9 de jan de 2017


[Resenha] O Adulto - Gillian Flynn


Ficha Técnica

Título: O Adulto
Título Original: The Grownup
Autor: Gillian Flynn
ISBN: 978-85-8057-945-1
Páginas: 59
Ano: 2016
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
O Adulto
Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Resenha


Um conto genial. Gillian Flynn - autora de Objetos Cortantes, Lugares Escuros e Garota Exemplar - escreveu o conto O Adulto a pedido de George R. R. Martin para uma antologia organizada pelo autor. Vencedor do Edgar Awards, O Adulto conta a história de uma jovem que vive com a desonestidade desde cedo.

A história se inicia com a jovem explicando porque em breve estará mudando de "cargo" no lugar onde trabalha. Ela trabalha com masturbação masculina - sem nenhum envolvimento com os clientes - e por ser tão boa naquilo que faz, é "promovida" pela dona do lugar. Um estabelecimento que vende a imagem de uma casa com videntes, a parte aceitável e que poderia ser exposta, e nos fundos do lugar acontece o negócio que não poderia ser divulgado. 

Como disse anteriormente, a jovem conhece de perto a desonestidade desde muito cedo. Sua mãe lhe ensinou como ganhar dinheiro sem muito esforço, sendo uma pedinte que escolhe minuciosamente seus alvos. Como abordar determinadas pessoas e forçarem - de uma certa maneira é forçar - a colaborar com uma mãe e filha que passam necessidade. No entanto, a protagonista nos conta que sua mãe era apenas preguiçosa e enxergava nas esmolas um caminho fácil para obter dinheiro. 

Com uma criação extremamente prejudicial, logo a garota pedinte já ganhava mais dinheiro que sua mãe e abandonou sua progenitora. Vivendo com fraudes, desonestidade, enganando pessoas para tirar proveito e, claro, dinheiro. E foi assim que virou vidente. Ela não era e nunca foi uma vidente, mas sabia o que dizer para as mulheres de classe média alta que frequentavam o estabelecimento. Normalmente chegavam desesperadas e contavam mais do que deveriam e a jovem se aproveitava dessa situação para fazer as suas "adivinhações".

O que ela não esperava era que Susan Burke não seguisse o padrão dona de casa, rica e não tão inteligente. Susan não era uma mulher fácil de enganar e ela não podia utilizar a mesma técnica usada com as outras clientes. Entretanto, aos poucos Susan vai contando para a jovem aproveitadora o que tanto lhe aflige. Uma verdadeira história de terror. Susan tem um marido ausente, um filho pequeno e amoroso e um enteado perturbado. Susan pede ajuda para a aproveitadora, num ato desesperado, já que acredita que o problema está na casa e no comportamento de seu enteado. 

Surpreendente. É um conto, curto e com 59 páginas, mas que mostra um olhar cuidadoso e macabro em relação ao comportamento humano. Como o mal pode nos cercar e não se fazer tão perceptível. Como nem sempre o que acreditamos ser verdade, pode ser de fato a verdade. É um final que deixa em aberto e a primeira coisa que pensei foi que essa história poderia se tornar um livro com 300 páginas. A autora poderia voltar a essa história e desenvolvê-la a partir do final do conto e não acredito que isso pudesse comprometer o conto. Brilhante, sucinto e assustador! Flynn tem a capacidade de escrever personagens de caráter dúbio e não se perder em sua proposta. Conto mais do que recomendado!
Comecei a ter medo. Eu me obriguei a combatê-lo. Foi você quem inventou isso tudo, disse a mim mesma. Então pare com isso.
P. 36
Compare e Compre
Comentários
20
Compartilhe

20 comentários:

  1. Oi Auri
    Eu não curto muito o gênero da escrita da Gillian mas já li um livro e esse conto. Quando terminei de ler fiquei meio 'fora de sistema'... tipo: QUE FOI ISSO GENTE?!
    Assustador, reflexivo, surpreendente...me deixou sem palavras.
    Muito bom!!

