18 de fev de 2017


[Resenha] O Pássaro Noturno - Alice Hoffman

Ficha Técnica

Título: O Pássaro Noturno
Título Original: Nightbird
Autor: Alice Hoffman
ISBN: 978-85-286-2079-5
Páginas: 176
Ano: 2016
Tradutor: Ludimila Hashimoto
Editora: Bertrand Brasil
Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos.

Resenha


Há muitos anos existe na cidade de Sidwell, um burburinho sobre um monstro que vive pelas redondezas, mas, poucas pessoas sabem que essa lenda começou por causa de um coração partido. Tal mistério nos leva até Twig, uma jovem menina que mora em Sidwell, mas que precisa ser o mais invisível possível. Isso se deve a um grande segredo que ela e sua mãe guardam a sete chaves, e que tem relação direta com as especulações da existência de um monstro.

Vivendo de uma forma solitária, sob as sombras dos outros e em constante silêncio para que praticamente ninguém lhe note, Twig colocará em risco o maior segredo de sua família – e de Sidwell também. Com a chegada das novas vizinhas – Julia e Agate – à cidade, Twig saberá pela primeira vez na vida como é ter uma amiga e a sensação de não ser invisível. Mas, sabendo que a delicada amizade poderá trazer sérios problemas, Twig precisará encontrar uma solução, antes que o tal monstro seja mais do que uma lenda, e venha devorar sua doce e nova liberdade.
Há boatos de que uma criatura misteriosa mora em nossa cidade. Algumas pessoas insistem que é um pássaro maior que uma águia. Outros dizem que é um dragão, ou um morcego enorme que parece uma pessoa. Esse ser, com certeza, humano, animal ou meio-termo, não existe em nenhum outro lugar deste mundo.
P. 07 
“O Pássaro Noturno” é uma obra infanto-juvenil deliciosa de se ler. Com uma história gostosa e intrigante, além de personagens carismáticos, a boa escrita da talentosa autora Alice Hoffman complementa e enriquece esse livro com ares de fábula, garantindo que as menos de 200 páginas sejam devoradas quase que instantaneamente.

A narração do livro fica a cargo da Twig, que é uma menininha muito inteligente, e que apesar das limitações sociais e dúvidas pessoais que sofre, se mostra bastante forte e decidida perante as dificuldades que lhe afligem. A amizade que nasce entre Twig e Julia é muito pura, e apesar da simplicidade, demonstra certo âmago, levando principalmente em conta a idade jovem de ambas. 
Era de se pensar que, após duzentos anos, uma maldição enfraqueceria e finalmente começaria a perder o efeito, como tinta num papel velho. Mas não era esse o caso.
P. 57 
A edição do livro é muito boa também. As páginas em tom creme são grossas, os inícios de capítulos são enfeitados com o desenho de uma pena – referência óbvia ao título da obra –, e além da belíssima e mágica arte de capa, contamos ainda com uma receita de torta de maçã cor-de-rosa ao final, prato que é especialidade da mãe de Twig, e uma dos grandes sucessos culinários da cidade de Sidwell.

Ao ler o livro, senti uma súbita vontade de reassistir “Da Magia à Sedução” (1998), filme com ares de Sessão da Tarde com as talentosas Sandra Bullock e Nicole Kidman no elenco, e que apesar de acreditar que poucas pessoas o conheçam ou até mesmo gostem dele, sempre me trouxe grande encanto por muitos motivos, dentre eles a temática de magia. Grande surpresa foi ao terminar o livro, e ler na orelha do mesmo, que Alice Hoffman, autora deste que vos resenho, é nada mais nada menos que a escritora do romance que inspirou “Da Magia à Sedução”. Bruxaria? Não tenho dúvidas.


Para os amantes de uma boa fantasia, “O Pássaro Noturno” é uma pedida agradável. Mesmo sendo voltado para um público mais jovem, fui fisgado completamente pela obra, e não posso deixar de indicá-la. Com certa poesia e beleza na narrativa, e um leve toque de mistério e magia no enredo, a obra de Hoffman foi um deleite de apreciar.

Compare e Compre
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Parece ser bem delicinha essa leitura mesmo.
    Adoro fantasias e fiquei super curiosa em relação a essa história.
    Parece ser um amorzinho essa amizade que nasce entre as duas, e toda a aventura.
    Gosto de histórias assim, mais relaxantes e espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de fantasia e fiquei bem curiosa com este livro por ele não ter enfoque em um amor romântico, mas sim na amizade, que é um dos tipos de amor mais puros que existem.
    Gostei bastante do enredo e quero conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura bastante leve, ótima para quem tá de ressaca literária, a capa é uma fofura adoraria ter ela na minha estante, com certeza vai para a minha lista de leituras <3

    ResponderExcluir
  4. Tácio!
    Acho os livros infantos juvenis uma delícia de serem lidos, sempre criativos, com bons personagens e aventura e aqui ainda com certo mistério.
    Já anotei a dica aqui e quero ler, além do que, o filme Da magia a sedução é u dos meus favoritos e já assisti várias vezes.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da premissa da obra, eu já assisti ao filme que você citou e também gosto dele, então com certeza irei gostar da leitura. Fiquei bem curiosa para descobrir mais sobre este monstro. Gostei muito da resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  6. Que tudo *_*
    Tenho paixão por tudo que envolva magia e ter uma grande amizade, maldição, só me deixou mais curiosa

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações