11 de fev de 2017


[Resenha] O Clube de Leitura de Jane Austen - Karen Joy Fowler

Ficha Técnica 

Título: O Clube de Leitura de Jane Austen
Título Original: The Jane Austen book club
Autor: Karen Joy Fowler
ISBN: 978-85-325-3047-9
Páginas: 319
Ano: 2017
Tradutor: Angela Pessôa
Editora: Rocco
O Clube de Leitura de Jane AustenCinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.

Resenha


Seis pessoas, seis meses, seis livros e vidas completamente diferentes. O Clube de Leitura de Jane Austen, de Karen Joy Fowler é um livro que se propõe a narrar a vida dos seis integrantes do clube sob a perspectiva dos livros de Austen. 

Cinco mulheres e um homem, durante seis meses, se reuniram para debater sobre os livros escritos por Jane Austen. Em cada mês um livro era escolhido e os encontros eram na casa de um participante. De março até agosto foram lidos Emma, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, A abadia de Northanger, Orgulho e Preconceito e Persuasão.

Jocelyn, Bernadette, Prudie, Sylvia, Allegra e Grigg são um grupo incomum. Tirando Jocelyn e Sylvia que são melhores amigas e Allegra que é filha de Sylvia, os outros componentes se conheceram por algum acaso da vida e decidiram se reunir para conversar sobre Jane Austen. Uma das histórias mais interessantes é a de Grigg, em minha opinião. Ter conhecimento da vida dele nos faz entender porque ele aceita estar em um clube de leitura de um gênero que ele normalmente não leria.

Dividido em seis capítulos - também tem prólogo e epílogo - O Clube de Leitura de Jane Austen nos mostra a vida de seis pessoas que estão passando, ou já passaram, por momentos difíceis, vínculos que se formaram (tanto amizade quanto romance), perdas e conflitos. Cada capítulo nos apresenta um livro de Jane e a história de um membro do clube. E é interessante perceber como cada livro escolhido para o debate acaba representando os momentos pelos quais aquela personagem está passando ou que já vivenciou. 

É importante ressaltar, que por conta dessa divisão em seis capítulos para acompanhar a quantidade de livros de Jane Austen, que os capítulos são mais longos e, a depender da história do membro do clube, se torna um pouco cansativo. Karen Joy Fowler teve todo um cuidado ao citar as obras de Austen, a Editora Rocco também teve a preocupação e cuidado de colocar as notas de rodapés seguindo as edições dos livros de Jane publicados aqui no Brasil. É um livro bom e gostoso de ler, mas que perde seu ritmo quando entra na reta final. Soube da adaptação cinematográfica que foi lançada em 2007 e, como ainda não assisti, vou conferir agora após a leitura.
O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido.
P. 96
Compare e Compre
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Ainda não li nada da Jane Austin. Gostei da premissa da obra, parece ser divertida, mas acho que ficaria meio perdida por não conhecer nenhuma obra da autora, já sabia da existência do filme antes do lançamento do livro, mas ainda não assisti também. Gostei muito da resenha, mas no momento não tenho interesse na leitura.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  2. Auri!
    A princípio tudo que se relaciona a Jane Austin é muito bom de se ler.
    Gostei da ideia da autora de colocar cada capítulo para discussão de um dos livros dela e relacioná-lo ao momento vivido de cada personagem, deve ser uma ótima analogia.
    Desejo um final de semana abençoado!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Que obra interessante!
    Nunca li nada a respeito de Jane Austin, mas tenho bastante curiosidade.
    O livro em questão parece ser uma leitura bacana.
    Espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Auri!
    Não dava muito bola para esse livro mesmo que vez ou outra sempre me deparasse com ele em um blog ou canal por aí, mas parando para conferir sua resenha aqui, ainda que o desfecho citado tenha sido um pouco vagaroso de ler e os capítulos sejam essencialmente longos, fiquei visivelmente interessada na leitura por ser, cada capítulo, uma história de um membro diferente, o que muito me deixou curiosa, principalmente, confesso, ao envolver o Grigg. Espero ler e gostar do enredo! Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Auri, falou Jane Austen é comigo mesmo! (hahaha)
    Eu sou apaixonada por tudo que envolve o mundo da Jane, e quero muito conferir esse livro. Achei a premissa da obra super divertida e acredito que eu vou gostar!
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Para quem é fã da Jane vai amar amar esse livro... Já tentei ler Orgulho e preconceito e ver o filme, mas acabei desistindo dos dois. Tenho um problema com clássicos rsrs

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa e a proposta do livro, infelizmente só li um livro da Jane Austen até agora que foi Emma, então, acho que vou ler todos os livros dela antes de ler esse para que eu entenda todas as referências.

    ResponderExcluir
  8. É incrível o peso que Jane Austen tem após décadas. Suas obras inspiram autores e outros livros que acabam levando seu nome aos títulos.
    Já vi adaptações cinematografica sobre seus livros, mas nunca li nenhum. "o clube de leitura de Jane Austen" parece ser uma forma bacana para, pessoas comoo eu, conhecer um pouco das obras dessa autora.

    ResponderExcluir
  9. Ai, que amor! <3 Adorei a premissa desse livro, ainda não li nenhum livro da Austen mas morro de vontade de tanto ouvir falar, depois que ler alguns livros dela posso pensar em ler esse pois deve ser muito interessante principalmente pra quem é fã da autora. Foi uma boa ideia da Karen!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações