Olá leitores do De Tudo um Pouquinho! Depois de um longo período sem a coluna Capas pelo Mundo, o retorno dessa coluna tão amada será com o livro O Último Voo do Flamingo, do autor moçambicano Mia Couto. Sou apaixonada por esse livro, li pela primeira vez em 2010 para o vestibular e foi uma grata surpresa. Algumas pessoas tem "aversão" aos livros que são cobrados em vestibular, mas seria interessante se pensarmos que são apenas livros e que nós tivemos a chance de conhecê-los por causa do vestibular. Bem melhor pensar assim e isso torna a leitura mais leve! É um livro belíssimo, poético e o autor faz uma crítica as nações que disseminam e financiam as guerras, que escolhem a miséria como a opção de melhora. Também é sobre reconstrução e esperança, vale muito a pena ler!
Mia Couto é um dos escritores africanos de maior destaque da atualidade. O último voo do flamingo, publicado originalmente em 2000, é seu quarto romance, e foi lançado quando Moçambique comemorava 25 anos de independência de Portugal. Depois de um longo tempo de guerra civil, soldados das Nações Unidas estão em Moçambique para acompanhar o processo de paz. O romance narra estranhos acontecimentos de uma pequena vila imaginária, Tizangara, ao sul do país, onde militares da ONU começam a explodir subitamente. O autor elabora uma crítica ácida aos semeadores da guerra e da miséria, mas também uma história em que poesia e esperança dependem da capacidade narrativa de contar a própria história com vozes africanas autênticas. Só elas sabem que o voo do flamingo faz o sol voltar a brilhar depois de um período de trevas e opressão.
Quando foi publicado pela primeira vez aqui no Brasil, O Último Voo do Flamingo ganhou essa capa da direita. Em 2016 a Companhia das Letras relançou o livro com uma nova capa. A editora fez isso com alguns livros do autor.
Espanha e Finlândia
Apesar da capa espanhola remeter a uma parte do livro, não me agradou.
França e Inglaterra
Duas capas de muito bom gosto!
Moçambique e Suécia
Gostei muito da capa moçambicana e só mudaria a fonte e as cores utilizadas no nome do autor e do título da obra.
Quatro capas portuguesas
Agora me contem nos comentários quais capas vocês mais gostaram. Até o próximo Capas pelo Mundo!
Oi Auri, tudo bem? Quantas capas diferentes né.
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro.
Beijos
[SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
Quanto Mais Livros Melhor
gostei dessa coluna! e quanta capa!eu não conhecia a história, e vou add a meu skook com futura leitura!
ResponderExcluirbeijinhos
http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2017/01/eu-li_70.html
Oi.
ResponderExcluirNão conhecia o livro!
Quantas capas! Gostei muito das capas portuguesas, principalmente das últimas duas.
Com certeza uma ótima indicação.
Obrigada.
Beijos.
As que mais gostei foi a laranja de Portugal, e com certeza essa primeira capa lançada no Brasil pela editora. Ambas são lindas! E com certeza deve ser uma obra muito maravilhosa!
ResponderExcluirA que mais gostei foi a laranja do Brasil, a primeira edição do livro por aqui.
ResponderExcluirAbraço!
A Arte de Escrever
A da Inglaterra e a terceira portuguesa eu simplesmente amei *_* a brasileira não gostei tanto
ResponderExcluirAuri!
ResponderExcluirAs capas que mais gostei foram a de Moçambique e a brasileira de 2016, são as mais expressivas.
Adorei a sinopse do livro.
Desejo uma ótima semana!
“A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Não conheço o livro e sou dessas que tem aversão por livros de vestibulares kkk,adorei a capa de moçambique minha preferida mas também mudaria a cor do titulo e a terceira capa portuguesa.
ResponderExcluirOi, Auri!!
ResponderExcluirAdorei conhecer as capas pelo mundo do livro O último voo. AS que mais gostei foi a de Moçambique e a última capa portuguesa!
Beijoss
Lembro que na época do ensino médio eu não lia nenhum livro de literatura kkkk Que vergonha! Só comecei a ler bem depois e me arrependi porque não comecei antes!
ResponderExcluirPra mim a capa mais bonita é a primeira publicada no Brasil mesmo.
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, fiquei interessada em saber mais sobre essa historia, achei as capas bem interessantes principalmente essa laranja publicada aqui no Brasil e a da França e Inglaterra !!
OI Auri! Concordo contigo que nem todos os livros cobrados pelo vestibular são ruins hahaha
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e confesso que não gostei das capas. Mas vou procurar saber mais a respeito dele! Beijos
Eu gostei bastante da primeira que veio acompanhada da resenha e a última, com esse farol (eu acho ) que está muito bonita também. As oitras não me chamaram a atenção, mesmo tendo algo a ver com o tema.
ResponderExcluir