    Ótima resenha, viu?! Conseguiu contar mt de um conto sem dar spoiler!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conto bem assustador mesmo, Fernanda.
      Eu adorei!
      Obrigada! Que bom que consegui passar um pouco do conto e sem dar spoiler haha
      :*

      Excluir
  2. Autores que sabem explorar bem uma história mesmo em poucas páginas merecem um prêmio. Nunca li nada dessa autora, mas tantos comentários positivos que vejo que morro de vontade. O Adulto tem uma pegada bem diferente, mas adoraria ler Garota Exemplar também.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda!
      Gillian Flynn me ganhou em Garota Exemplar. É genial! E outros trabalhos da autora também, vale a pena conferir :)

      Excluir
  3. Oi Auri, tenho muita vontade de ler Objetos Cortantes e Garota Exemplar. Acredito que essa autora seja incrível naquilo que faz.
    Não esperava que o conto fosse tão pequeno, geralmente ficamos com medo de que não cumpra com o esperado.
    Mas pela sua resenha percebi que esse não é um problema. Parece assustador, misterioso e muito bom de ler. Adorei conhecer essa história.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Gillian é implacável, ela sabe como prender o leitor e surpreender. Objetos Cortantes é o primeiro livro que ela escreveu e ela já começou arrasando haha

      Excluir
  4. Oi Auri, tudo bem?
    Eu não sou fã de contos e esse é bem curtinho né. Apesar de ter achado a história interessante, não vai ser dessa vez que eu vou ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Auri!!
    Gostei da resenha!! É um conto bem curtinho que Gillian escreveu. Ainda não li nenhum livro dela mais quero muito ler Objetos Cortantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei que O Adulto fosse um livro!! hahahaha

    Triste que tenha apeas 59 paginas, pq a premissa é maravilhosa. Sabendo que é um conto é mais provavel que eu o leia logo! Adoro histórias de suspense, como parece ser o caso!

    bjbj

    ResponderExcluir
  7. Conheço a autora mas infelizmente ainda não li nenhum livro dela, e eu sempre quis ler algo mais "obscuro" então super me interessei nesse conto.

    ResponderExcluir
  8. Auri!
    Não esperava outra coisa da autora diante dos livros ótimos que escreveu.
    Deve ser um conto hilário, apesar da protagonista ser uma malandra de primeira e vai ter de rebolar para resolver os problemas da Susan.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Um livro que na verdade é um conto de 59 págs? rsrs interessante essa ideia.
    Quem será que realmente está sendo enganado nessa historia? Gostei muito da resenha. Não gosto muito de finais que ficam em aberto mas acho que leria mesmo assim rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto faz parte de uma coletânea e posteriormente foi publicado sozinho :)

      Excluir
  10. Nossa! Eu só de olhar pra a capa do livro não diria que seria um livro com uma história de suspense.
    Fiquei bem interessada com a história e pra saber mais quais são esses mistérios e coisas que vão acontecer com a garota!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada da autora, mas pelo resumo imagino um conto com muito mistério e suspense, é um livro bem curto e tenho certeza que a autora conseguiu desenvolver a história, deixando o leitor curioso e surpreso com tantas reviravoltas, quero ler

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia. É um conto bem curtinho mesmo, 59 páginas...
    Parece ser uma história muito boa com seus toques de mistérios. Gosto muito de ler histórias que envolvem mistérios de casas e etc.
    Tomara que eu consiga me envolver quando ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li nada da autora, mas estou com um dos livros dela na minha lista de leitura, achei interessante esse conto pois podemos conhecer a escrita da autora, com um livro bem pequeno, o que também me surpreendeu a autora conseguir desenvolver uma historia com apenas 59 paginas !!

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nem um livro da autora Gilian Flynn, mas tenho diversos livros dela em minha lista de leituras, como Objetos Cortantes, Garota Exemplar e O Adulto, lendo sua resenha fiquei mais ansiosa ainda para ler este livro, não tenho dúvidas que irei gostar da história.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Eu li Garota Exemplar, gostei, mas não foi uma das melhores leituras que eu fiz. Mas queria conhecer a escrita da autora e comecei por esse livro. Pretendo ler Objetos Cortantes e O Adulto.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita desta autora, infelizmente ainda não li nada dela. Gostei muito deste conto, já fiquei super curiosa para o desfecho dessa eletrizante história, o que Susan irá causar na vida da personagem principal. Enfim amei a resenha e a dica. Com certeza irei conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações