a tais histórias, ao se deparar com seu avô na beira da morte, implorando para que seu neto vá em busca de tal residência para crianças, para que o mesmo possa se prevenir de um mal iminente. Não crendo muito no que Abe diz, Jacob fica bastante confuso, mas decide realizar os últimos pedidos de seu amado avô. Mal sabe Jacob, que essa jornada irá definir sua vida completamente, e que nunca mais ele verá as coisas ao seu redor de uma maneira normal.
– Sem querer ofender nem nada, mas o que vocês são? – perguntei, perplexo com tudo aquilo.
 – Somos peculiares – respondeu ele, parecendo meio intrigado. – Você não é?
P. 128
“O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” é uma fantasia que mescla aventura, com direito a uma leve e sutil pitada de romance, tudo isto de uma maneira viciosa e magistral. A escrita de Riggs é bem detalhada e bastante visual, prendendo o leitor do começo ao fim da obra, sem contar que o livro conta com quase 50 fotografias antigas, que ajudam a ilustrar e dar vida ao universo imaginado pelo autor. Essa técnica é simplesmente sensacional, pois são fotografias reais, de pessoas desconhecidas, que viveram há séculos atrás, e que de alguma forma casam perfeitamente à história criada por Ransom.

Essa edição, que possui capa dura vermelha lindíssima e uma sobrecapa, conta com uma entrevista ao final com o autor. Lá, ele explica um pouco mais sobre como surgiu a ideia do livro e a intensa busca pelas tais fotografias que são tão importantes para construção da história. Há também fotos que dão dicas do que o leitor poderá encontrar em “Cidade dos Etéreos”, segundo volume da trilogia, além do primeiro capítulo do mesmo.




O que mais gostei do livro foi a magia da história e as imensas possibilidades que esse universo pode trazer. Com a ótima escrita do Riggs, acredito que tal magia só é potencializada, pois o leitor consegue criar uma conexão, transformando a fantasia em uma quase realidade dentro de sua própria cabeça. As personagens também são muito boas, todas elas têm algo de especial e diferente para nos entregar, e mesmo aquelas que aparentemente são mais coadjuvantes, conseguem mostrar sua importância para os eventos da história.
Ela respirou fundo, fechou os olhos e massageou as têmporas. Por um instante, quase vi uma mulher idosa escondida sob seus traços suaves. Meu avô tinha pisoteado seu pobre coração enfraquecido, e a ferida ainda estava aberta, mesmo depois de tantos anos.
P. 204
Há alguns meses a adaptação cinematográfica do livro foi lançada nos cinemas sob a direção de Tim Burton. Eu diria que o filme tem tipo uns 65%-70% de fidelidade ao livro, o que pode ser considerado muito. Algumas mudanças são boas, outras nem tanto, mas obviamente o olhar já tão conhecido e peculiar de Burton, casa muito bem com a atmosfera do livro. Infelizmente, o filme fez menos de 300 milhões de dólares no mundo todo, sendo que custou em torno de 110 milhões. Acredito que para o estúdio, este não seja um retorno satisfatório para um filme que custou tanto, colocando em risco as produções dos livros seguintes. Esperar para ver…

No mais, eu indicaria o livro para qualquer um, principalmente para os fãs de uma boa fantasia infanto-juvenil. “O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” é uma obra gostosa, que apesar de possuir uns capítulos super extensos, conquista o leitor desde a página um, fazendo com que o mesmo devore o livro em um tempo muito rápido. Não vejo a hora de ler os próximos volumes, que felizmente já foram lançados.



Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Oi, acho esse livro tão legal e quero muito ler. Há algum tempo ganhei o segundo livro nessa mesma edição, e no momento não posso comprar o primeiro. Mas estou aguardando porque não quero ler em PDF e tirar toda a graça kkkk

    ResponderExcluir
  2. Oláá!!
    Muito bom ler sua opinião sobre o livro. Tenho ele, mas ainda não consegui ler. Vi comentários semelhantes aos seus sobre o filme também, e é uma pena... =/ Vamos ver o que acontece pela frente.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  3. Tácio!
    Ainda não li nenhum dos livros da série, porém há muito, mesmo antes do boooom do filme, já tinha vontade de ler, porque as fotos são bem esquisitas e queria saber a história dessas crianças.
    Agora, além de ler os livros, quero assistir o filme porque amo o Tim Burton, acho ele bem excêntrico.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tácio, eu ia assistir ao filme sabe, mas vi tanta gente falando de como eles mudaram coisas importantes na história que acabei optando por ler o livro primeiro. Achei a história interessante, afinal de contas, sempre que temos pessoas dotadas de habilidades especiais, eu me encanto. Espero gostar do livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a escrita do autor ainda, mas estou com muita vontade de conferir, sério.
    Esse livro parece conter uma história incrível. Uma aventura e tanto mesmo!
    Estou vendo muitos comentários positivos e cada vez ficando mais interessada, apesar de não ler muitos livros desse gênero.
    Sua resenha me deixou muito curiosa. Espero conhecer a obra em breve.
    Quero muito assistir o filme também.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Tácio
    A história tem sido elogiada, tanto no livro como no cinema, mas eu não consegui me interessar de verdade!
    Até tentei ir ao cinema, mas desisti porque não tinha lido o livro hehehehe
    Pode ser que mais pra frente eu até leia, mas por agora não tô qrendo!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A cada resenha que leio desse livro mais curiosa sobre ele eu fico. Tem uma pegada bem diferente de fantasia, algo misturado com suspense e terror. A nova edição está maravilhosa e eu estava mesmo esperando por ela. Pretendo assistir ao filme muito em breve e ler o livro também. Adorei saber a sua opinião.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou louca para ler esse LIVROOO, essa edição está maravilhosa, ainda não vi o filme, pois quero ler primeiro, mas fiquei feliz em saber que não fizeram besteira haha, a maioria das adaptações são só decepção, o enredo do livro me chama muito a atenção, espero ler em breve.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas estou morrendo de vontade porque já me falaram que é ótimo. Essa edição está mesmo incrível, ficou muito perfeita! Sem contar que as fotos dão um gostinho a mais na leitura, né? Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu ainda não li esse livro. Tinha a antiga edição da Leya, mas acabei vendendo pra comprar a nova, e até agora só enrolei. Porém pretendo adquirir ainda esse ano, pois está num preço bom, e a intrínseca caprichou demais, como eu todos os livros dessa série.
    O fato do autor ter colocado fotos no livro enriqueceu ainda mais a obra!
    Li algumas resenhas e as opiniões estão bem divididas, quero ler para ter a minha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações