23 de jan de 2017


[Seriando um Pouquinho] Sherlock


Sinopse: O Dr. John Watson (Martin Freeman) precisa de um lugar para morar em Londres. Ele é apresentado ao detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e os dois acabam desenvolvendo uma parceria intrigante, na qual a dupla vagará pela capital inglesa solucionando assassinatos e outros crimes brutais. Tudo isso em pleno século XXI. 

Então, esse mês eu fiquei em dúvida sobre o que escrever, pois duas séries estão formigando nos meus dedos, mas preferi dar prioridade a uma história clássica. Quem nunca ouviu falar do detetive Sherlock Holmes? Acredito que muito poucos. Isso porque, não somente é um personagem famoso na literatura, como também ilustra outros tipos de mídia, como cinema e televisão. Vários filmes e séries já trouxeram aos holofotes o personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle. Uma destas séries me chamou atenção em particular: Sherlock co-produzida pela BBC (British Broadcasting Corporation) e a WGBH Boston.

Primeiramente, a série, por ser uma produção britânica, traz um charme e a diferencia das produções americanas. Mesmo estando em uma Londres do século XXI, temos o sotaque (quem em sã consciência não acha bonito, charmoso, encantador o sotaque britânico?), o ambiente, os trejeitos dos personagens originais dos livros. Além disso, a série tem um formato diferente. As temporadas são curtas (perfeitas para seriadores que acompanham mil séries). São três episódios de aproximadamente 90 minutos. Temos a sensação de assistir um filme por episódio e uma trilogia por temporada. Isso faz com que os autores não percam tempo criando plots desnecessários para manter temporadas de 13 ou 22 episódios e agrada telespectadores que não precisam acompanhar uma trama quebrada em muitos pedaços.

Impecável, essa é a palavra que posso usar para descrever a produção da série, a trilha sonora, os cortes e os efeitos utilizados nos ajudam a entender como funciona a cabeça de Sherlock Holmes, em diversos momentos somos transportados para o palácio mental de Holmes, para ver como ele faz as conexões dos detalhes e análise dos fatos para chegar a resolução das situações a ele apresentadas.


Não tem como não falar sobre essa série sem dizer o quão foram felizes com a escalação deste elenco. Hoje, não consigo enxergar outro ator para este personagem que não Benedict Cumberbatch. Ele nos traz um Sherlock frio, viciado, amante de tecnologias, muito mais racional do que emocional. ele faz um par perfeito com Martin Freeman e o seu Dr. Watson. A química da dupla é muito boa e funciona muito bem a ponto de alimentar a suposta relação amorosa entre eles, que tanto irrita Watson na série, mas nos diverte. Ambos são muito diferentes, pois isso se completam, formam um verdadeiro casal. Entretanto, temos alguém para atrapalhar esse Bromance. Mary (Amanda Abbington), que surge como par romântico de Watson é uma mulher forte, que também caiu nas graças de Holmes que a admira por sua inteligência. Mary vai ganhando espaços cada vez maiores e importância para a resolução dos casos ao passo que vai tornando mais intensa a sua relação com Watson.



Nesta adaptação, Andrew Scott nos traz um Jim Moriarty completamente insano, é muito difícil o telespectador odiar este vilão, porque sentimos a necessidade dele duelando com Holmes. A atuação de Andrew Scott nos dá a sensação de um vilão necessário, um vilão que consegue, mesmo sendo “do mal”, ganhar a simpatia do público.


Vou parar de rasgar tanta seda e deixar que vocês mesmos tirem suas conclusões ao assistir a série. Já ouvi comentário negativos sobre a série, mas gosto é algo pessoal, não dá pra dizer que eles estão errados ou que eu estou errado, apenas, que eu tenho meus motivos para gostar da série e alguns tem motivos para não gostar. Então, para que vocês escolham um lado (rsrsrsrs) é possível assistir esta série em diversos locais: Na Netflix, Tv Cultura (canal aberto) e Canal Arte 1 (canal fechado). 

Depois de quatro temporadas, nos resta esperar uma possível continuação.

Elenco:
Benedict Cumberbatch - Sherlock Holmes
Martin Freeman - John Watson
Mark Gatiss - Mycroft Holmes
Rupert Graves - Greg Lestrade
Andrew Scott - Jim Moriarty
Una Stubbs - Sra. Hudson
Vinette Robinson - Sally Donovan
Louise Brealey - Molly Hooper
Jonathan Aris - Anderson
Lara Pulver - Irene Adler
Amanda Abbington - Mary Morstan
Comentários
11
Compartilhe

11 comentários:

  1. Gosto muito de Elementary que tem um Sherlock bem diferente rsrs
    Amo séries de investigação então essa me deixou bem curiosa

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Adoro séries de investigação!! Essa de Sherlock já esta na minha lista!! Espero começar assistir em breve!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Miau!
    Já assisti várias versões de filmes do Sherlock e nem preciso dizer que sou fã, né?
    Entretanto essa série ainda não assisti e vou fuçar por aí para ver se encontro para assistir.
    Adorei que tenha escolhido esse clássico para falar.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Miau, eu sou perdidamente apaixonada por Sherlock, sério. Mas ainda não tive a chance de acompanhar a série. Pretendo mudar isso esse ano sem falta. Adorei o post.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Assisto Elementary e sou completamente apaixonada por ela, acho que também vou amar essa <3

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que iria adorar se começasse a assistir essa serie. Eu já assisti aos dois filmes e fiquei apaixonada. É bom demais! Então acredito que essa serie seja mesma boa e deve ser muito bom ver cada episodio uma ventura diferente.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Adoro filmes do Sherlock! E estou adorando a série. Ainda estou na primeira temporada, mas sei que vem muita coisa boa por ai!
    Sou fã de séries e essa é imperdível!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O sotaque britânico é o mais lindo de todos <3
    Eu conheço o Sherlok mas eu tenho que admitir que nunca vi filme, ou série ou li livros dele. Eu sei, totalmente errada da minha parte kkk
    O elenco está realmente muito bom. Pretendo ver em breve!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro a historia de Sherlok e já tinha visto essa serie antes e ficado muito curiosa para assistir, mas como assisto varias serie, estava com problema de tempo para acompanhar uma nova serie, mas não sabia que a serie era tão curta, realmente é bem melhor assim pois acabam não enrolando com a historia e trazendo uma serie direta, com certeza irei assistir !!

    ResponderExcluir
  10. Gostei de saber que a série possui temporadas curtas, como estou com séries acumuladas e quero muito assistir essa, vai dar para encaixar..hhaha.. Gostei de como é a personalidade deste Sherlok e do autor que o interpreta. Gostei do vilão conquistar o telespectador, estes são os melhores. Ótima dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Não imaginei que essa série fosse tão curtinha. Eu ainda não comecei a assistir mas ela está na minha lista. Adoro séries que se passam na Londres antiga e ainda mais quando se relaciona com o belo Sherlock! Espero que o vilão me agrade também :D

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações